quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Shopping Center Norte de São Paulo, sobre metano, ameaça explodir - E alguém ainda fala que é o planeta que se vinga? Não é vingança, é reação química!


Shopping Center Norte, de São Paulo, com gás metano, praticamente vazio. Clientes e funcionários com medo.
(Foto: G1)

Shopping Center Norte de São Paulo, sobre metano ameaça explodir - E alguém ainda fala que é o planeta que se vinga? Não é vingança, é reação química!

Por Marise Jalowitzki
28.setembro.2011
http://ning.it/qZcrCj

A notícia aí está! Um shopping elegantéérrriiimo, o sofisticado deShopping Center Norte, de São Paulo e, quiçá um dos mais lindos da América Latina, está quase vazio, paga multas enormes, está ameaçado de ser definitivamente interditado e-ou fechado. As pessoas estão assustadas, os empregados vivem com medo.

Sabem o que? O Shopping FOI CONSTRUÍDO EM CIMA DE UM LIXÃO!!! Mais uma vez o LIXO acabando com o LUXO! Na maior parte das vezes, o lixo inferniza e adoece as populações periféricas, os agricultores, as classes carentes. Mas agora, novamente, o lixo se remexe nas entranhas e diz: PLÁSTICO NÃO! PETRÓLEO, NÃO! Chega de alterar o meio ambiente!!!

Quem quer acordar?

Talvez agora, por ser o Shopping e não o Morro do Bumba, as providências sejam tomadas.
No Rio de Janeiro, o Morro do Bumba veio abaixo pela pouco assentamento de um terreno pleno de lixo.
Em São Paulo, o Shopping Center Norte, construído sobre um lixão, soterrado há 30 anos, continua liberando gás metano, o mesmo que se forma sobre as camadas onde há petróleo, com igual possibilidade de explodir.

( Em Porto Alegre, no RS-Brasil, temos uma situação semelhante onde agora está sendo construída a Arena do Grêmio Futebol Portoalegrense, para estar pronto para a Copa do Mundo. Não há notificação de que tenha acontecido algum estudo ambiental. Vamos esperar que aconteça uma situação semerlhante? Confira em http://ning.it/pjqTon )

 Acompanhe a reportagem completa ou assista o video do G1 - Jornal Nacional de 28.setembro.2011: Link: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/09/center-norte-cetesb-e-mp-assinam-termo-de-ajustamento-de-conduta.html



Representantes do Ministério Público, do Center Norte e da Cetesb assinaram na tarde desta quarta-feira (28) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê as medidas que o shopping terá de tomar para afastar o risco de explosão.

Os comerciários estão preocupados com a situação, já que o shopping pode ter que fechar as portas na sexta-feira (30). A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no entanto, poderá cancelar o fechamento caso considere o TAC satisfatório. O documento ainda não foi recebido pelo órgão.
Pelo Termo de Ajustamento de Conduta assinado nesta quarta-feira, os administradores do Shopping Center Norte se comprometem a cumprir ao menos dez medidas preventivas. Em caso de descumprimento de qualquer uma delas, a pena prevista é uma multa diária de R$ 100 mil, segundo o TAC.

O centro de compras, localizado na Zona Norte de São Paulo, terá, por exemplo, 20 dias "para completar a instalação e dar início à operação do sistema de drenagem de gases, interligado ao sistema de exaustão do subsolo nas nove áreas já identificadas nos estudos apresentados pelo empreendedor".

O monitoramento da presença de gases (explosividade, pressão, CH4 e O2) nos poços de medição já instalados, utilidades subterrâneas e nas lojas terá de ser diário. O plano de monitoramento de gases, apresentado no dia 31 de agosto à Cetesb, terá de ser complementado pelo Center Norte em 15 dias, de forma a ampliar a área e o número de pontos de medição.

Além disso, o shopping terá de apresentar em cinco dias úteis um plano de contingência a ser implementado em situações de risco iminente em razão da intrusão de gás metano. Toda vez que for constatada a presença de gases com risco iminente detectada no monitoramento, o Center Norte se compromete a adotar de imediato as medidas de emergência previstas no Plano de Contigência.

Será preciso também apresentar à Cetesb complementações ao Plano de Comunicação aos lojistas e frequentadores do shopping e ao Plano de Gerenciamento de Crises em cinco dias úteis a partir do recebimento da comunicação da agência ambiental.

O Center Norte está obrigado a apresentar à Cetesb novo cronograma da sequência da investigação detalhada e implantação das medidas de intervenção, incluindo a área do Lar Center e do Carrefour, seguindo orientação do órgão ambiental, em 15 dias. O documento estabelece que o shopping terá de manter a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente informada sobre todas as ações por ele adotadas.

De acordo com o TAC, os valores eventualmente desembolsados deverão ser revertidos em favor de Fundo Estadual de Prevenção e Remediação de Áreas Contaminadas.

Nesta quarta-feira (28), houve protestos no Shopping Center Norte pedindo mais segurança. Faltando dois dias para que o lugar feche as portas e cumpra a determinação da Prefeitura, os comerciantes convivem com a falta de consumidores.

Área contaminada
O Shopping Center Norte entrou na lista de Áreas Contaminadas Críticas da Cetesb por causa da existência do gás metano no terreno, que foi aterrado com lixo, segundo os técnicos da companhia, nos anos 80. Não há solo natural até dez metros de profundidade. O material em decomposição produz gás metano e, segundo a Cetesb, os níveis estão acima do permitido, com risco de explosões.

O shopping Center Norte diz que oito equipamentos para drenar o gás vão ser instalados no local, mas não precisa quando eles devem começar a funcionar. Segundo a assessoria, entretanto, o estabelecimento está seguindo o cronograma combinado com a Cetesb.

O diretor de controle da Cetesb, Geraldo Amaral, diz que o monitoramento do shopping teve início em 2004. Ele afirma por que o terreno só entrou na lista tanto tempo depois. “A partir deste ano, as situações de risco ficaram mais presentes e começamos a exigir medidas para que esses riscos fossem eliminados”, conta. Segundo Amaral, como as medidas não foram tomadas, foram aplicadas multas e a área foi incluída na lista

Em nota, o Carrefour informa já ter contratado uma consultoria ambiental e uma empresa especializada em medições.

---------

Leia também: http://ning.it/pjqTon


Gás Metano em Porto Alegre - Estádio do Grêmio Futebol Portoalegrense e o Shopping de São Paulo

---------

E mais: LINK: http://ning.it/qnobhS


Lixão de ontem, shopping de hoje - É assim que são construídos os centros urbanos - Shopping Center Norte e entorno com ameaça de explosão por gás metano



Como ocorre a drenagem do gás metano
 - Mais ameaças de explosões por metano em São Paulo - Agora é o conjunto Cingapura


-----
E mais: Moradores se recusam a sair - Link: http://ning.it/nBGMeH


Moradores resistem à ordem de evacuação do Cingapura devido ao risco de explosão do gás metano do subsolo





Olha a situação do Cingapura - Metano ameaça explodir e moradores terão de ser evacuados

------


CONHEÇA O PROJETO QUE TRABALHA TODO O LIXO, e ainda gera Energia Elétrica - É o Projeto NATUREZA LIMPA


Unaí - Minas Gerais - Primeiro Projeto Brasileiro
para Transformar o Lixo em Energia,
 aproveita até mesmo o chorume


Lixo em Energia - Parte 1/10 - Transformar lixo em Energia é possível no Brasil? Sem impactos ambientais negativos?
LINK: http://t.co/xZslfoX
 







Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário