quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Japão - Radioatividade das águas e o Tufão Roke



Energia Nuclear, não! Será que aprenderemos, um dia? Tufão Roke obriga milhares de pessoas a sair de suas casas por medo da radioatividades que a chuva traz


Fukushima, Japão - Autoridades nunca divulgaram número de vítimas entre os trabalhadores que estavam na operação salvamento, por ocasião da explosão do reator em março.2011.


Japão - Radioatividade das águas e o Tufão Roke

Por Marise Jalowitzki
21.setembro.2011
http://ning.it/qnk4rd

Hoje, na reunião da ONU, o governo japonês deve anunciar que não tem condições de acabar com a exploração da energia nuclear, apesar do terrível acidente em Fukushima, apesar das mobilizações de milhares de pessoas no Japão e no mundo, apesar do estado geral de alerta que passou a dominar a mente de todos os japoneses, pelo menos os conscientes do perigo que a energia nuclear representa.

A passagem do tufão Roke reacendeu ainda mais a discussão sobre a temática, pois os efeitos do acidente em Fukushima continuam e continuarão por muitos anos, embora as autoridades e o mundo não gostem de falar sobre isso. Até porque é uma devastação silenciosa, que acomete sob o "manto" de uma doença aqui, de um surto ali, de uma contaminação acolá. Energia nuclear é nociva, é perigosa e sempre será. 

O governo japonês precisa anunciar quais os planos para desativação das usinas, em quais outras alternativas energéticas pretende investir, em quanto tempo e o que irá ser feito até lá. O povo merece e precisa saber! As manifestações continuam, exigindo respostas. Não adianta continuar essa sucessão de mandatários, em uma troca periódica, que só serve para que um mesmo mandatário não receba uma carga excessiva de culpas e responsabilidades. É só para isso que serve um rodízio. O que é preciso são medidas efetivas para substituir a energia nuclear e garantir energia sustentável.


O Tufão Roke trouxe, além dos ventos de mais de 200 km, muita chuva, arrastando para terra a água do mar, água contaminada com a radioatividade da explosão do reator em Fukushima, em março.2011

O tufão Roke atingiu ontem (20.setembro.2011) o Japão e veio com muita chuva e ventos de mais de 200 quilômetros por hora, fazendo os rios subirem e inundando cidades. Essa água também traz a radioatividade que ainda escapa da usina de Fukushima, atingida pelo terremoto e pelo tsunami em março.

Assim, estradas próximas ao mar foram interditadas e mais de um milhão de pessoas sairam de suas casas para permanecer em abrigos até que averiguações identifiquem os possíveis níveis de radiação.


 
Chernobyl, há 25 anos tudo ficou para trás e continua emitindo radioatividade. Em Fukushima, a radioatividade também continua lá.


Do G1

Tufão Roke atinge Japão com forte chuva e ventos de mais de 200 km/h

(...) 
O tufão Roke bateu em cheio na capital japonesa: o trânsito foi interrompido em pontes e viadutos, os trens pararam e milhares de pessoas não conseguiram voltar para casa e ficaram presas nas estações. Mais de 500 voos foram cancelados. Mais de 500 mil casas ficaram sem luz em Tóquio e cidades próximas.

Depois de passar pela capital, o tufão seguiu em direção ao norte, indo para a região atingida pelo terremoto e pelo tsunami de março. Embora mais fraco, o tufão passou perto da usina nuclear de Fukushima, danificada pelo tsunami. A região ficou em alerta. Aparentemente, o tufão não provocou novos danos, mas a quantidade de chuva foi muito grande e a preocupação agora é que a água espalhe a radiação que ainda está na área contaminada em volta da usina.




VÁRIOS OUTROS Sobre a verdade de CHERNOBYL, sobre o desastre do JAPÃO e a realidade no BRASIL - LINK: http://t.co/jbksFiU

Tragédia Nuclear  no Japão- Radioatividade permanece!
  
 




Conheça alternativas energéticas para substituir a energia nuclear:

Alternativas Energéticas - Sustentabilidade - Lixo em Energia - Tecnologias Inovadoras

Energias Alternativas - Geração de Energia


LINK: http://t.co/jImAZ8H


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente

Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
compromissoconsciente@gmail.com

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário