terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir

Direito à Vida

Suicídio - O que leva uma pessoa a desistir


Por Marise Jalowitzki
10.janeiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/01/suicidio-o-que-leva-uma-pessoa-desistir.html


O Direito à Vida é um bem inalienável. Não é ao caso que, neste mundo caótico, cresça a preocupação com os desesperados. No facebook, há poucas semanas, foi criado um serviço de amparo aos que pensam em desistir. Esta e outras ações representam um passo MUITO louvável de solidariedade e pode tornar-se efetivo na busca de mais respeito ao outro, mais tolerância, entendimento e compreensão


Muitas pessoas pensam - ou já pensaram - em se suicidar, como forma de "solucionar" seus problemas. O grau de desespero, NAQUELE INSTANTE, é tamanho que parece não haver outra saída. Por vezes é patológico, a pessoa já traz dentro de si um alto grau de desistência frente aos desafios que a vida impõe A TODOS, mesmo que em graus diferentes.


Há pessoas, sim, que fazem tempestade em copo d'água. Outras, nem um copo d'água (físico ou emocional) possuem em meio a tempestade. Coloco aqui o copo d'água como símbolo de amparo, aconchego e compreensão.


Ninguém pode saber exatamente o QUANTO o outro está sofrendo, qual o grau de angústia que carrega. O que pode parecer pequeno para alguém, não o é necessariamente para outro.


Nesta página de links, vou colocar alguns artigos atinentes ao tema. Sem intuito socorrista, sem pretender me colocar em um grau de compreensão qualquer. Apenas como ser humano. E dizer, para os desesperados: FORÇA, CORAGEM! ESTE INSTANTE TAMBÉM PASSA! Depois, parece que o nó afrouxa e as coisas continuam, com seus problemas, sim, mas parecem menores. 


E você está vivo!
-------

Leia mais em:



Medicamentos usados para tratar
Deficit de Atenção - TDAH -
podem acarretar depressão e ideias suicidas 


TDAH - Remédio pode desenvolver ideia suicida como efeito colateral

27.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/tdah-remedio-pode-desenvolver-ideia.html 






Zuckerberg, o criador do Facebook crê
poder ajudar os candidatos a suicidas
a partir de agora - Telegraph

Facebook inaugura serviço para prevenir suicídio - Índice é maior em época de Natal
13.dezembro.2011
Natal - Rua 25 de Março, em
São Paulo - Pessoas se
acotovelam na ânsia de comprar

Natal - Festa de Consumo e Angústias
Por Marise Jalowitzki e Miguel Arcanjo
07.dezembro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/12/natal-festa-de-consumo-e-angustias.html






Idoso - Monetarização do Idoso - Pixar
Para ver o short film da Pixar, clique o link no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=1m7dcbIKvlw

MONETARIZAÇÃO DO IDOSO - Natal Presença

Por Marise Jalowitzki
21.dezembro.2010
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/12/monetarizacao-do-idoso-natal-presenca.html


Natal e suicídios - Maior número
ocorre nesta data

NATAL E SUICÍDIOS  - Você sabia que o maior número de suicídios ocorre nesta data? 


Ajude a promover a Vida

Rio Grande do Sul lidera índice nacional de suicídios 
Por Marise Jalowitzki
07.dezembro.2010

VALORIZE A VIDA!
CURTA O QUE VOCÊ É!
VOCÊ É EXATAMENTE DO JEITO QUE DEVERIA SER!
ACEITE-SE!
ABRACE MUITO E VIVA FELIZ!

Grau de insatisfação e infelicidade
no trabalho está ligado ao número de suicídios





TRABALHO, SUICÍDIO E FELICIDADE





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 


6 comentários:

  1. o que leva uma pessoa a desistir é a falta de esperança... vc percorre, por anos a fio, atras de alcançar objetivos e falha! seus parentes e conhecidos te olham como fracassado... tudo concorre para que as coisas sejam ainda mais dificeis. é quando vc olha, friamente a situação e se pergunta: continuar pra quê? mais humilhações, solidão, sentimento de impotencia... Continuar pra quÊ?

    ResponderExcluir
  2. festas, confraternizações, alegrias, e vc sem ânimo nenhum... sem vontade de ver ninguém, musicas natalinas doem o coração... pessoas alegres e vc com o coração vazio. tantos planos de preparar a casa o coração para o natal e quando chega as vesperas, a casa está do mesmo jeito, o coração, vazio, a caixa postal vazia. o telefone não toca. ninguém liga. vc é um nada... ficar por aqui para quê? Que seus sonhos se realizem e que vc tenha prosperidade. Deus fala a todo instante palavras lindas de consolo, mas o coração não toca... só chora! as pessoas fracassadas cansam de tentar tanto...

    ResponderExcluir
  3. Aos dois queridos "Anônimos": Continuar pra que? orque amanhã será um novo dia! "Anos a fio para alcançar objetivos" de quem foram os objetivos? Seus mesmo? Ou foram "estabelecidos" pelos parentes, pelos afetos, pelos que lhe são caros? E, mesmo que você "Anônimo 1" acredite totalmente que os objetivos eram seus mesmo, o que VOCÊ QUERIA SER, se não deu certo, é porque O CERTO será andar por outras estradas ou atalhos!! As coisas não correm, muitas e muitas vezes, do jeito que pensamos, sonhamos e nos preparamos. Mas, SEMPRE, há um novo caminho, ainda não conhecido, caminho DO BEM, esperando ser percorrido!!! SE FAMÍLIA te olha "atravessado", ELES precisam rever seus conceitos de fracasso e sucesso. ESTAR JUNTOS já é um SUCESSO e uma VITÓRIA! Se ELES ainda não entenderam isso, que o afeto, a força de um abraço, um copo de água compartilhado, quando TANTOS no mundo não tem sequer isso, já é um super brinde e uma super festa!!!

    Humilhações? MUDE de cenário! Tente ficar um pouco com a sua própria e linda companhia!! Natal acabou virando uma festa de comércio e de cobrança. Não vale a pena sofrer pelo Natal, não! Nem nunca!!! Outro dia ainda estive ouvindo uma canção do Guilherme Arantes: "Afinal, a gente sofre de teimoso quando esquece do prazer!" Alguns teimam a vida inteira em tentar satisfazer as expectativas DOS OUTROS. Vida é muito mais simples!!! Ventinho suave, brisa, anoitecer, amanhecer, sons da natureza. Anjo da Guarda! Beijos procê!!! Continue que AQUI mesmo, na Terra, tem muita coisa linda para desfrutar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que posso responder por eles porque me indentifico muito com oque eles escreveram, eles continuam porque assim como eu tem muito medo de morrer, e vivem uma vida miserável como se fosse uma mera obrigação, e ninguém pensa em se matar porque coisas estão ruins de 2 semana pra cá, querem se matar porque as coisa estão sempre ruins, não importa o quanto você se esforce, passam-se 10, 15 anos e tudo continua igual.

      Excluir
    2. com minhas 6 décadas de vida, querido Anônimo, também tive passagens em minha vida em que quis morrer. Duas vezes tentei suicídio mas, DIGO COM TODAS AS LETRAS, GRAÇAS A DEUS não deu certo!!! Ninguém vive em um mundo de maravilhas, há muitas pessoas e linhas espiritualistas que dizem que este é um planeta de provas e expiação, não de alegrias continuadas. O QUE APRENDI: a dar valor às pequenas coisas, a agradecer pelo que tenho; aprendi a descobrir que, às vezes, uma ação sutil, mesmo de quem passa pela nossa vida rapidamente, ou do voo de uma ave, que solta um canto perto de nós, de um gato de alguém que deita em nosso colo, uma semente que se esforça em nascer e, mesmo numa planta fraquinha, nos dá um único tomatinho cereja.... tantas coisas!!! A gente aprendeu a esperar coisas MUITO boas de determinadas pessoas (que nem sempre conseguem nos dar) e a ser como as pessoas querem que a gente seja (mesmo que elas próprias não saibam ser como querem nos impor). Enfim, hoje posso dizer que vale a pena, sim, a experiência de estar vivo(a). Sem me arvorar o juízo de ser alguém "safo", que "manja tudo", deixo à disposição um livreto que escrevi, que se chama "Perdendo o Medo, Ganhando Motivação!" - e tem também um outro que leva como título "Lidando com o Vampirismo em nossas relações interpessoais" - dei o nome de "vampirismo" para aquelas situações onde as pessoas (ou ambientes) em que estamos, nos retiram as forças a ponto de nos deixar sem energia e sem vontade de viver. E dicas de COMO FAZER para mudar isso em nossas vidas, não nas deles. Se quiser, entra em contato via e-mail marisej@terra.com.br que te envio. FORÇA, AMIG@ E BOLA PRA FRENTE!!!! Muitos beijos e desejos de bem aventurança!!!

      Excluir
  4. ... e a casa dá para arrumar outro dia, viu? Anjo da Guarda e o ANIVERSARIANTE não ligam para casa arrumada, nem para lembranças. Eles querem saber DE VOCÊ, tranquilo, sereno, de bem consigo mesmo. Ou, no máximo, nostálgico e reverente.Pode ir dormir mais cedo, para acordar cedinho também e vivenciar a beleza de uma manhã silenciosa e plena de luz!!! Um prato com aveia e o sol na pele (pegando vitamina D) dão um ânimo danado!!! Experimente! Tenham a certeza, Dois "Anônimos", que em quase 6 décadas já deu muito choro e sorriso em minha vida!!! Somos todos fases! Desistir, nunca! Aquietar-se por vezes, sorrir sempre que dá!!! Bola pra frente!!!

    ResponderExcluir