segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PRODUTOS QUIMICOS EM NOSSO COTIDIANO CAUSAM ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS, ESPECIALMENTE EM CRIANÇAS




Philippe Grandjean


Produtos químicos estão nos alimentos industrializados e em todos os que usam pesticidas (agrotóxicos)

Procurem alimentos orgânicos. Pesquisem as fontes.




Por Marise Jalowitzki

Conheça e saiba como driblar os efeitos em seu cotidiano:

1- Bisfenol A ou BPA

2 - Dioxina

3 - Bifenilos policlorados – PCBs


4 - Clorpirifós e DDT (pesticidas)

5 - Fluoreto
6 - Ftalatos
7 - Arsênio ou arsênico

8 - Tolueno ou metilbenzeno 

9 - Manganês

10 - Compostos perfluorados (PFCs)

11 - Atrazina

12 - Chumbo

13 - Mercúrio

14 - Éteres de difenila polibromados (PBDEs)

15 - Tetracloroetileno ou percloroetileno

16 - Perclorato


17 - Éter de glicol





1- Bisfenol A ou BPA


Bisfenol A ou BPA
O BPA é uma substância presente principalmente em embalagens de plástico feito de policarbonato. O BPA é utilizado na produção da maioria dos plásticos rígidos e transparentes, e também na produção da resina epóxi, que faz parte do revestimento interno de latas que acondicionam bebidas e alimentos.

Uma vez no organismo, o BPA imita a ação do estrogênio, um hormônio sexual feminino, interferindo diretamente no funcionamento de algumas glândulas endócrinas, podendo também aumentar ou diminuir a ação de vários hormônios. O bisfenol A vem sendo associado a alguns tipos de câncer, como o de mama, além de problemas de reprodução, obesidade, puberdade precoce e doenças cardíacas.

Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir, no Brasil, a venda de mamadeiras de plástico que tenham a substância. O BPA pode enganar o corpo e fazê-lo pensar que é hormônio estrogênio real. Na literatura médica, tem sido associado a diversos tipos de câncer e problemas reprodutivos, além de obesidade, puberdade precoce e doenças cardíacas.



Como evitar: 
Preferir alimentos frescos e orgânicos, a enlatados; evitar embalagens de plástico para alimentos e bebidas que tenham o símbolo ‘PC’, que significa policarbonato, ou cujo símbolo de reciclagem leve os números 3 ou 7, que indicam a presença do BPA.


2 - Dioxina


Dioxina



A dioxina entra naturalmente no organismo dos animais pela alimentação (ração) ou pelo ambiente e se acumula na gordura.   Ingerir produtos animais é a maior fonte de contaminação.

 A dioxina é formada a partir da combustão que acontece com uma série de processos industriais. A dioxina está presente em muitos produtos alimentares. No corpo humano, ela afeta a sinalização dos hormônios sexuais tanto nos homens quanto nas mulheres. Uma pesquisa recente mostrou que o contato dessa substância ainda no útero materno e durante os primeiros anos de vida de um homem pode afetar de forma permanente tanto a qualidade quanto a concentração de espermatozoides no sêmen.

A incineração de lixo também libera dioxina (queima de plástico, de papel, de pneus e de madeira tratada com pentaclorofenol), pois muitos produtos são tratados com cloro em sua fabricação. Alguns exemplos de produtos que podem liberar dioxina são filtros de café, toalhas de papel e absorventes internos que passaram por processos de branqueamento.



Como evitar: 
Reduzir o consumo de alimentos que são mais propícios a serem contaminados pela dioxina nas indústrias. 

São eles peixes, carnes vermelhas, leite, ovos e manteiga. Ou seja, comer menos ou parar definitivamente de ingerir produtos de origem animal (carne, bacon, salsichas, presunto, etc.. 

Quanto aos ovos, só se forem orgânicos, produzidos por galinhas livres. São mais caros, mas avalie quanto você vai economizar na compra de remédios, além do sofrimento evitado. 






3 - Bifenilos policlorados – PCBs


Bifenilos policlorados – PCBs



Esta família de produtos químicos tem sido rotineiramente associada à função cognitiva reduzida na infância. Muitas vezes, estão presentes em alimentos, principalmente peixes, carnes e lácteos contaminados, e podem ser repassadas ao bebê pelo leite materno. Essas substâncias também são encontradas em aparelhos elétricos velhos, onde agem como isolantes térmicos.


Como evitar: 
Reduzir o consumo de alimentos que são mais propícios a serem contaminados por estas substâncias. São eles peixes, carnes vermelhas, leite e seus derivados. Ou seja, comer menos ou erradicar de sua dieta produtos de origem animal (carne, bacon, salsichas, presunto, etc.)


4 - Clorpirifós e DDT (pesticidas)


Clorpirifós e DDT (pesticidas)


Estes inseticidas estão ligados a anormalidades no desenvolvimento neurológico em crianças. Eles são proibidos em muitas partes do mundo, mas ainda utilizados em muitos países de baixa renda. Estudos recentes também o relacionam à doença de Alzheimer. 

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em 2004, a industrialização, produção, distribuição, comercialização e entrega de inseticidas de uso doméstico e em ambientes coletivos à base do princípio ativo clorpirifós. 

O DDT foi banido nos EUA na década de 70, mas ainda é usado em alguns países. No Brasil, o uso do DDT foi proibido em 2009, mas ainda há registros de uso, por entrada clandestina em fronteiras.


Éster fosfato

A substância é frequentemente usada na produção de agrotóxicos. Ela já foi associada a danos no desenvolvimento cerebral, no comportamento e na fertilidade. Além disso, pode afetar negativamente a forma como a testosterona se comunica com as células do corpo.

Como evitar: 
Comprar mais produtos orgânicos, plantar sua própria hortinha, mesmo pequena (vasos em apartamento)... Tá valendo. 
Realizar um teste para saber o grau de iodo no corpo e, caso tenha insuficiência, equilibrar (consulte seu médico sobre Lugol). 
O iodo diminui os danos causados pelos agrotóxicos em nosso organismo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conheça:

AGROTÓXICOS - Lavar os alimentos resolve?



(se você quiser saber mais sobre Iodo, aprender a fazer um teste seguro se precisa ou não, visite:
 http://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/simplesmente-saude/1852-iodo-um-nutriente-essencial.html )

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


5 - Fluoreto


Resultado de imagem para fluoreto
Fluoreto, uma neurotoxina - http://www.semprequestione.com/2018/04/medicos-de-harvard-classificam-o.html
O fluoreto está presente em cremes dentais e anti-sépticos bucais para prevenir cáries, mas também é adicionado em inseticidas e venenos para ratos. 

Um dos usos que ganhou fama nos anos 1960 foi o de adicionar a substância em água, sob a crença de que a prática fortaleceria a saúde bucal. Mais de 27 estudos com crianças expostas a níveis elevados de fluor na água potável, sugerem um decréscimo médio de QI de cerca de sete pontos.

Como evitar: 
Sempre que possível, procure ingerir água pura (filtros de cerâmica ou ferver a água). 
Consuma alimentos adstringentes, como melancia, pepino e maçã.
Faça a sua própria pasta de dentes. 



Querendo, veja aqui: 

Como fazer a sua Pasta de Dentes Caseira
Fazer a sua própria pasta de dentes.Você já havia pensado nisso?

6 - Ftalatos


Ftalatos - Depois de conquistar o planeta, o "mundo dos plásticos" mostra sua verdadeira face: VENENO!

Todo os dias, milhões de células no nosso corpo morrem, e isso é perfeitamente saudável. Estudos têm mostrado, no entanto, que químicos chamados ftalatos também podem desencadear a “sinalização da morte” em células testiculares, fazendo-as morrer mais cedo do que deveriam.
Comumente usados para dar mais flexibilidade aos plásticos, os ftalatos podem ser encontrados por todos os lados – na cortina do box do chuveiro, em cabos elétricos, na cobertura do chassi do carro e nos plásticos das portas. Outros estudos ligam os ftalatos a alterações hormonais, defeitos congênitos no sistema reprodutor masculino, obesidade, diabetes e irregularidades da tireoide.


Como evitar: 

Diminuir o contato com recipientes plásticos, brinquedos e produtos de higiene pessoal que contenham ftalatos e com objetos de plástico feitos de PVC, cujos rótulos levam o número 3 no símbolo da reciclagem. 

E, caso continue a usar, que seja na temperatura ambiente (nem gelar, nem colocar produtos quentes.



7 - Arsênio ou arsênico


arsênico

O arsênico é largamente empregado em processos de fundição de metais e na conservação de madeira e couro. Em seu estado elementar, é um material cinza sólido, frequentemente encontrado no meio ambiente combinado com outros elementos. Seus compostos geralmente formam um pó branco ou incolor que não tem cheiro ou sabor, o que dificulta identificação do tóxico em alimentos, na água ou na atmosfera.
Exposições pré-natal e pós-natal ao arsênico em água potável contaminada estão associados com déficits cognitivos em crianças com idade escolar e risco elevado de doença neurológica durante a vida adulta.


Como evitar: 
Usar filtros de água que consigam diminuir a concentração de arsênio.

Os velhos filtros de cerâmica, recebendo limpeza regular, ainda são os mais confiáveis. 

Você sabe quais alimentos possuem esta substância tóxica? 

https://www.drasimonetironi.com/single-post/2018/01/29/Ars%C3%AAnico---Voc%C3%AA-sabe-quais-alimentos-apresentam-essa-subst%C3%A2ncia-toxica

Fontes de alimentos com níveis de Arsênico elevados:
- Água para Beber contaminada com Arsenico 
-  Frutos do Mar: Peixe, camarão, mariscos e outros frutos do mar podem conter quantidades significativas de arsênico orgânico, a forma menos tóxica. No entanto, mexilhões e certos tipos de algas marinhas podem conter arsênico inorgânico.
- Arroz: Arroz acumula mais arsênico do que outros alimentos. De fato, é a maior fonte de alimento único de arsênico inorgânico, que é a forma mais tóxica.
Altos níveis de arsênico inorgânico foram detectados em muitos produtos à base de arroz, tais como:
- Leite de Arroz.
- Farelo de Arroz.
- Cereais de Arroz.
- Alimentos Compostos de Arroz.
- Biscoito de Arroz.
- Xarope de Arroz Marrom.
- Barras de Cereais que contêm arroz ou xarope de arroz marrom.

PROCURE USAR ARROZ INTEGRAL ORGÂNICO!!

Estudo Sugere que Água Engarrafada Contém Mais de 24 mil Substâncias Químicas 
https://www.noticiasnaturais.com/2013/12/estudo-sugere-que-agua-engarrafada-contem-mais-de-24-mil-substancias-quimicas/



8 - Tolueno ou metilbenzeno 


Tolueno

Esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, e foi (e, em muitos lugares, ainda é, utilizada como droga para matar a fome dos miseráveis... Também está presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria. Ela também é usada como solvente, em pinturas, revestimentos, borrachas e resinas, além dos esmaltes para unhas.

A toxicidade se transmite pela inalação (não por contato), afetando de forma grave o pulmão.

 A exposição materna ao tolueno tem sido associada a problemas de desenvolvimento cerebral e déficit de atenção na criança. 

Como evitar: 

Procure usar tinta à base d'água (já existentes no mercado e com excelente acabamento) ou tinta de terra e corantes vegetais. 


Querendo, leia sobre como fazer Tinta de Terra: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/11/tinta-de-terra-pintando-e-mudando-as.html
Aprenda a fazer tinta de terra, colar tecido na parede, criar móveis novos. É possível renovar, sem trocar os móveis? Mudar a cor da casa sem gastar muito?  Final de ano, hora de renovar! Usando diferentes tipos de terra é possível criar tonalidades lindas!



9 - Manganês

Manganês

O benéfico papel metabólico do manganês é considerável: ativar numerosas enzimas implicadas na síntese do tecido conjuntivo, na proteção das células contra os radicais livres e nas atividades neuro-hormonais. (...) O ideal é uma ingestão moderada entre 1 a 5 mg por dia desse mineral, quantidade esta que se consegue através dos alimentos. As principais fontes de manganês são os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas. (Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/manganes.htm_ )

Entretanto, quando da exposição direta, especialmente em áreas de mineração, ele é tão tóxico que pode ser letal. 

Um estudo feito em Quebéc, no Canadá, expôs uma relação forte entre a concentração de manganês nos cabelos das crianças e hiperatividade. 

Pequenos em idade escolar que viviam próximo a áreas de mineração e processamento do minério demonstraram diminuição da função intelectual, deficiência em habilidades motoras e redução da função olfativa.
Presente até mesmo na água potável, como em Bangladesh, por exemplo, este produto químico, usado para fabricação de aço, tem sido associado a baixo desempenho em matemática, função intelectual diminuída e déficit de atenção.

Usado em ligas principalmente na do aço e, também, para a produção de pilhas. Pilhas devem ser sempre descartadas em locais próprios de reciclagem (geralmente em urnas apostas na entrada de supermercados). Evite o contato com elas ao vazarem.




10 - Compostos perfluorados (PFCs)


Utensílios antiaderentes (teflon), forros de sofá, impermeabilizantes, embalagens de fast food...



Testes feitos nos Estados Unidos já mostraram que 99% dos americanos apresentam o composto no organismo. A exposição à substância é associada a uma pior qualidade do espermatozoide, baixo peso do bebê ao nascer, doenças renais e da tireoide, além de hipertensão. Diminuição do pênis e capacidade de ereção peniana.

Como evitar? 
Não usar panelas antiaderentes; evitar tecidos impermeáveis ou resistentes a manchas. Se estuver habituado a alimentar-se fora de casa, procure locais que oferecem embalagens orgânicas.



11 - Atrazina



A atrazina é um herbicida frequentemente utilizado em culturas de milho nos países do continente americano capaz de contaminar água potável. Pesquisadores descobriram que seu efeito hormonal é tão perigoso que pode até fazer com que sapos machos passem a ovular. A substância vem sendo associada a um maior risco de tumores na mama, puberdade tardia e inflamação na próstata entre animais, mas também há evidências de que ela possa estar ligada a câncer de próstata em seres humanos.

Como evitar: Consumir mais alimentos orgânicos; comprar um filtro de água certificando-se de que ele remove a atrazina (os tradicionais, de cerâmica, são os melhores).


12 - Chumbo




As principais formas de contaminação pelo chumbo se dão pela ingestão de alimentos ou água contaminados e por inalação de partículas de poeira da substância (o ar que respiramos)

A exposição ao chumbo na infância está associada ao desempenho escolar reduzido e com comportamento deliquente no futuro. 

Segundo o estudo, não existem níveis seguros de exposição a essa substância. O contato diminui a capacidade do corpo em lidar com problemas como hipertensão, depressão e ansiedade.

Como evitar: 

- Adquirir o mais possível os alimentos orgânicos. Ainda que, muitas vezes, eles sejam mais caros, faça a conta do quanto vai economizar em medicação, quando o corpo adoecer. Também o uso da cúrcuma (açafrão da terra) em todos os alimentos cozidos, ajuda a eliminar quase que totalmente os venenos. Crianças são as maiores vítimas, já que 20% dos alimentos infantis apresentam contaminação por chumbo, segundo a ANVISA. Estudos demonstraram que crianças que seguem uma dieta saudável absorvem menos chumbo.
Manter a casa limpa e conservada; não deixar tinta descascada nas paredes por muito tempo.
- Ter um bom filtro de água (os de cerâmica são os melhores).

 


13 - Mercúrio






A exposição ao metilmercúrio afeta o desenvolvimento neurológico do feto e prejudica em qualquer idade. Muitas vezes vem de ingestão de peixe que contém altos níveis de mercúrio. Além disso, é capaz de afetar a ação de um hormônio que regula o ciclo menstrual e a ovulação; também pode provocar diabetes.

O mercúrio (Thymerosal) ainda é utilizado como conservante em algumas vacinas em vários países. Também a amálgama usada para reparação de dentes, está plena de mercúrio e é altamente tóxica.

Mercúrio também pode ser encontrado na água, no ar, em baterias e tintas usadas em tatuagensEssa substância, em contato com mulheres grávidas, pode prejudicar o cérebro do feto. Além disso, é capaz de afetar a ação de um hormônio que regula o ciclo menstrual e a ovulação, além de danificar as células produzidas pelo pâncreas, o que pode levar ao diabetes.

Segundo o estudo, a vulnerabilidade do cérebro em desenvolvimento à toxicidade do metilmercúrio é muito maior que a do cérebro adulto. Os efeitos perduram por anos. Problemas apresentados por crianças aos sete anos de idade ainda eram detectáveis com a idade de 14 anos. Outros exames em pessoas expostas no pré-natal a quantidades excessivas de metilmercúrio mostraram ativação anormal de regiões do cérebro em resposta a tarefas de estimulação sensorial e motora.

Como evitar: 
- Consumir o mais possível alimentos orgânicos.
- Diminuir (ou erradicar) o consumo de peixes.
- Falar com o seu dentista sobre a condição das obturações antigas, caso existam. 
- Usar alguns suplementos específicos para quelar metais pesados ​​tais como a vitamina C. 
- Comer certos alimentos, como morangos, framboesas e chocolate (orgânicos, claro).
- Ao fazer uma tatuagem, certifique-se que a tinta e todos os demais produtos urtilizados sejam veganos.

14 - Éteres de difenila polibromados (PBDEs)







O grupo de compostos conhecidos como polibromados éteres difenil (PBDE) são amplamente utilizados como retardadores de chama, para proteger móveis, tapetes e roupas e podem ser neurotóxicos. Usado também em colchões. Evite usar estes produtos!

Os PBDEs são usados ​​em uma variedade de produtos, incluindo roupas, móveis e plásticos. Os cientistas encontraram evidências suficientes apoiando uma associação entre a exposição retardadora de chama no desenvolvimento e o QI reduzido. Outros estudos os vincularam a riscos reprodutivos e neurológicos, pois a exposição humana geralmente ocorre através da ingestão de alimentos e inalação. 

PBDEs se acumulam no sangue, leite materno e tecidos adiposos. Para as crianças, os PBDEs são um grande risco. Um estudo realizado pelo Environmental Working Group descobriu que os níveis médios de PBDEs no sangue em crianças eram 3,2 vezes maiores que suas mães. (https://childrenshealthdefense.org/known-culprits/flame-retardantspbdes/)

Estudos epidemiológicos na Europa e nos EUA têm mostrado déficits de desenvolvimento neurológico em crianças com aumento da exposição pré-natal a estes compostos.

'Os retardadores de chama são comumente encontrados na poeira doméstica e no ar interno, que é consideravelmente mais contaminado com esses produtos químicos do que o ar externo. Os pesquisadores descobriram que um aumento de 10 vezes nas concentrações de PBDE no início da gravidez, quando o cérebro fetal está se desenvolvendo, foi associado a um declínio de 4,5 QI, que é comparável ao impacto da exposição ambiental ao chumbo, de acordo com os autores.' (https://saferchemicals.org/2014/05/29/new-study-finds-flame-retardant-exposure-as-bad-as-lead-for-iq/)


Como evitar: É praticamente impossível evitar sozinho o contato com a substância – para isso, é preciso que leis ambientais sejam mais rígidas na hora de autorizar que certos produtos sejam vendidos. Algumas medidas, porém, podem ajudar. Usar filtros HEPA para aspiradores de pó, por exemplo, pode diminuir a poeira doméstica tóxica. Manter o ambiente bem ventilado. Limpar chão, paredes, vidros com bicarbonato de sódio e-ou vinagre. Além disso, ao comprar um novo tapete, o ideal é optar por um cujo revestimento de baixo não contenha PBDE.


15 - Tetracloroetileno ou percloroetileno



O tetracloroetileno é um líquido incolor e volátil à temperatura ambiente. É usado como desengraxante de peças metálicas, em lavagens a seco, na indústria têxtil, e produtos de limpeza e de borracha laminada.

Em Massachusetts, nos Estados Unidos, uma pesquisa com crianças que foram expostas no pré-natal ao percloroetileno em água potável mostrou tendência para deficiências na função neurológica e risco aumentado de diagnósticos psiquiátricos. 


Como evitar: Para sua limpeza doméstica, use produtos mais neutros, como sabão de glicerina, álcool, vinagre, bicarbonato de sódio, etc.. E evite lavagens de roupa a seco. Leia os componentes usados no fabrico têxtil e lave sempre as roupas novas, antes de usar.



16 - Perclorato


A substância é usada na fabricação de combustível para foguetes, mas também pode ser aplicada em fertilizantes e herbicidas, sendo capaz de contaminar a água, a produção de alimentos e o leite. 

Um estudo recente mostrou que a elevada exposição a perclorato durante a gravidez diminui os níveis da hormona tiroideia T4 (tiroxina), o que pode afetar o desenvolvimento cerebral do feto. (https://adti.pt/2017/11/15/exposicao-a-perclorato-durante-a-gravidez/)

Ao entrar em contato com o corpo humano, o perclorato compete com o iodo, nutriente necessário para que a glândula da tireoide produza hormônios. 

Ou seja, a exposição a grandes quantidades de perclorato pode alterar o equilíbrio hormonal do organismo e, consequentemente, afetar a regulação do metabolismo entre adultos e também o desenvolvimento cerebral e dos órgãos de crianças.

Como evitar: Prevenir o consumo de água que contenha perclorato é possível com o uso de filtros de osmose reversa. Como é praticamente impossível evitar o contato com perclorato por meio da alimentação, o ideal é que sejam consumidas quantidades recomendadas de iodo (Lugol é um medicamento barato. Pergunte ao médico funcional qual a dosagem ideal para cada pessoa. Geralmente são recomendadas 3 gotas/dia. Consulte o médico). Consuma o mais possível os alimentos orgânicos.



17 - Éter de glicol


Éter de glicol, ou Dietilenoglicol ou DEG é um produto químico de uso amplo. É comumente usado como solvente de tintas, também em produtos de limpeza, linhas para costura, tingimento de couros e pela indústria farmacêutica para extração medicinal. A União Europeia já classificou a substância como um possível fator de prejuízo à fertilidade das pessoas ou ao feto, além de um fator risco para alergias e asmas em crianças.

Como evitar: Evitar produtos que tenham na fórmula ingredientes como o 2-Butoxietano


(Este post foi atualizado em 2019)


Conheça as denúncias e os alertas dos especialistas.
Clique:

Venenos do Cotidiano e TDAH - Perturbações neurológicas infantis causadas por roupas, móveis, alimentos e brinquedos que contêm substâncias químicas danosas




TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, autismo, síndrome de Asperger, dislexia, paralisia cerebral - A "epidemia silenciosa" de toxinas químicas ferem nossos filhos





Fontes não relacionadas no post:
www.pnuma.org.br
theglobeandmail.com/life/health-and-fitness
nydailynews.com/life-style/
g1.globo.com
veja.abril.com.br/noticia/ciencia/
Environmental Working Group (EWG)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dietilenoglicol (Éter glicol)




Mais fontes com os links:
- http://www.pnuma.org.br/admin/publicacoes/texto/Inventario_Dioxinas_Furanos_web_-_ISBN978-85-7738-180-7.pdf
- http://www.theglobeandmail.com/life/health-and-fitness/health/the-silent-epidemic-of-chemical-toxins-hurting-our-children/article16893932/
- http://www.nydailynews.com/life-style/health/toxins-beauty-products-plastics-meats-harm-child-health-mt-sinai-experts-claim-article-1.987325
- http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL916532-5602,00-CARNE+BOVINA+TAMBEM+ESTA+CONTAMINADA+COM+DIOXINA+DIZ+GOVERNO+DA+IRLANDA.html
http://www.noticiasnaturais.com/2014/02/12-substancias-ocultas-que-envenenam-o-cerebro-das-criancas/#ixzz3PEa95OLK
- http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-futuro-e-de-velhos-gordos-e-inferteis - Os desreguladores endócrinos mais perigosos à saúde
- Lista elaborada pela organização americana Environmental Working Group (EWG) 
https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/12-substancias-invisiveis-que-afetam-o-cerebro-das-criancas/
https://claudia.abril.com.br/saude/agentes-infiltrados-as-substancias-nocivas-que-ingerimos-sem-nem-suspeitar/




 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário