domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resveratrol na Azedinha - A Natureza é Maravilhosa!

Rumex Acetosa, plena de resveratrol, antioxidante que auxilia até no tratamento do câncer
É um "matinho de nada", mas plena de Saúde!

Resveratrol na Azedinha - A Natureza é Maravilhosa!


Por Marise Jalowitzki
12.fevereiro.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/02/resveratrol-na-azedinha-natureza-e.html


Lembram os textos sobre o Resveratrol contido na Uva? Antioxidante poderoso, previne e melhora a saúde em muitas situações, até nos casos de câncer, quando diminui a quantidade de sessões de quimioterapia que o paciente precisa tomar, além de diminuir o mal estar decorrente.


A Eurofarma firmou convênio com a PUCRS e já em 2012 estará produzindo em escala nacional o princípio ativo.


Nas publicações sobre a Uva, o Resveratrol e os estudos (veja links ao final), ficou a comunicação de que a Azedinha, em descoberta ainda mais recente, contem cem vezes (isso mesmo, 100x) mais resveratrol do que a uva! É ou não é fantástico! Mais fantástico ainda foi tê-la encontrado nas condições em que a encontrei.


Primeiro, fiquei enviando e-mail para o setor responsável pelas pesquisas e estudos na PUCRS. Averiguando na web, havia várias imagens da Azedinha, algumas bem diferentes das outras. Fiquei na dúvida. Peguei vários nomes científicos da Azedinha e fui perguntando qual era a real do estudo. Persistência é a alma de tudo! Dia desses, veio a resposta:


É a RUMEX ACETOSA
Em Portugal há pés mais desenvolvidos

Existem variações na Rumex Acetosa

Procurei muito por esta plantinha, que  alguns lembravam ter  conhecido na infância

Rumex Acetosa se cria no meio do inço e gosta de sombra

Olha o detalhe da folha da Rumex Acetosa

Florzinha da Azedinha - Rumex Acetosa, plena de Resveratrol

Plantinha que se reproduz em meio ao matinho rasteiro



Pés de Rumex Acetosa são considerados por muitos como erva daninha



O melhor é ingerir a Rumex-Acetosa com parcimônia, um pouco e diariamente

Existem variedades da Azedinha, esta é a mais conhecida no Brasil







Passo seguinte, encontrar sementes.


Encontrei um site de receitas maravilhosas, Aroma de Café, em Portugal, onde a Lina, gentilmente, se prontificou em enviar as sementes da Azedinha, mas só quando passasse o inverno (lá é inverno, agora). Disponibilizou-se a enviar sementes de urtiga (mas isso é assunto para outra ocasião!)!
Transcrevi do blog dela uma receita de salada muito gostosa, que consta mais ao final desta página.
http://aromadecaf.blogspot.com/ - Contato: idalinabaptista@gmail.com


Continuei na procura, até encontrar um site que fornece sementes, muito em conta, com seriedade, compromisso e ética: Sambalina Sementes. Na própria pesquisa há o passo a passo para a aquisição, pagamento e recebimento via correio. Endereço: http://www.sambalinasementes.com.br/


Por 11 reais (incluindo frete dos correios!!!), recebi 50 sementes de Rumex Acetosa!!!, junto com a gentileza e docilidade da Verônica, que tem evidenciado o amor pelo que faz! Casal de alemães há três anos radicados em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, receberam Certificado de Produtor Orgânico.


"Cultivamos as ervas para o nosso próprio consumo e venda e pretendemos ampliar essa linha de forma contínua. Também oferecemos ervas medicinais, inclusive da Medicina Tradicional Chinesa. 
Porém, como leigos não cabe a nós darmos idéias sobre o uso ou aplicação das mesmas.


Como plantamos nós mesmos quase tudo o que vendemos como sementes, sempre dependeremos dos caprichos da natureza e, assim , poderemos encarar alguma indisponibilidade. Essa, porém, será transitória, uma vez que estaremos trabalhando para solucioná-la o quanto antes." - diz Verônica.


ESTOU COM AS SEMENTES!
Está MUITO QUENTE para plantar agora e a plantinha, embora sendo silvestre, se desenvolve melhor quando à sombra. O gosto é delicioso, come-se em salada! E é pura saúde!


FELICIDADES E MUITA SAÚDE!!!


Um parágrafo de artigo anterior: 


PUCRS E EUROFARMA

A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) vendeu duas patentes para a Eurofarma com a intenção de produzir um medicamento contra doenças relacionadas ao envelhecimento. O remédio, que tem como base o resveratrol, tem o objetivo de levar ao maior número da população atingida, maiores condições de saúde.


Os estudos realizados na PUCRS, liderados pelos professores André Souto, da Faculdade de Química, e Gilson da Cunha, da Biociências, ganharam o mundo e os efeitos benéficos estão sendo comprovados em pesquisas de universidades como Harvard (EUA).

E as pesquisas não param: A Azeda, ou azedinha, usada como salada, cozida ou em pó (folhas secas) demonstrou ter 100 vezes mais resveratrol do que a uva.

A PUCRS recebe premiações em 2011 por essas descobertas. Notícias promissoras!

Saúde a todos!


--------
Nota:  Havia colocado umas fotos minhas, de uma descoberta que acreditei ser da Azedinha. Era Tanchagem. Alguns dizem Tansagem. Assim, retirei as fotos, para publicar em novo artigo. As que estão publicadas nesta página são, efetivamente, da Azeda - ou Azedinha - Rumex Acetosa. Quando as minhas sementes estiverem em ponto de plantinha, torno a colocar aqui. Agradeço aos amigos pela intervenção!


O Tarciso e a Veronica me alertaram que era tanchagem.
Transcrevo a resposta que dei ao Tarciso:
"Tarciso, muito grata pela intervenção oportuna! A Veronica já havia pedido uma foto maior para averiguar, pois a ela também pareceu que se tratava de tanchagem (alguns dizem tansagem). Já retirei as fotos do artigo e vou publicar mais tarde um novo post sobre as propriedades da tanchagem. 
Fica uma lição: Mesmo com boa vontade, o imprescindível é cercar-se de pessoas com conhecimento real para acertar de verdade!Vou plantar as sementes e, depois, postar novamente. Abraços" 
---------

Receita da Lina de Portugal:

(Nota: para vegetarianos, é só tirar o peito de peru)

Salada de azedas

http://aromadecaf.blogspot.com/search/label/Azedas
Inspirada nesta salada da Tuquinha, do blogue Receitas do Bardãos e da Mininha, fiz esta salada que ficou deliciosa. Obrigada pela dica, Tuquinha!

 Ingredientes-para 1 pessoa:
1 raminho de azedas(rumex acetosa)
3 alperces secos
4 fatias de peito de peru fumado
3 azeitonas pretas sem caroço
um bocadinho de cebola
Azeite e sal
Preparaçao: 
Retirar os talos das folhas das azedas e lava-las. Cortar os ingredientes aos pedaços. Misturar tudo num prato, temperar com sal e azeite(e vinagre, se quiser) e servir.
Nota: A azeda é uma planta espontânea, que se encontra facilmente nos campos, nas zonas sombrias dos bosques e perto de cursos de agua.


Querendo, leia na íntegra: 


http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/cancer-resveratrol-como-auxiliar-no.html


A uva preta é um dos alimentos que
mais contem resveratrol,
auxiliar quimioterápico contra o câncer

Câncer - Resveratrol como auxiliar no tratamento quimioterápico





Uvas, maravilha da Criação!

Anti envelhecimento celular, Quimioterapia e Uva - Resveratrol

LINK: http://t.co/noVBVIH








A uva preta contém, tanto na casca quanto
na polpa, compostos antioxidantes que
combatem o envelhecimento das células


Um pouco mais sobre a uva
LINK:








Folhas de maracujá e parreira crescem
 juntas e ajudam a compor xarope de inverno

Xarope de inverno com folha de parreira e maracujá, olha só!

Link: http://t.co/eMw9N9H







Câncer de mama masculino -
 preconceito e discriminação

Câncer de mama masculino - Preconceito gera isolamento

Link:
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/cancer-de-mama-masculino-preconceito.html









Rose Silk deixou os seguintes comentários e referências de seu blog:
I am really impressed from your immaginative thinking and impressive stated information, i am glad.how does raspberry ketone work |raspberry ketone reviews does it work |how raspberry ketones work

Pretty adequate post. I merely stumbled aloft your web log and basic to say that I acquire extremely enjoyed annual your web log posts. Any methodology i will be able to be subscribing to your augment which i accomplishment you procession another time before long.



Divulgue!
Compartilhe!

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora e Ambientalista,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

21 comentários:

  1. Olá, Marise!Obrigada por citares o Aroma de Café e minha humilde salada, que é realmente deliciosa, nada azeda!
    Fiquei surpresa em saber da existência do resveratrol na Azeda, já sabia do bem que essa substância faz ao nosso organismo, mas tendo-o ao alcance numa planta, que para muitos é daninha é realmente uma descoberta importante!Mais uma vez o seu blogue contribuiu com uma informação importante para nós todos!
    Mais uma vez obrigada, e bom domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga! Tuas palavras são carinhos. Eu adoro as coisas simples e me enterneço quando percebo o quanto a Natureza é sábia e a sutileza do Criador em tudo! Abraços e Felicidades, sempre!

      Excluir
  2. Esta planta que vc encontrou é conhecida como tanchagem, não é a azedinha. Abs.

    Tarcisio

    ResponderExcluir
  3. Tarciso, muito grata pela intervenção oportuna! A Veronica já havia pedido uma foto maior para averiguar, pois a ela também pareceu que se tratava de tanchagem (alguns dizem tansagem). Já retirei as fotos do artigo e vou publicar mais tarde um novo post sobre as propriedades da tanchagem.

    Fica uma lição: Mesmo com boa vontade, o imprescindível é cercar-se de pessoas com conhecimento real para acertar de verdade!Vou plantar as sementes e, depois, postar novamente. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marise, meus parabens pela matéria, vai me ajudar muito em adiquirir as sementes, a questão que te pergunto é: Pelo que pesquisei o resveratrol só é encontrado na Raiz da azedinha e não na folha da mesma, como usar a raiz da azedinha para obter os benefícios? Muito obrigado. Ps. O meu e-mail é (os dois nomes acima com o ponto no meio arroba hotmail ponto com).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William! Vou enviar esta também para teu e-mail. O resveratrol ESTÁ MAIS FORTE na raiz, sim, mas está também em toda a planta (folhas e sementinhas). A rais se come da mesma forma, picadinha em saladas. Agora, as pesquisas não param por aí e mais outras plantas contem o resveratrol. Todas as frutas de cor roxa. Ano passado comprei uma bandejinha de mirtilo, uma frutinha miudinha, quase preta de tão roxinha. Coloquei umas sementinhas em vasos e estão lá, agora, quase uma arvoreta, já. Para minha surpresa, noutro dia entrei em uma loja natureba e lá estavam... AS FOLHAS desidratadas do mirtilo, com as mesmas propriedades, com aval de farmacêutico e tudo. Passei a fazer o chá em casa. Duas a três folhas em meia panela d'água.O gosto é forte.Misturo com mais água e ponho na geladeira. Tomo-o fraco, durante várias vezes ao dia, para prevenção e manutenção da saúde. A história da entrada do mirtilo no Brasil é bem bonita. Estou ultimando um artigo específico sobre ele. Abraços!

      Excluir
  5. Ola Todos! Tenho sementes de Azedinha ( Rumex Acetosa ) para vender. Facil de plantar e tratar é realmente muito poderosa, faço o suco de clorofila com ela, e nao tenho resfriado a anos!!!
    entrem em contato doodoo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Rose Silk, MUITO interessante teus artigos sobre a framboesa, propriedades e dieta! Estamos em sintonia. A Natureza possui os mais valiosos recursos e, o melhor, sem efeitos colaterais indesejáveis! Incluí no artigo o teu carinhoso comentário e referências. Muito grata! Abs

    ResponderExcluir
  9. Realmente interessante.
    Achei estranho ter que encomendar sementes, pois a azedinha aqui é mato. Quando consegui identificar por fotos e descrições, simplesmente deixei de cortar as que nascem em meu jardim. Ela se reproduz tão fartamente que estou deixando crescer apenas as que nascem em volta da piscina, que é um pouco elevada da grama. Como todos os dias. O problema do ácido oxálico não me afeta, porque tomo diariamente cloreto de magnésio, que evita a formação do oxalato de cálcio. Infelizmente o magnésio falta em nossa alimentação porque é retirado do sal marinho, e não é reposto na agricultura. Lembro também os benefícios da babosa, que também é mato, e que cultivo 40 pés em meu jardim. Como todos os dias a gelatina, sem a casca, pois esta contém muita celulose. Contém uma substância chamada acemanan, que também existe no ginseng coreano, e é regeneradora celular. Ela me curou de prostatite. Tenho 68 anos, há 29 anos não tomo medicamentos, e ainda pratico capoeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que dez! PARABÉNS! Vou atentar para a questão da babosa! Desejo sempre renovadas felicidades!

      Excluir
  10. Onde consigo a semente de azedinha? O site sambalina esta em falta de azedinha. Preciso de poucas, para consumo próprio.
    Ouvi dizer que a raiz é a parte mais saudável. Elas produzem muitas sementinhas, quando crescem? Porque consumindo a raiz... terei que estar sempre plantando novas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Andressa, a minha única referência é a Sambalina! A Verônica não te disse quando vai conseguir?
      Sim, elas dão muitas sementinhas!
      Enquanto não tens as sementes, vai utilizando todos os alimentos de cor roxa, que também tem poderosos antioxidantes! Abs!

      Excluir
  11. Vi uma planta que eu considerei MUITO parecida com a azedinha. Estava na frente da casa do meu vizinho. Tentarei pega-la hoje, para plantar aqui em casa. Como faço para saber se realmente é? Eu nunca vi uma pessoalmente, então me baseio nas fotos. As vezes acho muitas plantas parecidas, por isso nunca tenho certeza. Acho que tirarei fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Andressa! Fotos ajudam! Agora, o principal é olhar a folha presa ao caule (fotos 4 e 5 do artigo). Nisso ela se difere. O que encontro muito, por aqui, que tem uma folha bem parecida e dá principalmente em gramados e meios fios (onde escorre a água da chuva) é tansagem (ou tanchagem), que é um anti inflamatório muito bom, geralmente tomado em chás. Eu colho as folhas mais perto da lua cheia (quando a seiva está mais na ponta) e como em salada. Tenho alguns pezinhos plantados em minha sacada. Dá muita semente, por isso, conto sempre com uma saladinha orgânica extra!!! Bjs

      Excluir
  12. Resveratrol na Azedinha i agree with your information keep it up

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber a quantidade que seria o ideal consumir da azedinha pois li alguns tópicos que em excesso faz mal. Alguém sabe informar por gentileza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoalmente, costumo consumir umas 5 folhas, duas vezes por semana (que é o que também recomendam com o espinafre).

      Lavo bem as folhas (tenho em um vaso, em casa) e coloco no fundo do prato, cru, in natura. Depois, coloco um alimento quente (arroz, por exemplo) e, até me alimentar, está murcho, bem aprazível para comer. Assim, não se perde nada em cozimentos ou temperado.

      Um abraço!

      Excluir