sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Davos - De conversa em conversa, sai alguma coisa de efetivo? - Líderes pedem crescimento econômico sustentável

Ban em Davos pede crescimento econômico sustentável

De conversa em conversa, sai alguma coisa de efetivo? - DAVOS fala sobre questão ambiental


Por Marise Jalowitzki
28.janeiro.2011


As décadas se sucedem, os encontros mundiais também, e parece que estamos sempre nos mesmos patamares: Falar, comentar, denunciar. Concordar, acordar, assinar. Não cumprir. Se reunir de novo. Falar, comentar, denunciar....


Estão reunidos, novamente, em Davos, os líderes mundiais, para discutir os avanços econômicos do, e para o, mundo.


Entre outros líderes, ocupou a tribuna, novamente, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, enfatizando que "o atual modelo de crescimento econômico, baseado no consumo e sem levar em conta as consequências ambientais, não pode ser mantido, pois vai contra a sobrevivência do planeta".


"O modelo atual é um suicídio coletivo. Precisamos de uma revolução no pensamento e na ação", advertiu Ban. "Os recursos naturais são cada vez mais escassos. A mudança climática nos mostra que o modelo antigo é mais que obsoleto. Além dos recursos básicos para a sobrevivência, como a água e os alimentos, outro recurso está se esgotando, que é o tempo, o tempo para fazer frente à mudança climática". - acrescentou o responsável da ONU.

Sabemos que trabalhar em prol da sustentabilidade (desenvolvimento + preservação) só será possível com os Estados Unidos e China.


Esta questão, criada por nós mesmos, os humanos pseudo-desenvolvidos, se tornou, segundo alguns "uma luta contra a mudança climática e o aquecimento do planeta ". Luta? Pode ser, face as condições atuais, mas, não esqueçamos que quem iniciou esta luta fomos nós mesmos e é uma luta contra nossos próprios péssimos hábitos. Ou seja: reação química é vingança? Claro que não!

China - emissão de gases tóxicos em usinas de carvão

Atiramos em nosso próprio pé e agora queremos culpar o pé por estar machucado? A Terra não está se vingando! A Terra está reagindo, naturalmente, após ter absorvido, por décadas e décadas, um sem fim de agressões inomináveis.



Japão - erupção vulcânica
 Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil
----------
Link relacionado:
Davos - Para quem pedir conscientização e ação? Certo está Bill Gates! - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/quem-pedir-certo-esta-bill-gates.html
---------

Nenhum comentário:

Postar um comentário