sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como ocorre a drenagem do gás metano - Mais ameaças de explosões por metano em São Paulo - Agora é o conjunto Cingapura




Lixão de ontem, shopping de hoje - É assim que são construídos os centros urbanos - Shopping Center Norte e entorno com ameaça de explosão por gás metano


Como ocorre a drenagem do gás metano
 - Mais ameaças de explosões por metano em São Paulo - Agora é o conjunto Cingapura

Por Marise Jalowitzki
30.setembro.2011
http://ning.it/qnobhS

A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - depois de concluir o perigo de explosão por metano no Shopping Center Norte, em São Paulo, investiga o entorno e descobre que o conjunto habitacional Cingapura, na Avenida Zaki Narchi, também corre o mesmo risco de explosão que o Shopping. Todo o entorno está ameaçado, incluindo o Novotel. Ou seja, há que se averiguar qual a extensão do antigo lixão e tomar TODAS as providências.

"Se a prefeitura não tomar as medidas de drenagem para dispersar o gás em 30 dias, também poderá ser autuada", informa o jornal O Estado de S. Paulo.


Shopping Center Norte e Entorno, com ameaça de explosão por acúmulo de gás metano no subsolo

Como ocorre a drenagem do gás metano

Como a situação é devido a construções feitas sobre lixões, o lixo em decomposição, além do chorume, vai produzindo gás metano, o mesmo que causa efeito estufa - grande responsável pelo aquecimento global -. Este gás também se encontra sobre as camadas de petróleo. O gás metano, quando gerado no subsolo (devido a um aterro simples - cobertura irresponsável, sem o devido tratamento), vai se acumulando, acumulando, "inchando", comprimindo, até que, ao conseguir se liberar e entrar em contato com a atmosfera, explode e incendeia.

Os drenos comumente usados são meros tubos, canos que são colocados no subsolo e que "emergem" tipo chaminés, para liberar o gás para a atmosfera. Simples assim. Ontem (30) foi mostrado um campo de futebol - também inaugurado sobre um antigo lixão - onde já foram colocados os drenos. A colocação pura dos canos-drenos, só demonstra mais uma vez o despreparo e a "solução-rápida" que tem caracterizado o nosso mundo. "livrar-se do problema, já!", sem medir as consequências logo adiante. Sim, pois liberar o metano para a atmosfera, sem nenhum filtro, sem nenhum tratamento, sem nenhuma queima, sem reciclagem, "resolve" a questão de impedir a explosão, questão imediata, mas continua empestando o ar, já tão poluído!

O gás metano, quando liberado livremente para a atmosfera, é 20 vezes mais poluente do que quando queimado (quando se torna CO2 - igualmente gás efeito estufa). A queima acontece quando o aterro sanitário recebe tratamento devido. O ideal seria a queima e o reaproveitamento para que se tornasse combustível ou  energia elétrica, como no caso de Unaí - MG, onde o projeto Natureza Limpas faz esse reaproveitamento do lixo urbano (Veja mais em  Link: http://t.co/xZslfoX ).

O que apareceu na reportagem televisiva sobre as providências do shopping, são tubos, encanamentos que, por certo, vão para uma estação de tratamento, a fim de diminuir os impactos ambientais nocivos. Essa providência de "fim-de-tubo" (end-of-pipe), isto é, COMO será tratado o metano, não apareceu.

O conjunto habitacional agora em questão, o Cingapura, tem, em média, 7 mil moradores.

Por causa das últimas descobertas, a CETESB vai investigar a presença de metano na área entre o shopping e o Cingapura, onde ficam o hotel Novotel e o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo.

Os transtornos estao só começando. E, felizmente, ANTES da ocorrência de tragédias.

O que podemos depreender de tudo isso: que as autoridades, ou são insipientes (não sabedores, ignorantes) ou são irresponsáveis, ou descuidadas. O crescimento rápido da cidade para o norte, nas últimas décadas, promoveu a concessão de licenças sem o devido estudo das condições do solo.


São Paulo e a poluição atmosférica - Gás metano no Shopping Center Norte



Com certeza, este não é um problema só de São Paulo. Em outro artigo, citei o caso da Arena do Grêmio, aqui em Porto Alegre, construção em andamento. Milhares são as situações por esse Brasil afora, onde o lixo, indiscriminada e desordenadamente, vem sendo descartado há décadas.

Vamos correr atrás do prejuízo, como sempre. O que nossos avós ensinaram "Vale mais prevenir do que remediar!" parece que ninguém aprendeu!

----------
Leia também: http://ning.it/qZcrCj


Shopping Center Norte, de São Paulo, com gás metano, praticamente vazio. Clientes e funcionários com medo.

Shopping Center Norte de São Paulo, sobre metano ameaça explodir - E alguém ainda fala que é o planeta que se vinga? Não é vingança, é reação química!

Por Marise Jalowitzki
LINK: http://ning.it/qZcrCj

-------

E também:


Arena do Grêmio pode estar sendo construída sobre um lixão. É preciso que as autoridades se pronunciem.


Gás Metano em Porto Alegre - Estádio do Grêmio Futebol Portoalegrense e o Shopping de São Paulo

29.setembro.2011


------
Nota de 05.outubro.2011 - apesar das apelações, Shopping permanece fechado por ordem da Prefeitura e funcionários são barrados para que não entrem no prédio. Valeu!

Nota de 11.outubro.2011 - O shopping foi reaberto ao público, após a instalação de drenos. Os moradores do conjunto Cingapura, após ordem de deixar suas casas, recusaram-se; continuam sendo instalados drenos, sem maiores especificações, tal como aconteceu no shopping. Sobre o Novotel e dependências municipais, ninguém mais comenta.

------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário