sábado, 29 de janeiro de 2011

Dilma: Vou me esforçar para introduzir um esforço muito grande em todos os sentidos". - Alguém explica?

Presidência da República se encontra com Governador do RS

Dilma: "Vou me esforçar para introduzir um esforço muito grande em todos os sentidos". - Alguém explica?


Por Marise Jalowitzki
28.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/dilma-vou-me-esforcar-para-introduzir.html
 
Aconteceu hoje a primeira reunião oficial da presidência da república e o governador do RS, ambos do PT.
Ao confirmar a instalação de escritório político em Porto Alegre e Belo Horizonte.
 
Como em nosso país as alianças partidárias sempre falaram mais alto do que os interesses do povo e suas necessidades de desenvolvimento (isto é histórico), a bem da verdade, não pode ser descartada a possibilidade de, a partir de agora, alguns estados receberem mais atenção e cuidados efetivos para resolver problemas antigos. Deve ter sido isto que a presidente Dilma quis dizer quando declarou:  "Vou me esforçar para introduzir um esforço muito grande em todos os sentidos". Caso alguém souber de outro significado, por favor, envie.
A frase foi promulgada em uma reunião com o Governador do RS, Tarso Genro, nesta data (28.janeiro.2011) no Palácio Piratini, em Porto Alegre - RS e fez referência a uma "parceria republicana" (?), uma atuação mais efetiva entre Governo Federal e Estadual, no caso, o Rio Grande do Sul. Estava presente, além de outras autoridades, também o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Quais são os estados que poderão ser mais beneficiados

A presidente declarou que o governo federal possui uma "parceria excepcional" com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e citou ainda os governadores reeleitos do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o atual, Antonio Anastasia (PSDB).

Vamos ver como será a atuação desses governadores, utilizando o lado positivo da parceria aludida com o governo federal, para erradicar problemas crassos em seus estados: enchentes, secas, deslizamentos, miséria e falta de moradia. Além dos clássicos e cristalizados: saúde, educação, saneamento básico e transportes.

O governo gaúcho entregou à presidente um documento técnico no qual informa três linhas de prioridades:
- quais as obras do PAC no Estado considera prioritárias;
- apoio para suas articulações com investimentos já feitos no Estado e colaboração para impulsionar as indústrias em direção ao polo naval da cidade de Rio Grande e, ainda,
- apoio para as duas cartas consultas ancaminhadas, respectivamente, ao Banco Mundial e ao BNDES pleiteando financiamentos.
 

Parcerias excepcionais - Partidos políticos - Se partido fosse bom, não seria "partido", seria "unido"
 
De minha parte, lado a lado com o vislumbre positivo das melhorias anunciadas, deponho uma flor em sinal de desapontamento pela filosofia política que continua perpetuada em nosso país: beneficiar os amigos e deixar mais para o lado aqueles que não comungam de suas idéias. Muito triste, e pequeno, tudo isso.
 
Lembro, lá nos idos da década de 80, que foi a parte mais contundente de minha atuação "política", ao fazer parte de associação e movimentos paredistas, sempre no campo do esclarecimento e ampliação do conhecimento. Naqueles idos, o PT era o partido mais solidário com o nosso movimento. Foi lá que conheci Tarso Genro. O PT tinha se elegido logo após um mandato do PDT. Os CIEPS estavam funcionando a pleno vapor em algumas cidades (onde estavam os "parceiros excepcionais" do PDT), as crianças felizes e os pais satisfeitos, podendo ir trabalhar sossegados, pois seus filhos estavam seguros, recebendo educação, alimentação, atendimento médico e lazer. O governo petista simplesmente fechou todos os estabelecimentos e os prédios ficaram entregues ao abandono!!
 
Quando interpelei alguns dirigentes, declarei o quanto a população das cidades "contempladas" estava contente com a nova realidade, que isso deveria ser estendido para todos os municípios, pois era uma forma de tirar as crianças das ruas, diminuindo a criminalidade. Qual a resposta?
- O nosso governo é para todos! Enquanto só alguns receberem este benefício, não fecha com o partido! Ou é para todos, ou é para nenhum!
 
Dá para acreditar nisso?
Até hoje, 2011, o que foi feito em benefício de "todos"?
Quantas crianças daquela época, hoje já sentiram a força violenta de um cacetete nas costas? A laje fria de um cárcere?
 
Como fica a nossa filosofia de fazer aquilo que auxilie a alguém, por menor que seja o que fizermos?
 
Com toda a nossa política é assim. Com todos os políticos é o mesmo sistema de "beneficiamento". Com certeza, se "Partido" fosse bom, não seria "Partido" - "parte", "pedaço" - seria "Unido" ( http://compromissoconsciente.blogspot.com/2010/10/se-partido-fosse-bom-nao-seria-partido.html ). Unido em prol do povo, das necessidades do povo, da evolução desse povo, independente de legenda. Isso é o verdadeiro significado de legislar.
 
Definitivamente, a mudança para os moldes necessários de evolução e sustentabilidade (desenvolvimento + preservação) não está em partidos políticos ou governos. Embora eles mandem e desmandem, os resultados de toda esta parafernália aí está: resultados parciais, unilaterais, beneficiando alguns por algum tempo, retirando logo após, retomando o caos!
 
Será que Dilma sente e sabe o que quis dizer com a sua frase: "Vou me esforçar para introduzir um esforço muito grande em todos os sentidos"... ?
 
Abraços a todos!
 
Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil
-----------
Link:
Dilma confirma escritório político em POA e em BH  http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4916610-EI7896,00-RS+Dilma+confirma+escritorio+politico+em+POA+e+BH.html
----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário