quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Governos, são VOCÊS que precisam pagar pela tragédia no RIO! Sistema meteorológico poderia ter alertado sobre chuvas no Rio! E agora?




Tragédia no RIO - Governos precisam ser responsabilizados! Qual o preço da dor da perda de um ente querido?
 
Governos, são VOCÊS que precisam pagar pela tragédia no RIO! Vocês tinham os equipamentos que anunciam as mudanças climáticas e não fizeram funcionar!



20.janeiro.2011

Gente! O aparelho medidor já existe desde 2005! Já existe o Sistema meteorológico que poderia ter previsto a chuva que causou a tragédia no Rio de Janeiro! Desde 2005, quando foi adquirido por 550 mil reais!


Mesmo estando instalado e funcionando, as informações captadas NÃO CHEGARAM A NENHUM ÓRGÃO, pois os "poderes" não se entenderam. Dá para acreditar nisso?

Ninguém quis ficar com a responsabilidade, pois a administração gera um ônus de 900 mil reais /mês.No jogo de empurra-empurra entre prefeitura, estado e governo federal, os anos passaram e o que menos importa é quantos morrem! Quantos perdem tudo! Quantos tem forças para recomeçar! 

E agora? Vai ficar por isso?


Agora, uma semana depois da tragédia que deixou mais de 750 mortos e mais de 300 desaparecidos, o Laboratório Nacional de Computação Científica, a prefeitura de Petrópolis e o governo do estado prometem retomar as negociações para concluir o sistema.
As estações meteorológicas são equipadas com instrumentos que medem umidade do ar, velocidade dos ventos, quantidade de chuvas e até o nível dos rios. Elas são capazes de informar a mudança no clima, o que permite avisar a população para que deixe o local, evitando tanta dor e sofrimento! 


"Foi uma catástrofe jamais vista no país. Mesmo assim, não deveria pegar a população tão desprevenida. Dezenove estações meteorológicas estão espalhadas por Petrópolis, um dos municípios afetados pela tragédia."Como pode haver tamanho descaso e irresponsabilidade?

Marise Jalowitzki
Escritora e consultora organizacional
Porto Alegre - RS - Brasil

---------------
Mais artigos sobre os temas Enchentes, Inundações, Deslizamentos e Responsabilidades dos Governos, neste blog:



http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/dizer-que-o-problema-das-enchentes-e.html

http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/tragedia-no-rio-o-cristo-redentor-esta.html


Depois do leite derramado... - Projeto dos senadores Lindberg e Crivella - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/depois-do-leite-derramado-lindberg.html



-------------
Link relacionado:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/sistema-meteorologico-poderia-ter-alertado-sobre-chuvas-no-rio.html












2 comentários:

  1. Prezada Marise,

    ...Muita tristeza por saber de tais notícias, e parabéns pelas denúncias feitas no blog VERDE-POLÍTICO...Sobretudo, vamos dar continuidade às pressões sensatas ,que alavacam de fato boas ações educativas-estratégicas...para solucionarmos os problemas enraizados em nosso BRASI...Sensibilizando por meio da educação ambiental(na escola/empresa/ou quaisquer espaço de convivência socioambiental...)
    Não podemos mais cruzar os braços...
    Proponho à você montar uma REDE DE EDUCADORES NA INTERNET(a qual possa acontecer durante o ano...(DESAFIO VERDE!!!)
    Você me pergunta como??
    Digo: Com todas às suas forças verdes junto aos seus amigos verdes, acredito que possa articular contatos/assinaturas...e outros que pressionem os governantes de forma organizada(não utilizando somente o MOVIMENTO MARINA SILVA...mas, outras...mobilizando TRABALHOS QUE DIGÃO NÃO AO DESCASO URBANO NO RIO/SÃO PAULO/MINAS GERAIS...os quais provideciem MORADIAS DIGNAS ANTES DOS ACONTECIMENTOS E TRAGÉDIAS...)
    Pense, e veja o que é possível!!!
    Você tem o meu apoio verde!!!!
    Abraços ecológicos!/Luciana Ribeiro de BRASÍLIA.

    ResponderExcluir
  2. Querida Luciana! Como talvez estejas acompanhando, o site MMS parece estar se desativando, pelo menos no que diz respeito aos primeiros propósitos. Mais ou menos esperado.
    Com relação á idéia que deste, ela é fantástica, só que teremos de ver alguém outropara moderar e gerenciar.
    Vamos pensando!
    Tenho muitas idéias voltadas para a educação. É a minha formação-base.
    Abraços e feliz domingo!

    ResponderExcluir