sábado, 17 de setembro de 2011

Mais pânico para todos! Satélite desativado vai cair na Terra na próxima semana

Lixo espacial continua caindo na Terra. Agora é o UARS, que pesa 5,5 toneladas!

Mais pânico para todos! Satélite desativado vai cair na Terra na próxima semana

Por Marise Jalowitzki
17.setembro.2011
http://ning.it/re3X7R

Pois é, vamos relaxar? Não bastassem as eternas notícias de acidentes, mortes, assassinatos, estupros, roubos, fraudes, corrupção, tortura, fim de mundo, 2012...ufa! Que lista! Agora também chega lixo estratosférico para bombardear o planeta!


Queda do UARS. Lixo espacial. Os que promovem o progresso, do qual todos usufruímos irrefletida e consumisticamente, nunca planejam efeitos nem avaliam consequências. É o uso pelo uso. E o "depois-se-vê-o-que-se-faz".

E, como sempre, quem faz nem pode ser responsabilizado pelos efeitos, pois, "é tudo da lei", como dizia Raul Seixas. Os que promovem as inovações e o progresso, do qual todos usufruímos irrefletida e consumisticamente, nunca planejam efeitos nem avaliam consequências. É o uso pelo uso. E o "depois-se-vê-o-que-se-faz". Bem, agora, só resta esperar que não seja no seu quintal! O mundo todo espera, como sempre, que não seja no seu quintal!

Mas que é um sufoco ficar assim refém, de coisas que o próprio homem arranjou para si, isso é!

A NASA - A Agência Espacial Americana confirmou que o satélite UARS, desativado, vai cair em algum lugar na Terra entre quinta-feira e sábado da semana que vem (até 24.setembro.2011). O UARS é do tamanho de um ônibus e pesa 5,5 toneladas. Os técnicos acreditam que partes com até 150kg de metal possam resistir à reentrada na atmosfera.

E a Nasa calcula que a probabilidade de um pedaço da UARS atingir alguém é de uma para 3,2 mil. São 5,5 toneladas!

Chazinho de melissa e cidreira para todos e vamos em frente!
Lixo espacial também é lixo, mesmo que um dia tenha custado milhões de dólares!

A NASA confirmou que o satélite UARS, desativado, vai cair em algum lugar na Terra até 24.setembro.2011




Edição do dia 16/09/2011
16/09/2011 21h38 - Atualizado em 16/09/2011 21h38
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/09/satelite-desativado-vai-cair-na-terra-na-proxima-semana.html

Satélite desativado vai cair na Terra na próxima semana

De acordo com a Nasa, destroços de 150kg podem atingir a América do Sul.

A Agência Espacial Americana confirmou nesta s A Agência Espacial Americana confirmou nesta sexta-feira (16) que um satélite desativado vai cair em algum lugar na Terra entre quinta-feira e sábado da semana que vem.

O satélite UARS, de pesquisas atmosféricas, foi lançado em 1991 com a ajuda do ônibus espacial Discovery. Em 2005, ele parou de funcionar e se juntou a milhares de pedaços de sucata espacial que vagam na órbita terrestre.

A maior parte do lixo espacial é formada por pequenas peças que medem poucos centímetros. Mas o satélite UARS é do tamanho de um ônibus e pesa 5,5 toneladas.

Normalmente, quando o lixo espacial reentra na atmosfera, o atrito com o ar é suficiente para incinerar tudo. Só que, desta vez, os técnicos da Nasa não tem certeza sobre o destino do satélite de pesquisas que está caindo. Eles não sabem nem se ele vai se desintegrar por completo e nem o lugar exato onde os possíveis pedaços poderão cair na Terra.

Os técnicos acreditam que partes com até 150kg de metal possam resistir à reentrada na atmosfera. Os destroços podem cair em uma faixa extensa do planeta , que inclui a América do Sul. Mas, pelo menos, a estatística está a favor de quem espera pela queda no planeta Terra.

As estações espaciais Skylab, em 1979, e a Mir, em 2001, muito maiores, despencaram longe de áreas habitadas. E a Nasa calcula que a probabilidade de um pedaço da UARS atingir alguém é de uma para 3,2 mil.

----------

Leia também: http://ning.it/qrUEPD


Satélite - queda de bola de fogo azul na Argentina pode ser do Satélite UARS (Foto EFE)



 Será o Satélite UARS? "Bola Azul que caiu do céu" provocou explosão e morte na Argentina


Peritos argentinos investigam se bola de fogo azul que caiu do céu pode ser dos destroços do Satélite UARS


Por Marise Jalowitzki
26.setembro.2011
http://ning.it/qrUEPD

---------

Nenhum comentário:

Postar um comentário