segunda-feira, 20 de agosto de 2012

10 PLANTAS QUE PURIFICAM NOSSAS CASAS

Lírio da Paz , a Rainha das Despoluidoras

Conheça 10 plantas ornamentais que diminuem a carga tóxica dos ambientes internos. E cultive em seu espaço! Fica lindo e proporciona mais saúde! Mais serenidade. Necessário para proporcionar equilíbrio, diminuir a ansiedade, a hiperatividade, a impulsividade, a indolência. Conheça cada um e harmonize seu lar ou trabalho.

10 PLANTAS QUE PURIFICAM NOSSAS CASAS

Plantas, nas antigas civilizações, especialmente os indígenas norteamericanos, eram chamadas de "Povo-em-Pé", pela sua grandiosa capacidade de doação! Ou sombra, ou flores, aromas e sabores, ou frutos, ou sementes, folhas, casca, raízes para chás e remédios, elas são, realmente, um símbolo de doação. Abençoados nós, que as temos e precisamos honrar.


Por Marise Jalowitzki

Em qualquer estação, despoluir ambientes é tudo de bom. Embora, para alguns, o pólen desprendido das flores cause alergias (rinite alérgica), a verdade é que há algumas plantas que podem ajudar muito a despoluir o ambiente.

Vamos falar sobre o ambiente fechado, como o interior de nossa casa ou trabalho. Você, provavelmente, cresceu com a crença de que planta dentro de casa faz mal, principalmente à noite, pois desprende gás carbônico. Sabe-se hoje que a quantidade de CO2 liberado por uma planta é desprezível em comparação à quantidade que nós mesmos liberamos desse gás.

Respirar ar puro é direito do cidadão, garantido por lei - CONAMA - Resolução 003 e 005. Ainda assim, vivemos em um mundo cheio de poluição. Dentro da premissa de cada cidadão fazer o seu possível, qualquer melhoria que podemos implementar em nosso ambiente, está valendo.

Plantas ornamentais são também despoluidoras, mostram estudos realizados em diversos países, principalmente as conclusões do Observatório da Qualidade do Ar Interior (OQAI) da França e da NASA (USA) que organizou um grupo de trabalho, liderado por Bill Wolverton, para investigar quais as plantas que poderiam melhorar o ar que os astronautas respiram dentro das cápsulas. Wolverton resumiu suas conclusões em um livro, chamado Como Criar Ar Puro.

Quem  passa a maior parte de suas vidas em ambientes fechados e não arejados adequadamente sofre com a poluição mais intensa e se queixa com frequencia de cefaléia (dores de cabeça), irritação da pele, dos olhos, do nariz e da garganta, mal-estar, fadigas e vários tipos de alergia que muitas vezes são mal diagnosticadas como alergias alimentares ou simples quadros de hipersensibilidade.

São inúmeras as causas de poluição do ar dos ambientes fechados. Televisor, computador, aparelhos de som. As tintas, os vernizes e outras substâncias usadas em móveis, objetos de decoração e ambientes de trabalho, moradias e escolas, cortinas e carpetes que liberam moléculas químicas tóxicas (hidrocarburos, alcoóis, solventes e aerossóis). Plástico e fibras sintéticas (até em nossas roupas). As velas, os incensos e defumadores, as chaminés das lareiras, os produtos de limpeza, os esmaltes de unha, os tratamentos de cabelo como escovas progressivas para alisamento e os aglomerados de madeira liberam FORMALDEÍDO. As pinturas, os desodorizadores de ambiente e os detergentes liberam o BENZENO (um componente do petróleo e solventes, presente até nos refrigerantes). De acordo com o Centro Internacional de Pesquisa contra o Câncer o benzeno e o formaldeído são considerados cancerígenos graves. As roupas, os carpetes e os tapetes lavados a seco, liberam TETRACLOROETILENO. A fumaça do cigarro libera 4.000 substâncias tóxicas no ar, sendo aproximadamente 20 cancerígenas.

As casas e as garagens estão saturadas de monóxido de carbono , liberado dos fogões, de motores, de tostadeiras e  de aparelhos de combustão, mofos e bolores das fibras minerais e do radônio, além do tabaco, tudo empesta o ar e adoece. Infelizmente, as plantas nada podem contra o radônio, o amianto, os mofos, os metais, material particulado emanado de indústrias que não se preocupam com o meio ambiente e os pesticidas (agrotóxicos). Mas há algumas providências que podemos tomar para diminuir tanta poluição atmosférica e ampliar as chances de manter a saúde.

Cuidados para proporcionar um ar mais limpo:
1)     Ventilar os ambientes, deixando o ar circular pelo menos durante 10 minutos por dia.
2)     Usar o mínimo de produtos de limpeza e, sempre que possível, substituí-los pelo vinagre branco. O odor característico se volatiza rápido e não causa danos à saúde.
3)     Manter bicos de gás sob rígido controle, carros e demais motores regulados, filtros de ar condicionado limpos e ambientes sem fumantes e sem cigarros.
4)     Colocar pelo menos uma planta ornamental a cada 10 metros quadrados.

As plantas são capazes de metabolizar de 30 a 90% de certos poluentes com eficiência, principalmente os COV (Compostos Orgânicos Voláteis). Não existe uma planta específica capaz de atuar sobre todos os tipos de poluente, nem uma planta específica para cada poluente; portanto, é preciso criar um conjunto delas para a obtenção de uma filtragem ideal do ar. Vale mais uma planta com um número médio de folhas, para que o ar possa circular e atingir todas as folhas.

Você pode ornamentar todos os aposentos da casa e do escritório com plantas, inclusive o quarto das crianças. Vale a regra: QUANTO MAIS PLANTAS, MELHOR.
Devemos transformar os escritórios, os consultórios, as salas de aula, as lojas e demais ambientes em verdadeiros laboratórios e, com bom senso, aprendermos mais a respeito de mais uma “ajuda” das plantas no que se refere a poluição ambiental.


Dez Plantas que Limpam o Ar



1 - LÍRIO DA PAZ  (Spathiphyllum wallisii) - Esta planta é condierada A RAINHA DAS DESPOLUIDORAS. Ela requer pouco sol, pouca ventilação e bastante água. Devora o tricloroetileno, o benzeno e o xileno, o formaldeído e o amoníaco. Um Lírio da paz dura mais de 10 anos.



2 - GÉRBERA (gérbera jamesonii) - PARA ABSORVER A FUMAÇA DO CIGARRO, limpando inclusive a toxicidade contida nas roupas. A Gérbera combate o tricloroetileno, o benzeno, o formaldeído e o tolueno.



3 - ANTÚRIO (Anthurium andreanum) - NA COZINHA E NO BANHEIRO, o Antúrio adora a umidade. Atua principalmente no combate ao amoníaco dos detergentes  e contra o xileno (porque você não troca para sabão de coco, oriundo de produtor orgânico?)


4 - CRISÂNTEMOS ( hrysanthemum morifolium) - NOS CANTOS DAS JANELAS - Essas lindas flores absorvem muito bem o formaldeído – que costuma estar em todos os aposentos -, o benzeno e o amoníaco. À noite coloque-as do lado de fora, pois preferem temperaturas mais baixas.
(Essas 4 plantas liberam pólen e podem causar alergias. Verifique se há alguém alérgico. Como são tóxicas, não ingerir.)



5 -  RÁFIS (Raphis excelsa) - Fica bonito em qualquer espaço da casa . CONTRA O AMONÍACO DOS DETERGENTES, também é uma opção nas Cozinha e Banheiro, onde costumam ficar guardados os produtos de limpeza. Planta que cresce muito, precisa de espaço, não requer muita luz e combate o formaldeído e o xileno.


6 - FILODENDRO-ROXO ( Philodendrum erubescens) - Combate muito bem o tricloroetileno e o formaldeído – poluente abundante nos móveis de madeira compensada. Não tolera baixas temperaturas. Lugares úmidos são o local ideal.



7 - CLORÓFITO (Chlorophytum comosum) - PARA APOSENTOS COM AQUECIMENTO, onde haja queima de gás (banheiro, cozinha) ou de madeira (lareiras). Absorve o benzeno, o tolueno, o monóxido de carbono, o xileno e o formaldeído.



8 - HERA INGLESA ( Hedera helix) - EM QUALQUER APOSENTO, incluindo os recém pintados, digere o formaldeído, o benzeno e o tetracloroetileno. Indicado especialmente para escritórios, creches, casas de repouso, onde costumam existir materiais compostos de plástico (cheios de benzeno).


9 - PALMEIRA-BAMBU (Chamaedorea seifrizii) - ESPECIALMENTE AO LADO DE ARMÁRIOS para neutralizar o benzeno e o formaldeído, além do tricloroetileno, abundante em roupas recém chegadas da tinturaria. Precisa de muita luz e abrigo.


10 - FÊNIX (Phoenix roebelenii) - NOS ESPAÇOS LUMINOSOS, a Fênix é especialmente ativa contra o xileno e o formaldeído. Suporta bem o calor dos ambientes internos.



Plantas, nas antigas civilizações, especialmente os indígenas norteamericanos, eram chamadas de "Povo-em-Pé", pela sua grandiosa capacidade de doação! Ou sombra, ou flores, aromas e sabores, ou frutos, ou sementes, folhas, casca, raízes para chás e remédios, elas são, realmente, um símbolo de doação. Abençoados nós, que as temos e precisamos honrar.


Bom Ar pra Você!!!
Fontes:
Revista Planeta 447
Estação Plim Plim
Vida Sustentável
Comunidade Banco do Planeta
Plantas-interior.com


Com satisfação, registro a presença a este blog de Lelington Lobo Franco, químico fitologista, diretor-presidente da EvergreenplanetBrazil.
(Por um lapso, seu comentário acabou sendo excluído. Agradeço as carinhosas referências ao blog e ao artigo)
 http://www.evergreenplanetbrazil.org/  
Ao amigo, votos de Felicidades!


Querendo, leia mais sobre o tema na página de links:  http://t.co/U09gKpD

Semear Semente - O que Você pode fazer
Link: http://t.co/U09gKpD


Leia também:


Todas encontradas no Brasil, você
pode cultivá-las também em sua casa.
Saúde comprovada pela Embrapa.
Temos de mudar nosso conceito
alimentar. Nossa saúde é reflexo de
como vivemos e do que nos alimentamos.

10 Frutas Nativas que Curam

Por Marise Jalowitzki








Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista de coração
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

20 comentários:

  1. Adorei a informação e divulgarei em minha loja e em nosso face INFLORESCÊNCIA JARDINS COM ARTE.
    Parabéns!
    Feliz Ano Novo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei a page e ADOREI! Desejo MUITO SUCESSO no lindo empreendimento! E grata pela divulgação do artigo! Bjs e Feliz Ano Novo também!

      Excluir
  2. Muito interessante as idéias passadas e pode ver que nas casas das pessoas mais antigas sempre encontramos algumas destas plantas obg. pela informação farei uso maior ainda pois ja tinha algumas vou procurar as que faltam e completar grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, ammigo! São ações tão simples, que surtem um efeito bonito e saudável! Abs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Gratidão, Alberto!

    Informo que, devido a política do blogspot, os links que são postados nos comentários acabam redirecionando automaticamente. Assim, transcrevo o teu comentário, apenas retirando o www inicial.

    Fui visitar teu site e gostei do conteúdo. Parabéns!

    Alberto Freitas comentou:
    "admiro muito o trabalho que você promove Um Artigo que Complementa sobre plantas dentro de casa dicasdesentupidoras.com/plantas-para-dentro-de-casa "

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda, querendo divulgar seu trabalho entre em contato através do e-mail marisejalowitzki@gmail.com
      Abs

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer, querendo divulgar seu trabalho entre em contato através do e-mail marisejalowitzki@gmail.com
      Abs

      Excluir
  7. Que legal saber disso! Vou colocar algumas das minhas plantinhas do jardim para dentro de casa. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Débora! Vais ver que aliadas vais receber!! Plantas, nas antigas civilizações, especialmente os indígenas norteamericanos, eram chamadas de "Povo-em-Pé", pela sua grandiosa capacidade de doação! Bjs

      Excluir
  8. Moro perto de um lixão, e diariamente a queimas de lixo, liberando quantidades absurdas de fumaça, para a realização de um projeto de pesquisa, qual as dicas você me daria, em relação a plantas ou outros tipos de materiais que possam melhorar esse meu problema.
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que tristeza isso, Lukas! Esta situação ainda persiste?
      Na verdade, as plantas que menciono neste artigo podem, sim, auxiliar. Planta o máximo que puderes.
      Só que este é um problema de sanidade pública muito sério!
      Seria bem interessante ir até a mídia e pedir que um órgão público se manifeste sobre quais as providencias em relação à população afetada!
      Sobre o tempo que vai durar esta "pesquisa".
      E se há algum projeto para indenizar quem mora por perto!
      Denuncia, amigo!

      Excluir
  9. Há sim...ar puro...
    Amiga adoro seu blog...
    Beijão...!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e, de quebra, ainda a beleza dentro de casa, né amiga?
      que bom!
      Bjs e Felicidades!

      Excluir