O cidadão Manuel Oliveira clama para poder enterrar seus 3 filhos, mortos na Tragédia do Rio. Há 5 dias os corpos estão expostos! Dor que não para de crescer! |
Governo anuncia criação de centro nacional de prevenção de desastres
Jornal da Globo
http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/governo-anuncia-criacao-de-centro-nacional-de-prevencao-de-desastres/1413148/#/Edições/20110117/page/1 (página já retirada da web)
QUATRO ANOS é muito tempo! Centro Nacional de Prevenção de Desastres
Por Marise Jalowitzki
Por Marise Jalowitzki
18.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/centro-nacional-de-prevencao-de.html
O governo anunciou nesta segunda-feira (17.janeiro 2011) que vai criar um Centro Nacional de Prevenção de Desastres, mapear todas as ocorrências graves de chuvas nos últimos 20 anos e reformular o sistema de alerta em áreas de risco. Em quatro anos! MUITO TEMPO!
Sistema de alerta.
Sistema de alerta.
Em Areal um carro com alto-falante impediu que uma população inteira fosse devastada. Um simples carro, com uma gravação transmitida por um alto-falante, circulando pelas ruas e transmitindo o alerta máximo, foi o suficiente para que as pessoas tivessem tempo (às pressas) de se deslocar e sair da zona de risco antes que o rio inundasse tudo.
Responsabilidade, vontade de fazer, não hesitar em tomar decisões simples e efetivas, trazem resultados imediatos e produtivos. O prefeito utilizou um instrumento simples e barato e RESOLVEU A QUESTÃO da sobrevivência!
A questão não é só abandonar e abandonar o local! É RETIRAR E REALOCAR em local digno!!
Um passo a frente é muito pouco! Quatro anos é muito tempo! Pedimos urgência urgentíssima para a criação do Centro Nacional de Prevenção de Desastres! Pelo menos, removam e realoquem com dignidade aqueles que já, reconhecidamente, estão nas áreas de risco.
Quatro anos é MUITO tempo! Justamente o tempo de mandato da presidenta!
Qual a parte que já estará funcionando em um ano?
Quais as etapas de implementação?
Sim, pois
- se, para retirar as vítimas vivas, levam-se 3, 4 dias e o processo ainda está em andamento;
- se, para enterrar mortos já reconhecidos o povo ainda está a clamar, o que esperar de um programa anunciado para ser efetivado em até 4 anos?
O que falta para que tudo ande mais rápido?
Precisamos de explicações! Não queremos mais justificativas!
PRECISAMOS ação efetiva!
Marise Jalowitzki
Escritora e consultora organizacional
Porto Alegre - RS - Brasil
----------------------
Tragédia no Rio - desconsolado, sem poder enterrar os fihos, o pai chora a dor da perda! Governos, vocês se comovem? A responsabilidade é de vocês! |
Eu ouvi este comentário ontem do Ministro, quatro anos, É UMA VERGONHA, com tanto sofrimento, ainda parecem que fazem pouco caso, é inconcebível ver e ouvir tudo isto. Meu Deus, aonde vamos parar. Até quando eleitor, até quando Brasil. INDIGNADÍSSIMO...!
ResponderExcluirMarise querida,
ResponderExcluirNão dá mesmo!
Não poderemos aceitar mais o descaso
dos governantes, e não deveremos aceitar pssivamente a falta de políticas públicas no Brasil.
Enquanto isso, veja na outra parte do país:
não consegui copiar o link, nem enviar-lhe
e-mail, mas procure pelo blog de Sandra Carvalho, e veja o que acontece com os Índios Xavantes em Campinápolis, Mato Grosso.
Leia também dois artigos do Dr. Gabriel Novis:
Autoridades e Liberdade,
Abraços, querida,
Eliana Crivellari-Lili-Belo Horizonte
Marise querida,
ResponderExcluirVisite o site que vou-lhe deixar,
na sessão Curto e Grosso, de ontem, dia dia 18 de janeiro, terça-feira)
(aproveite
e veja o de hoje e o de todos os dias).
Tudo por lá lhe interesserá:
www.supersite.good.com
Só assim, unindo ponta a ponta do país,
poderemos reverter o atual descalabro
no cenário da política nacional.
Veja o caso Amaggi, no site que lhe indiquei.
Muito interessante!
Você lerá!!!
Depois conversaremos mais.
Beijos,querida,
Eliana Crivellari-Lili-Belo Horizonte
Marise,
ResponderExcluirEu novamente, para corrigir o nome do
site que lhe indiquei acima:
www.supersitegood.com
Abraços,
Eliana Crivellari-Lili-Belo Horizonte
Marise, li ontem no seu blog sobre a criação desse Centro Nacional de Prevenção de Desastres. Sinceramente, não gostei. Acho que estamos empurrando novamente com a barriga. A Presidência da República dispõe de uma Secretaria de Gestão Institucional e de um Gabinete de Segurança Institucional, cujo chefe é o Coronel José Elito que dirigiu a Força Brasileira do Brasil no Haiti.
ResponderExcluirNo meu entender esses órgãos do Governo poderiam encampar esse trabalho de segurança contra catástrofes. O tempo que se leva para montar um Centro não deveria influir no processo, pois temos que trabalhar com urgência.
Infelizmente, com tudo isso que aconteceu parece que a ficha ainda não caiu para a Presidente Dilma e também talveaz não tenha caído para muitas pessoas no Brasil.
Existe um livro chamado "A marcha da insensatez", esse livro mostra como mesmo com muitas evidências, as pessoas demoram a mudar o seu comportamento.
Eu estou chocada com essa resposta ao incidente de tão grandes proporções havido.
Um abraço
Querida Ana!
ResponderExcluirGrata pelo comentário, preciso como sempre!
Sinceramente? Não acredito que "não tenha caído a ficha". ELES TEM OUTRA CABEÇA! ELES PENSAM EM OUTRAS COISAS! SEUS INTERESSES SÃO OUTROS! Oito anos de Lula e os desmoronamentos aconteceram também! Estou publicando um tema terrível, que assisti hoje/ontem: as palafitas de mangues-esgoto de Santos! Quem no mundo, com um pouco de compaixão no coração, e tendo o poder nas mãos, deixa situações assim se cristalizarem?
Demonização, só posso chamar assim!
Dilma saiu da "visita oficial" - aliás, para que verificar "in loco" o sofrimento do povo? Não sabem? Não conhecem? Ela saiu da visita e, na primeira reunião ministerial, o clima foi de alegria, quase euforia! Nós seríamos incapazes de rir tão livremente sabendo que há tanto flagelo nacional no ar. ELES, NÃO!
Abraços, Amiga!
Querido Aglais!
ResponderExcluirSolidarizo-me na INDIGNAÇÃO!
Quem são os PARLAMENTARES que estão se levantando CONTRA ESTE ESTADO A-B-S-U-R-D-O de coisas? Não escuto nada, nenhuma manifestação popular! O povo se satisfaz levando donativos. Hoje uma senhora idosa, com o filho no carro, declarou, entusiasmada:
- Poderia passar os dias aqui, só distribuindo coisas! Me sinto muito feliz em poder ajudar!
Não que não seja preciso, no momento. É grave e urgente! Sede não espera! Fome não espera! Desespero, também, não! Mas, continuamos fazendo o jogo dos políticos. Ajudar os pobres, que NÃO PRECISARIAM estar passando por tudo o que passam, PERIODICAMENTE!
Enquanto isso, eles, os políticos, gastam o que nós pagamos em impostos, nós alimentamos os que eles deixam flagelaR!!!
Lili Querida! Vou, sim, visitar o site!
ResponderExcluirHá tanto por fazer!
E quando o coração está cheio, a boca fala! As mãos escrevem!!!
beijos