terça-feira, 11 de janeiro de 2011

China descobre como reutilizar material radioativo


China- Reutilização de material radioativo é um grande avanço

China descobre como reutilizar material radioativo

Por Marise Jalowitzki
11.janeiro.2011
http://t.co/2mvsoXI

A China anunciou em 03 de janeiro 2011 a descoberta de uma tecnologia que traz uma solução potencial para os materiais radioativos: o reprocessamento de combustível nuclear, o que se caracteriza em um significativo avanço em prol do desaquecimento do planeta, além de aumentar o potencial energético do país. 


A tecnologia, voltada para a extração do carvão, não separa os chineses de todo o investimento em energias renováveis, programa anunciado em setembro do ano passado e já colocado em prática, em larga escala.

A China está prestes a obter a sua independência energética. No caso do carvão, a tecnologia foi desenvolvida pela estatal "China National Nuclear Corp" e reutiliza o combustível nuclear irradiado, segundo informações da TV chinesa  CCTV (China Central Television) em 03 de janeiro 2011. Localizado no deserto de Gobi, o centro tecnológico responsável será capaz de aumentar a taxa de utilização de urânio em usinas nucleares em 60 dobras.

China - poluição gerada pelo carvão
ainda é a maior do mundo


 "As reservas naturais de Urânio na China tem duração prevista entre 50 e 70 anos, mas a boa notícia é que com a nova tecnologia, os recursos existentes de urânio detectados, podem ser utilizados por prazo em torno de  3.000 anos", disse o relatório CCTV.

Trata-se de um enorme passo para o país que mais está investindo em energias alternativas limpas e sustentáveis no planeta.

China - desastres em minas de carvão
causam milhares de mortes anualmente

China ainda detém o recorde em poluição, devido, principalmente, à expressiva exploração das minas de carvão, que representam 70% das fontes de energia do país. A extração do carvão, além de ser extremamente poluidora, também é responsável pela morte de milhares de trabalhores em todo o país.

A China está consciente da necessidade urgente de mudar a maneira de fazer funcionar as coisas e está investindo pesado nisso.

Esta, sem dúvida, é uma notícia que carece de maiores detalhamentos, a fim de se conhecer mais sobre todas as etapas desse reaproveitamento.

Marise Jalowitzki
Escritora
compromissoconsciente@gmail.com
www.compromissoconsciente.blogspot.com
Porto Alegre - RS - Brasil
-----------
Fonte:
Al Jazeera
----------

China - O gigante asiático é o maior poluidor planetário e, também, o país que mais investe em tecnologias limpas. Metas ambiciosas até 2020 já estão mostrando resultados expressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário