quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tragédia no RIO - Vão querer culpar de novo a Mãe Natureza? O Cristo Redentor está de braços abertos, perguntando: E aí, governos, vão ou não vão fazer a sua parte?


Tragédia no Rio - Os braços abertos do Redentor parecem perguntar: E aí, governos, vão ou não vão fazer a sua parte?

 Vão querer de novo culpar a Mãe Natureza?

Por Marise Jalowitzki
13.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/tragedia-no-rio-o-cristo-redentor-esta.html


A tragédia que assola o Rio de Janeiro não pegou apenas os moradores de favelas. Também os mais providos foram atingidos. Como em Angra. Será que, agora, as autoridades irão, finalmente, tomar pé da situação? Sim, pois os altíssimos impostos pagos são revertidos em que?


Tentar culpar a Mãe Natureza, como querem alguns, "empurrando" explicações que evidenciam apenas os efeitos sísmicos como os responsáveis pelo quadro, sempre foi bastante cômodo. Mas, não cola mais!


As causas principais para tantas enchentes, inundações, deslizamentos e soterramentos são:
- urbanização descontrolada e
- alta concentração de população em determinados locais (e tudo que isto acarreta - lixo, esgoto, falta de saneamento, etc.)


O aquecimento global aumenta, sim, o índice de chuvas torrenciais. Só que isso já vem sendo anunciado desde 1970!!!
Quais as providências tomadas para melhor captação das águas das chuvas? Quais os reservatórios que foram construídos?
Onde estão os grandes tanques que redirecionam as águas?


Nas imagens trazidas, no caso específico do Rio de Janeiro, pudemos constatar o diâmetro diminuto dos canos de escoamento. Alguém viu canos do tamanho dos que conduzem o gás nos gasodutos?


Porque para o petróleo há condições de investir e para a água, não? O que é mais vital? A vida das pessoas ou o lucro de alguns?


No caso da urbanização descontrolada e da alta concentração de população em determinados locais, quem responde pelo planejamento, acompanhamento e controle dos processos? Os órgãos públicos. Os governos. A quem responsabilizar, portanto? Aos ilustres legisladores.


Tragédia no Rio - Desmoronamentos constantes semeiam sofrimento
 A falta de atuação do poder público é que permite que terrenos irregulares, sem condições de receber construções, sejam ocupados. E não estamos falando apenas de favelas, não. Há 15, 20, 30 anos, semana após semana, a revista Superinteressante denunciava as mansões que estavam sendo construídas perto do Atlântico, sem que houvesse nenhuma fiscalização. Após TUDO estar construído, as autoridades declaravam-se impotentes para "destruir tudo aquilo" e passavam apenas a receber os impostos.


Tragédia no Rio - Novamente o povo se solidariza em auxílio às vítimas


É triste, comovedor, ver os humildes chorando e agradecendo a Deus por um ente querido ter sobrevivido, em meio a muitas outras mortes. É tocante ver um avô, que perdeu a todos, chorar e agradecer a Deus por ter mantido a vida de um netinho. Outro, que viu todos serem soterrados, declara que "é difícil falar em meio a tanto sofrimento mas, se Deus quis assim!..."


Sem querer entrar em nenhum mérito sobre a fé das pessoas, que é o que faz se levantar e ter forças para seguir adiante, declaro: A nossa consciência só pode estar descansada quando as coisas acontecerem a nosso redor e todos terem a certeza de TER FEITO A SUA PARTE!

Quando os governantes não fazem a sua parte, não podem ter a consciência tranquila e, muito menos, querer culpar a Mãe Natureza.


Alguém pode dizer para que servem as "visitas oficiais" que os governantes fazem aos locais devastados? Não os vejo com luvas para auxiliar, estão todos vestidinhos e limpos. Então, para que? Deixem o povo chorar suas desgraças e recolham-se para projetar ações efetivas! A devastidão todos conhecem. Em que a presença das autoridades pode auxiliar?



Que os braços do Redentor continuem estendidos, abençoando seu povo. Seu braços estendidos parecem conclamar: E aí, governos, vão ou não vão fazer a sua parte? 
 

Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
Porto Alegre-RS-Brasil

------------------

Links relacionados ao tema, neste blog:
 
Governos, são VOCÊS que precisam pagar pela tragédia no RIO! Sistema meteorológico poderia ter alertado sobre chuvas no Rio! E agora? http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/sistema-meteorologico-que-poderia-ter.html

Associação orienta vítimas de enchentes a pedir indenização
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/associacao-orienta-vitimas-de-enchentes.html

Exploração da Dor e Irresponsabilidade - Óh!...A lágrima caiu!http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/tragedia-no-rio-exploracao-da-dor-e.html

Especialista com mais de 30 anos de pesquisas em catástrofes, inundações, enchentes e secas, opina
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/dizer-que-o-problema-das-enchentes-e.html

Arrecadação - Postos de doação e conta bancária
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/postos-de-doacao-e-conta-bancaria.html

O Cristo Redentor parece perguntar: E aí, Governos, vão ou não vão fazer a sua parte? 
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/tragedia-no-rio-o-cristo-redentor-esta.html

Quatro anos é muito tempo! - Programa de Prevenção a enchentes
 http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/centro-nacional-de-prevencao-de.html

Depois do leite derramado... - Projeto dos senadores Lindberg e Crivella
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/depois-do-leite-derramado-lindberg.html

 

Pesquisador: tragédia no Rio é social
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/pesquisador-tragedia-no-rio-e-social.html

E mais: confira na barra lateral (Tragédia no Rio)
---------

Um comentário:

  1. Pela pertinência, transcrevo:

    Gildo escreveu:
    14/01/2011 01:05 - GILDO OLIVEIRA

    Ola Marise, só poderia ser uma gaucha para tão belo texto. Triste, revoltante no conteudo, mas belo na intenção. Hoje vi a entrevistadora da TV Globo com a cara patética fazendo perguntas, mórbidas até e isso me revoltou tanto, que independente do fato acontecido tive que escrever sobre o que estamos suportando em matéria de desumanidade da midia, em busca da exploração sensacionalista. Estamos na mesma capa e te convido a ler meu protesto. Não pode ser mais admissivel esse tipo de manchete esplorativa da dor e da desgraça alheia. Quanto aos governantes é exatamente como narras, saem sempre com as mãos e as roupas limpas; mas e a consciência, em ? Um beijo em tua alma e vamos rezar juntos pelos que ficaram sofrendo.

    Para o texto: Tragédia no Rio - Os braços abertos do Redentor parecem perguntar: E aí, governos, vão ou não vão fazer a sua parte?

    ResponderExcluir