quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vá acompanhando - Obama confirma vinda ao País e diz que economia mundial mudou

Obama confirma vinda ao Brasil em março

Vá acompanhando - Obama confirma vinda ao País e diz que economia mundial mudou

Ressalta economias em expansão, como China e Índia - Não menciona a Rússia nem o Brasil


Por Marise Jalowitzki
26.janeiro.2011


Importante ir acompanhando o que acontece pelo mundo, pois são essas variáveis que moldam nosso futuro.


A atual política americana tem alguns ressentimentos em relação ao Brasil. A menção "O Cacarejo de Lula" (Veja link neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/wikileaks-o-cacarejo-de-lula.html ) foi a expressão irônica usada pelos EUA ao se referir ao que Lula dizia e o que realmente fazia em relação à preservação florestal-ambiental no Brasil. Todos lembram das ironias que o ex-presidente dirigia  a Obama (há um video, inclusive, onde ele declara: "O Obama não me deixa em paz! Vai sempre atrás de mim. Onde eu vou, ele vai atrás!") - e as declarações de "como é gostoso ver países que antes nos desdenhavam, agora estar em crise (mundial) - (veja link, também, neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/atencao-mundo-os-brasileiros-nao.html ). São imprudências - e as falas de Lula foram tantas neste sentido - que não se podem perpetuar. Creio que Dilma tem demonstrado uma maneira mais gentil, pelo menos até agora, de tratar os assuntos internacionais.


EUA continua sendo a maior economia do mundo - agora, taco-a-taco com China - e há todo um potencial industrial e bélico já construído. Também, um grande número de países desenvolvidos ou não, que os apóiam, seja por afinidade, seja por necessidade (premidos pelos empréstimos, financiamentos e subsídios).

No link mencionado ao final deste artigo, você poderá verificar a fala de Obama, um discurso onde foi aclamado e que bem demonstra a retomada da popularidade.


No discurso, Obama

- cita países emergentes, com economia crescente: Índia e China. Não cita o Brasil.

- menciona a decisão de cortar subsídios ao petróleo, que já está com resultados positivos que garantem sua sobrevivência, e apostar mais em energias limpas. Tal como China está fazendo. China, hoje, é a nação que mais investe em desenvolvimento e implantação de energias renováveis (ainda é o maior poluidor, taco-a-taco com EUA).

- mantém o altíssimo espírito competitivo que sempre caracterizou a nação americana, lembrando a histórica rivalidade EUA e Rússia (então URSS), na corrida espacial. Chama-se o momento atual de "Momento Sputnik")

- anuncia 5 anos de restrição de gastos (o que vai além de seu mandato).

- evoca as pequenas idéias que dão grandes resultados.

- lembra o avanço da tecnologia americana que encampou o salvamento dos mineiros do Chile (veja link neste blog: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/10/deus-abencoe-os-mineiros-do-chile.html)

- é ovacionado quando recorda que USA é uma grande nação, capaz de grandes feitos.


O presidente dos EUA, Barak Obama continua ressaltando a característica nacional do povo dos EUA que é a exaltação do patriotismo, o orgulho em ser norte-americano. Nós não temos isso no Brasil. Nem sabemos cantar o nosso Hino Nacional, nem o que ele quer dizer. Ouvimos o tempo todo que brasileiros estão inconformados, que querem sair do país, que aqui não temos oportunidades.

Obama bem ao Brasil em março. Dilma vai ao encontro BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) em abril.

2 comentários:

  1. Quem não se lembra da ida à China. de Lula e comitiva? Pois é. A idéia era que a China era um grande mercado, que nós estávamos salvos,pois iriamos vender nossos produtos para os chineses, e haja chinês.
    Estive a semana passada em Maceió e fui à feirinha de Pajuçara (bairro de Maceió). A feira vende objetos artesanais e típicos da região. Vi um chapéu muito bonito e colorido, de uma fibra, parecendo capim trançado. Comprei o chapéu e só em casa fui observar uma pequena etiqueta por dentro do chapéu. Ganha um doce quem advinhar o que está escrito na etiqueta.
    Como não vou esperar alguém responder, copio o que tem na etiqueta: Mizu Sol e Chuva Comércio Importação Ltda. /Made in China.
    E enquanto isso o Lula sai com 80% da aprovação dos brasileiro. Olho aberto gente. O chinês tem olho fechado e está dando de 10 a 0 no Brasil.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A economia anda neste viés. China mostra ao mundo que a saída está em oferecer produtos industrializados a custo cada vez mais baixo. Brasil teima em continuar sendo um exportador de matéria prima...para a China, que industrializa e vende pra nós... como sempre! Enviamos nossas riquezas a preço de vinténs e compramos os produtos industrializados a preço de reais. Quem ganha?
    Abraços, Amiga!

    ResponderExcluir