terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Enzimas transformam lixo industrial em biocombustíveis não poluentes - Será o fim dos lixões?


Enzimas transformam lixo industrial em biocombustíveis não poluentes

Enzimas transformam lixo industrial em biocombustíveis não poluentes

Será o fim dos lixões? 

Por Marise Jalowitzki
11.janeiro.2011
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/enzimas-transformam-lixo-industrial-em.html




Já recebi perguntas do tipo: "Porque se importar tanto com o lixo, ao invés de divulgar e promover "o limpo"? Há tantas idéias boas!" Claro. Bem melhor. Lidar com o suave, o leve, o que apazigua a alma é sempre melhor e mais reconfortante. Agora, como ser feliz estando em seu pequeno belo universo, ao mesmo tempo em que uma grande multidão de desassistidos estão à mercê das consequências dos atos ilícitos e descompromissados que, por décadas, avassalam o planeta? Não dá!


Existem, sim, várias pessoas, órgãos e instituições que se dedicam a denunciar, protestar, divulgar os "podres", mas, ainda, os resultados são tão pequenos! A situação caótica em que se encontra a nossa mãe Gaia, a situação caótica em que a deixamos ficar, exige que mais e mais vozes se unam para que a situação se modifique.


A situação atual


Inundações - secas - inundações - secas - inundações...
Lixo, lixo, lixo, lixo...
Dejetos químicos jogados em rios, matando todos os peixes, periódica e sistematicamente...
Dejetos químicos jogados em rios, matando todos os peixes, periódica e sistematicamente...
Dejetos químicos jogados em rios, matando todos os peixes, periódica e sistematicamente...
Praias enxovalhadas de entulhos, causando acidentes em banhistas, incluindo crianças...
Crianças e adultos convivendo em meio ao caos, que se perpetua, fazendo-as acreditar que vieram ao mundo para viver aquela realidade, mesmo. Que é esse o seu papel e destino.


Lembro de uma menina de 14 anos, entrevistada em programa televisivo, que declarava: "Eu não sinto vergonha de minha mãe ser catadora de lixo, não, pois é dali que vem o nosso pão. Mas, eu bem que gostaria que ela fosse trabalhar em casa de família, ali, sim, é legal. E mais limpinho!" Tantas mensagens nesta declaração.

O mais impressionante, porém, é a miudez do campo visual dos sonhos: o must é "trabalhar em casa de família". gente, com o potencial que o ser humano tem! Responsabilidade de quem sobre o parco horizonte de possibilidades desta menina e de toda a sua família? Da sociedade produtora de lixo! Nós, você, eu, nossos legisladores!


Mar de lixo pet
 Assim, quero agora dedicar mais um espaço para falar no lixo. O lixo industrial.
Uma alternativa de reciclagem que tem se mostrado, até agora, com promissores resultados.


A Novozymes, empresa dinamarquesa que está aproveitando a maré de investimentos em energias renováveis que a China está oferecendo (Veja ), desenvolveu em laboratório bilhões de micro-organismos com o objetivo de produzir enzimas que transformem o lixo industrial em biocombustíveis não poluentes.



Resultados


Trabalhando em seu laboratório, localizado no norte da China, a Novozymes está entusiasmada com os resultados das pesquisas e aposta no programa de incentivo da China em tecnologias sustentáveis.


China promove programa ambicioso para criação de energias verdes


 "A situação nunca foi tão boa", exclama o presidente da Novozymes China, Michael Christiansen. A
empresa dinamarquesa é uma das mais significativas companhias estrangeiras que se beneficiam dos investimentos da China nas tecnologias verdes. Grupo que cresce cada vez mais.


Caso a tecnologia seja adquirida também pelo Brasil, com certeza, a partir dali, terão de ser implementadas ações urgentes para oferecer melhores condições aos [agora] catadores e recicladores de lixo. Educação de qualidade, para que alarguem seus horizontes e tenham reais condições de serem aproveitados em segmentos condizentes com todo o avanço e qualidade de vida que muitos já possuem.


Hoje, tais profissionais nem luvas e botas adequadas para remexer no lixo recebem.
Há tanto por fazer!


Uma coisa está sempre linkada à outra.
E é assim que deve ser, mesmo. A grande Teoria das Cordas (Veja: http://ning.it/dGMfOB ) explica e comprova isso, ainda que muitos se julguem "superiores" e não queiram aceitar.



Teoria das Cordas - estamos todos interligados
- Influenciamos e somos influenciados - 
- Afetamos e somos afetados pelas coisas ao nosso redor.

Somos todos um, queiram ou não! Estamos todos interligados!
Não à irresponsabilidade! Sim ao compromisso consciente!


Marise Jalowitzki
Escritora
marisej@terra.com.br
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com/
http://www.marisejalowitzki.blogspot.com/
Porto Alegre - RS - Brasil




-----------
Links relacionados:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/01/china-descobre-como-reutilizar-material.html
 
China e energias limpas - http://ning.it/dHXmif

2 comentários:

  1. São muitas e promissoras as descobertas na área de biotecnolgia que permite o reaproveitamento do lixo por nós produzidos, o que não diminui a necessidade de que tenhamos mais e mais educação para produzirmos e consumirmos de forma ambientalmente correta, socialmente responsável e economicamente viável. Isso porque no atual modelo em que vivemos cada boca que se abre para comer é uma árvore que tomba!
    Abraço
    Moacir

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo!
    Vejo esta descoberta como uma saída valiosa, embora não tenha conseguido saber O QUE irá acontecer com os microorganismos DEPOIS que eles se alimentarem e produzirem as enzimas. Estarão sujeitos a mutações? Irão se reproduzir já mutantes? Será que os cientistas vão continuar com as pesquisas no pós-efeito? (A isto ér que me refiro quando comento sobre os transgênicos. A falta de estudos, pesquisas e observações sobre os efeitos colaterais!)
    Abraços e votos de sucesso!

    ResponderExcluir