quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Adianta negar? Furadeiras de parede são usadas para cirurgias em crânio. Governador de PB quer processar a mídia. Médicos asseguram a prática.


 

Governador da Paraíba nega uso de furadeiras e cirurgias. Médicos afirmam a prática
(Montagem das fotos: Marise)
Adianta negar? Furadeiras de parede são usadas para cirurgias em crânio. Governador de PB quer processar a mídia. Médicos asseguram a prática


Por Marise Jalowitzki
07.setembro.2011
http://ning.it/qdC9nR

Melhor do que ficar negando é tomar, FINALMENTE, alguma providência efetiva para dirimir situações mundialmente vergonhosas e caóticas. Chegamos ao fundo do poço no atendimento dos pacientes do SUS no Brasil.

Hospitais fechados em todo o país, equipamentos sucateados, hospitais novos, nunca inaugurados e enferrujando, tornando-se obsoletos antes mesmo de um único atendimento. Médicos sobrecarregados, outros, superfaturando, medicamentos faltando ou sendo jogados no lixo por não terem sido entregues no prazo legal, mães dando à luz em bancos de metrô, pacientes com doenças graves espalhados pelos corredores. E Viva a Copa do Mundo!

Agora, o Governador da Paraíba simplesmente nega os fatos, diz que é mentira, enxovalha o veículo de divulgação e diz que vai processar... é ainda mais triste e lamentável. Pois mostra a distância ética entre um fato e a necessidade da imediata providência de bom atendimento, que é um direito do cidadão.

O que irá acontecer com os médicos que divulgam os fatos e as fotos, divulgam o nome deles próprios, o nome dos hospitais que praticam um procedimento arcaico para uma situação escandalosamente caótica?

Os médicos Ronald Farias e Valdir Delmiro (que é presidente da Cooperativa dos Cirurgiões do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa) romperam o silêncio sobre o caso e detalharam a prática.

Esperamos que não sejam incriminados, pura e simplesmente, como vem acontecendo há tempos.

A providência correta e fundamental não é punir quem traz à luz situações delicadas. A providência correta inclui destinar recursos, munir e, após, controlar para onde foram destinados os fundos. Gestão! 

----
Video
Jornal Nacional - 6 de setembro de 2011reportagem 1 de 10

Hospitais públicos no Nordeste funcionam em condições precárias
O JH mostra a realidade de pacientes graves que aguardam atendimento há dias. Em uma unidade de saúde, sacos de lixo são usados como lençóis. No maior hospital de emergência e trauma de João Pessoa, médicos usam furadeiras para operações no crânio.


-----------
Do G1
06/09/2011 19h44 - Atualizado em 06/09/2011 21h33

Médico divulga foto de furadeiras usadas em cirurgias em João Pessoa

Fotos foram enviadas por cirurgião do Hospital de Trauma.
Imagem comprova depoimento de outro médico em sessão da Câmara.

Do G1 PB
Médico apresenta furadeiras usadas em cirurgias em João Pessoa (Foto: Divulgação)Médico apresenta furadeira usada em cirurgias
(Foto: Divulgação)
Em e-mail enviado à reportagem do G1, Valdir Delmiro, médico e presidente da Cooperativa dos Cirurgiões do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, divulgou fotos das furadeiras usadas para realizar cirurgias cranianas. Segundo o médico, o procedimento também é adotado no Hospital Ortotrauma, localizado em Mangabeira, bairro de João Pessoa.


O médico ainda afirmou que ele próprio usa os equipamentos para procedimentos cirúrgicos. Segundo ele, o equipamento até pode ser usado em situação de emergência, mas a utilização virou rotina no hospital. De acordo com ele, os dois craniótomos, equipamentos adequados para abertura de crânios, vão para manutenção várias vezes e por isso as furadeiras estão sendo usadas com muita frequência.


Segundo o médico Ronald Farias, que foi o primeiro a falar sobre a utilização da ferramenta, os cirurgiões estariam usando a furadeira porque o craniótomo, aparelho correto para realizar o procedimento, está quebrado. A Cruz Vermelha, responsável por gerenciar o hospital, revelou que esse aparelho não funcionada há mais de um ano.


O secretário de Saúde da Paraíba, Waldson de Souza, no entanto, desmentiu o uso de furadeiras no hospital.


Médico garante que outros hospitais também fazem uso da ferramenta (Foto: Divulgação)Médico garante que outros hospitais também fazem uso da ferramenta (Foto: Divulgação)

http://g1.globo.com/paraiba/noticia/2011/09/medico-divulga-foto-de-furadeiras-usadas-em-cirurgias-em-joao-pessoa.html

---------



Médicos afirmam que vários hospitais utilizam a prática, na falta do craniótomo

(Montagem das fotos: Marise)

Ricardo Coutinho deve entrar na justiça contra declarações de que Trauma estaria usando furadeira em cirurgias

06/09/2011 | 16h09min

Marília Domingues com Fernando Braz 

O governador Ricardo Coutinho, durante solenidade nesta terça (6), falou ao portal paraiba.com.br a respeito das declarações divulgadas na mídia sobre os médicos do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, estarem usando furadeiras em cirurgias de crânio.


De acordo com Coutinho, essa informação é uma mentira de um veículo de comunicação que está fazendo “terrorismo contra o povo” para tentar atingir o governo. “Eu sei e eu vou provar”, garantiu o socialista.


Coutinho comentou que “essa mentira” é uma forma de tentar tirar a credibilidade de um órgão que estava melhorando. “Para o desespero daqueles que recebiam cinco plantões e dois davam, ou que não percebem ou se sentem ameaçados por um governo que coloca todos como iguais”, diz.


O governador garantiu que não são usadas furadeiras em cirurgias de crânio, mas sim dois outros equipamentos que o hospital disponibiliza. Ricardo explicou que furadeiras são usadas em outras cirurgias como é feito em todos os lugares, contudo assegurou que é um equipamento específico e não uma furadeira comprada no “mercado da Torre”.

Coutinho destacou que nenhum médico aceitaria fazer esse tipo de coisa e classificou a atitude como absurda. Ele afirmou que a informação parte de um meio de comunicação que “tenta ganhar as páginas dos jornais para denegrir a imagem da Paraíba”.

De acordo com o Ricardo, o governo do Estado através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), vai tomar as providencias contra todos os identificáveis que estão participando desse “ato de terrorismo”, conclui.


---------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário