quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Atum - vai chegar o dia em que notícias assim serão filme de terror!


Atum - Mais um irmão-objeto em extinção



Atum Azul ou Atum rabilho é recorde  - Vai chegar o dia em que notícias assim serão filme de terror!


Por Marise Jalowitzki
06.janeiro.2011


Hoje fomos informados no caderno de economia de um Atum de 342 kg que foi vendido em Tokyo pelo valor recorde de 32,5 milhões de ienes R$ 659 mil.
O atum-rabilho, ou atum-azul é considerado o de melhor qualidade para fazer sushi - o prato mais consumido no Japão. O atum é uma das espécies em extinção.


As quase 3 centenas de comentários que a notícia recebeu por parte dos internautas, foram quase todas de gozação, de provocação, de xingamentos, como vem sendo, frequentemente, utilizado este espaço democrático de manifestação popular. Uma lástima. Ao invés de conscientização, apenas ironias e impropérios. É assim que a população brasileira exercita a sua cidadania. Os demais, perguntavam se atum era daquele tamanho mesmo, pois achavam que era do tamanho de uma sardinha. Pouquíssimos os que se manifestaram contrários à matança do animal em extinção.


Não quero, neste espaço, recriminar nem meus compatriotas, nem os japoneses e o seu consumo de atum, nem aos demais povos (incluindo o brasileiro), pelos seus consumos deste ou daquele animal, em especial. Até porque sei que a evolução - também a alimentar - se dá aos poucos, com o despertar individual para novos caminhos (no caso, cardápios).

Quero, isto sim, repudiar todo e qualquer consumo de bicho morto, de cadáveres expostos por horas e horas até serem ingeridos. Os animais são nossos irmãos e possuem o direito à vida assim como tanto, também, fazemos questão de preservar a nossa.


Dia virá em que cenas, fotos e notícias como estas serão filme de terror. Provavelmente não verei este momento acontecer.



Mas, vegetariana como sou, há mais de trinta anos, não tenho dúvidas de que o consumo de carne é violência desnecessária, apesar de que alguns, inclusive médicos despreparados, afirmar que a carne vermelha contem uma proteína que é essencial para a vida humana. O que é uma inverdade, segundo afirmações de fontes médicas isentas de comprometimentos com a pecuária. E, dizem outros, que os peixes possuem ômega 3, essencial para o organismo; só não explicam que o ômega 3 também está no grão-de-bico, algas, brócolis e tantos outros alimentos.



Podem malhar, podem ironizar, podem dizer o que quiserem. Sou vegetariana por convicção, por influência da tese de não-violência de Gandhi e, assim como eu, também minha família e milhares de pessoas espalhadas por este mundo, vamos muito bem, obrigado! Com saúde, disposição e vontade. 
Atum - animais tem direito à vida, assim como nós

Não à violência aos animais! Não à morte dos animais!
Fotos: AFP
----------------
Leia mais:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/09/irmaos-objetos-1.html

http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/05/carne-vermelha-e-emissao-toxica.html


Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

3 comentários:

  1. Belo post

    confesso que não sou vegetariano, mas hoje consumo menos carne que antes.

    talvez seja por falta de informação, tempo, preguiça (eu sei)

    Sou admirador de Gandhi, que com toda paciencia esperava os frutos cairem das arvores para comer.

    é uma bela causa...

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. End - Gracias pela contribuição ao post. Quando quiseres algumas dicas de como tornar a "outra" alimentação mais saborosa, contata. Há coisas TÃO simples que fazem a diferença, que é só tornar hábito. Nós somos produto de hábitos.

    Gandhi! Quantos exemplos.

    Eu colho frutos, não sou, nem de perto, parecida com ele, mas, faço a minha parte, do jeito como sinto que é naturalmente possível.

    Abraços e felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Olá Marise, estive pesquisando sobre a super-vaca e acabei achando seu blog. atualize sobre os dados atum rabilho... depois do desastre de Fukushima, também os atuns que desovam perto do Japão agora sofrerão contaminação da radiação de Fukushima e qualquer peixe pescado no Pacífico agora está ameaçado de mutação e até extinção. Agora há mais uma razão para evitarmos de comer peixe... e devemos exigir respostas do Japão sobre a caça de baleias pois recentemente (janeiro de 2014) eles mataram baleias mink dentro do santuário da Antártida.
    Voltando ao atum, na Califórnia, desde 2012 que o atum pescado nas águas californianas apresenta alto teor de radiação. Perdi o link que falava também de ursos polares no Alaska e leões marinhos com feridas e perda de pelagem, prole natimorta dos leões marinhos.... o caso de Fukushima é sério e pode alterar a vida no oceano Pacífico!

    ResponderExcluir