quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quilombola: Eu Tenho sede agora!! Ministra da Igualdade Racial: Vou ver isto em Março! - Seca no RS

Quilombolas de São Lourenço do Sul - Ninguém tira este lindo sorriso do rosto!

Quilombola: Eu Tenho sede agora! Ministra da Igualdade Racial: Vou ver isto em Março!


Por Marise Jalowitzki
20.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/quilombola-eu-tenho-sede-agora-ministra.html



Há coisas I-N-A-D-M-I-S-S-Í-V-E-I-S de se ouvir e conviver!

Prefeitos do RS, dos municípios que já decretaram calamidade pública devido à seca, estão desde ontem em Brasília. Uma das petições diz respeito aos quilombolas. Há falta de água potável e, mesmo quando os caminhões pipas chegam para abastecer a população, as comunidades quilombolas não tem onde armazenar a água recebida.

Os prefeitos, durante a visita, solicitaram providências urgentes para a Ministra de Igualdade Racial (da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Luiza Helena de Bairros. Queriam receber verbas para aquisição de tanques-reservatórios. A resposta foi:
- Vou ver isto em Março!

Ou seja, é verão! Toma-se água várias vezes por dia mas, o assunto vai ficar para ser visto em março!

Descaso!
Descaso dos governos federal, estadual e municipal. Sim, pois esta situação não é de agora! Não é a primeira vez que este problema aparece! Os quilombolas sofrem há décadas com a falta de abastecimento de água! Muitos armazenam água da chuva em pequenos baldes ou panelas e se esforçam para dominar a sede!

Por vezes, a pergunta que fica é: Será, efetivamente, "vontade de resolver" o problema que move os governantes em suas viajens até Brasília, ou apenas levam "um tema" para justificar o tour?

Dali, os prefeitos foram para outros ministérios, sempre com o chapeuzinho na mão, quase sempre sem ter um projeto, pedindo e pedindo!... Triste peregrinação. Agora, esperança renovada, pois, após decênios, estamos novamente alinhados com governo estadual e federal de mesmo partido político.
Com certeza, já que neste país importa mais de que partido é o governo, do que quais problemas sociais são mais urgentes, com certeza, algumas verbas serão liberadas.

Para onde irão as verbas, quando obtidas?
Sim, pois as verbas para erradicação da dengue, em ano anterior, em Panambi, viraram construção (disseram que seria para uma escola).

 Agora em 2011, quando foi liberada a verba para auxiliar os municípios que sofrem com as secas e que declararam calamidade pública,  a mensagem do governo federal foi clara: O dinheiro está disponível, mas só será liberado quando for apresentado um projeto de aplicação, em cada município!

Quem tinha um projeto elaborado?

Ou seja, nada é urgente! Aí, deixam-se passar alguns meses, o monocultor aceita um refinanciamento de sua dívida para com os bancos, a nova estação chega, enchendo-o de renovada esperança no amanhã, e os cofres públicos engordam, sem que ninguém audite ou reclame as providências anteriormente alegadas!

Marise Jalowitzki
Escritora e consultora organizacional
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil

 
Quilombo - reduto histórico em Uruguaiana - RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário