sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tunes - o presidente substituto no IBAMA diz que decisão sobre hidrelétrica do Xingu não é "fato consumado"


Reverter a situação da Usina Hidrelétrica do Xingu - Realidade ou Ficção?

Tunes - o presidente substituto no IBAMA diz que decisão sobre hidrelétrica do Xingu não é "fato consumado"

Por Marise Jalowitzki
28.janeiro.2011

Hoje chego até este espaço para, como brasileira em primeira fila em grande teatro, aplaudir! Sim, com ironia, aplaudir o vai-e-vem da ciranda política a que todos assistimos, todos os dias. A agressão ao meio ambiente e a pérfida impunidade a todos os envolvidos.

Somos sabedores que o ex-presidente do IBAMA, Abelardo Bayma, se demitiu justamente  devido às pressões para liberar o projeto. Bayma exigia o cumprimento das condicionantes antes de liberar a licença.


A simples notícia da lilberação da licença para a instalação da Hidrelétrica do Xingu já está atraindo milhares de pessoas em busca de trabalho e empregabilidade. Quem poderá segurar as consequências para o ambiente e a população?

Compartilho as declarações de Américo Ribeiro Tunes, o presidente substituto do IBAMA que, logo após a divulgação da concessão da licença para a Belo Monte (Norte Energia), enfatizou para a Folha de São Paulo que a concessão da licença de instalação parcial não significa um "fato consumado".

Tunes, do alto de seus 30 anos de carreira no serviço público, disse que o instituto tem independência e o direito de reverter a decisão, caso assim o desejar. Segundo ele, a agência pode exigir o desmonte dos canteiros e dos acampamentos se a Nesa (Norte Energia S.A.) não cumprir as 40 condicionantes previstas na licença prévia.

Então, não tinha ele certeza sobre o que acabara de assinar? Ou essas declarações são apenas para ganhar algum tempo, até que a mídia pare de comentar e o tema possa ser consumado livremente, sem a pressão popular?

Sim, pois morosa como é a nossa Justiça, os processos que o MPF - Ministério Público Federal impetra, esses, correm pelos anos afora até que sejam julgados e cumpridos. Até lá, os 238,1 hectares de mata já estarão mortos e os 150 anos que uma árvore majestosa levou para se tornar em deusa-verde, apenas uma lembrança.



Ibama - Quem pode reverter as consequências do desmatamento?

Nos outros casos onde o IBAMA concedeu licenças parciais (como para os setores petroquímico, de petróleo e de gás e energia, com vistas à instalação da usina de Jirau, no rio Madeira, RO), as licenças foram mantidas na Justiça.

Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
Porto Alegre - RS - Brasil

----------
Leia mais sobre Belo Monte e a Causa Verde - Link: http://ning.it/gzWrbi
----------

2 comentários:

  1. É...deveriam retirar de imediato essa "licença" antes de derrubar qualquer árvore e colocar no lugar desse tunes, um cientista ambiental. Esse cargo nunca, nunca poderia ser um cargo manipulado por gente hedionda como...políticos.
    O planêta Terra, não pode nem deve depender, de seres humanos que nem conhecem e nem sabem, como funciona um planêta. Um cientista do porte do senhor AZIZ NACIB AB SÁBER, seria o ideal. Tenho certeza que ele aceitaria. Imagine só Marise, quantos indivíduos mal intencionados, foram chamados por esse "governo" para ocupar cargos importantes, sem entender absolutamente nada do assunto tal como o importante Ministério das Minas e Energias. O atual, é um... advogado! Nada entende do assunto. Só isso, já mostra as intenções malévolas e interesseiras desse "governo" Há pouco, o Titica afirmou dar apoio à um político em detrimento à um outro. O que esse Titica entende de política, para questionar qualquer relação política??? Hoje temos vários titicas no...
    Continuamos com a espada de Damocles sobre a natureza do "nosso" (será?) planêta.
    Infelizmente, está ficando muito claro, que só mesmo enfrentando essa "divindade" com espadas, poderíamos livrar nossa "casa" espacial, do eminente mal que paira sobre ela. O povo brasileiro, mostrou claramente nessas eleições, que não tem memória, educação moral, educação cívica e muito menos educação ambiental e a maioria, foi orientada para assim serem. E foi essa maioria que elegeu os dirigentes brasileiros. Porque será, que anos atrás, retiraram dos currículos escolares a matéria chamada Educação Moral e Cívica???
    Os conflitos ambientais, criados pela natureza humana, está visivelmente enfraquecendo o maravilhoso sistema que nos foi "emprestado" por nossos descendentes. A natureza já está reagindo contra essa absurda e nociva ocupação humana.
    Depois...todos pagaremos com a extinção de milhares de semelhantes se, não for até mesmo a extinção do próprio planêta.
    Nós não temos mais tempo para só depender de conscientizações. Nesses quatro anos, a natureza da Amazônia vai sofrer danos irreversíveis. Nós precisamos é de muito mais ações.
    Por culpa de alguns...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Publicado como artigo em IBAMA - BELO MONTE - USINA DO XINGU - Quem deve ser o Presidente do IBAMA - Por Luiz Fernando Babdetti


    http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/ibama-belo-monte-usina-do-xingu-por.html

    ResponderExcluir