terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cimento e Resíduos - Co-incineração, um processo com incertezas e riscos, vem se desenvolvendo como um experimento social em larga escala - Princípio da Precaução - PRODUÇÃO MAIS LIMPA


Populações pobres e os trabalhadores terceirizados são os mais afetados

Cimento e Resíduos - Co-incineração, um processo com incertezas e riscos, vem se desenvolvendo como um Experimento Social em larga escala - 


Princípio da Precaução - PRODUÇÃO MAIS LIMPA

06.setembro.2011
http://ning.it/q6TIj1

O que é Co-incineração

"A co-incineração consiste basicamente em aproveitar os fornos das cimenteiras tirando partido das suas altas temperaturas (entre 1450 e 2000 graus) para queima dos resíduos perigosos, ao mesmo tempo que se produz cimento.

Consideram-se como resíduos perigosos uma gama variada de substâncias na forma líquida, sólida ou pastosa tais como: solventes de limpeza, solventes de industria química, tinta e vernizes, óleos usados, alcatrões, betumes, lamas de estações de tratamento de águas, etc."


"A gestão que tem foco na minimização de resíduos e superação da ecoeficiência atua dentro do Princípio da Precaução."



O Princípio da Precaução requer que as decisões sobre os processos industriais, as substâncias químicas perigosas e os resíduos perigosos ocorram quando uma dada inovação tecnológica ainda se encontra em fase de teste, e não na ponta final do processo, quando a tecnologia já está implantada e empregada em larga escala."

Assim, tanto nas discussões e, principalmente, nas decisões sobre a escolha dos combustíveis e sobre os riscos aceitáveis na fabricação de cimento com emprego
de resíduos o Princípio da Precaução deverá imperar!


"O Brasil se interessou pela produção mais limpa a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (RIO-92). Logo em seguida, no ano de 1995, foi criado o Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL). Quando, em 1997 aconteceu a Conferência Latino-Americana para o Desenvolvimento Sustentável e Competitividade.

Já nesta época a CETESB se constituía em um dos agentes disseminadores da discussão sobre produção mais limpa no diversos fóruns internacionais (Kiperstok, 2002).

O gerenciamento ambiental com foco no desenvolvimento de tecnologias limpas contribui para aperfeiçoar os processos industriais.


Ao utilizar procedimentos capazes de dar respostas aos problemas ambientais, a exemplo da avaliação de toxicidade de efluentes industriais entre outras metodologias, as organizações inserem o conceito de produção mais limpa em seus processos produtivos."


"A United Nations General Assembly (UNIDO) define a "Produção Mais Limpa", aquela que tem como foco o uso eficiente da matéria prima, integrando às estratégias preventiva, econômica, ambiental e tecnológica em seu processo produtivo, reforçando que a geração mínima de resíduo tem como consequência reflexos positivos no desenvolvimento sustentável."


"O que observamos é que as autoridades públicas, ao concederem licenças para a co-incineração de resíduos, em vista do estágio atual do conhecimento científico e tecnológico e da inadequação das próprias exigências dos regulamentos e normas vigentes estão desconsiderando as premissas do Princípio da Precaução, uma vez que as quantidades crescem e os tipos de resíduos destinados aos fornos se diversificam rapidamente, sem que tenham sido realizados estudos e pesquisas para avaliar a eficácia desta tecnologia no que se refere ao potencial e ao grau de disseminação dos riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.

Observa-se uma postura atrasada dos entes públicos em relação aos riscos e sua disseminação em larga escala. E também uma falta de compromisso pelas consequências indesejadas que deles possam advir.

Cimento e resíduos - A co-incineração, como realizada atualmente, é um processo notável de disseminação dos riscos de contaminação química associados aos resíduos industriais perigosos, que se desenvolve em escala interregional, convergindo para as regiões cimenteiras

A co-incineração de resíduos é um processo complexo e inédito no Brasil, com carga importante de incertezas e de riscos, apresentando-se, na forma como está se desenvolvendo, como um experimento social em larga escala, o que não é mais possível permitir que ocorra.


Os procedimentos reguladores da atividade de co-incineração estabelecidos pelos órgãos ambientais ainda são incipientes diante da complexidade do tema.


Autores: Auxiliadora Maria Moura Santi 1
Arsênio Oswaldo Sevá Filho 2

http://www.fem.unicamp.br/~seva/anppas04_SantiSeva_cimento_RMBH.pdf
http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0058_restoxicos/oquee.htm

----------

(continua)

---------
Conheça os demais artigos sobre o tema Cimento e Petróleo: Link: http://ning.it/q4ESTJ

Legislações específicas e Convenções Internacionais - Cimento e Petróleo - Desmatamento e Sustentabilidade - Resíduos Tóxicos e Legislação



Cimento e Petróleo - Desmatamento e Sustentabilidade - Resíduos Tóxicos e Legislação

Por Marise Jalowitzki
02.setembro.2011
Link: http://ning.it/q4ESTJ
 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil








Nenhum comentário:

Postar um comentário