quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Túnel subterrâneo nos Andes para estudar Energia Escura - O Paradoxo dos Mundos



Mega Túnel subterrâneo nos Andes começa a ser construído em 2012 e fica a 1.500m de profundidade

Túnel subterrâneo nos Andes para estudar Energia Escura - O Paradoxo dos Mundos


Túnel na Cordilheira dos Andes ajudará estudos sobre o Universo



Por Marise Jalowitzki
29.setembro.2011
http://ning.it/npLNRx


Pois é. Quando se tem conhecimento de uma notícia como essa, a sensação é mesmo de ser ainda "mais pequenininho" do que se acha e sabe. Um laboratório subterrâneo, com uma ala maior, a principal, onde serão feitos dois ou três experimentos maiores, e um túnel secundário, que abrigará três ou quatro andares destinados a estudos variados, cortados por túneis de acesso, que ocuparão 2.500 metros quadrados da área subterrânea. Dá para imaginar o tamanho de tudo isso?


Pois esse é o que já está acontecendo na Cordilheira dos Andes. É o Projeto Andes, que envolve cientistas da Argentina, do Brasil, do Chile e do México. O túnel, que começará a ser construído em 2012, terá 14 quilômetros de extensão e um laboratório que será instalado a mais de 1.500 metros abaixo da superfície.


A localização do túnel fica em uma região entre a Argentina e o Chile.


O que um empreendimento como este acarreta em termos da chamada sustentabilidade, a preservação do ecossistema, o desmatamento? São mundos diferentes, em um mesmo mundo, correndo em direção oposta. De um lado, alguns ecochatos tentando preservar a vida na Terra como ela sempre foi. De outro, toda uma comunidade científica sedenta por pesquisar e conhecer o que ainda não se sabe.


É, realmente, sedutor imaginar que 85% da matéria do Universo é ainda desconhecida, como querem os cientistas.  Os cientistas acreditam que 85% da matéria do Universo é composta por matéria escura, cujas características são totalmente desconhecidas. Gente! Totalmente desconhecidas! A maior parte de tudo o que supomos é desconhecida!


O projeto já foi liberado e as obras iniciam em 2012. O grupo de cientistas argentinos, chilenos e mexicanos,  recebem apoio de colegas americanos e europeus em troca da cooperação no estudo da chamada matéria escura, dos neutrinos e de outras partículas subatômicas, explicou o coordenador da iniciativa, o físico franco-argentino Xavier Bertou.

Cientistas vão aprofundar o estudo sobre os neutrinos, outras partículas subatômicas, impactos dos raios cósmicos e sismógrafos. É o Laboratório do Projeto Andes




O que será estudado no Laboratório Subterrâneo dos Andes


O principal objetivo é ampliar os estudos sobre os neutrinos, partículas de pouquíssima massa, com carga elétrica neutra e que, provavelmente, possuem velocidade maior do que a luz. Até agora, acreditava-se nas conclusões de Einstein, que preconizava que a velocidade da luz era a maior. Os estudos serão trocados com os cientistas do mundo, também envolvidos nas mesmas pesquisas.


Outras partículas subatômicas também serão pesquisadas.


Também serão aprofundados estudos sobre os impactos dos raios cósmicos sobre o envelhecimento celular.
Além da geofísica, criando uma rede de sismógrafos entre a Argentina e o Chile, e do ambiente.


O Coordenador do Projeto Andes, o físico franco-argentino Xavier Bertou, explica que grande parte desses estudos só pode ser feita em locais abaixo de rochas, que permitem detectar os neutrinos, os quais interagem pouco com a matéria.


"Entender o comportamento dos neutrinos é fundamental para o estudo da física" acrescenta Bertou. 


Atualmente há mais de dez laboratórios subterrâneos no hemisfério Norte, entre eles o italiano Gran Sasso (*), onde foram medidos os neutrinos que, aparentemente, "são mais rápidos que a luz".


O laboratório localizado no hemisfério Sul permitirá que sejam feitos estudos cruzados dos neutrinos. "Devido ao movimento da Terra, alguns estudos ganhariam muito se fossem feitos nos dois hemisférios para que os eventos possam ser triangulados", disse Bertou.



Valor do Investimento
O laboratório, para ser construído, custará  US$ 15 milhões, o equivalente a 2% do custo do túnel rodoviário Água Negra, que unirá a cidade de Iglesia, na província argentina de San Juan, à província chilena de Vicuña. 


Xavier Bertou afirmou ainda que faltam pelo menos US$ 5 milhões para equipar o laboratório para estudos de física de partículas.




Novo Polo Tecnológico


O projeto Andes tem o potencial de incentivar a criação de empresas de alta tecnologia, como aconteceu nas regiões próximas aos laboratórios na Europa, declaram os cientistas.

Como sempre, haverá ofertas para os empregos temporários de construção... Depois, talvez, criamos o nosso "próprio" Vale do Silício....



LNGS - Laboratório Nacional Gran Sasso é o maior laboratório subterrâneo do mundo e fica a 120 km de Roma


(*)
Laboratório Gran Sasso, na Itália 

LNGS  - O Laboratório Nacional Gran Sasso fica entre as cidades de L´Áquila e de Teramo, a 120 km de Roma. As instalações subterrâneas estão localizadas no túnel que atravessa o maciço de montanhas do Gran Sasso. Possui três grandes salas experimentais, cada um com cerca de 100 m de comprimento, 20 de largura e 18 de altura e túneis de serviço. Também possui instalações externas. A missão do laboratório é o de acolher as experiências de física e astrofísica de partículas subatômicas, e outras disciplinas que podem se beneficiar das suas características e infraestrutura, ou seja,  que requerem pequenos níveis de radiação local (ruído de fundo). Hoje, 750 pesquisadores de 22 países trabalham em 15 linhas de pesquisas no LNGS.


Laboratório Subterrâneo Gran Sasso - O Maior do mundo, vai ser parceiro do Laboratório Subterrâneo dos Andes (Vista do interior)
 Laboratório Nacional de Gran Sasso, o maior debaixo da terra para experimentos em física e astrofísica de partículas subatômicas, localizado em Abruzzo, mantém parceria com instituição brasileira.

Leia também:
Cientistas anunciam partícula que se move mais rápido que a luz


Fontes:
EFE
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/981663-tunel-na-cordilheira-dos-andes-ajudara-estudos-sobre-o-universo.shtml
http://oriundi.net/site/oriundi.php?menu=noticiasdet&id=11350


-------
Leia também: http://ning.it/pxLr7C


Linro Project - Dois suíços, radicados no Brasil, mostram como revolucionar a Física e obter Energia a partir da Energia da Gravidade - Dupla Rotação simultânea - Chega de Desmatamento!



Projeto Linro - Alternativa Energética - Energia Gravitacional - Simples e barata

24.agosto.2011
Link: http://ning.it/pxLr7C


Querendo, leia também:

Terremoto 6.1 no mesmo dia do Colapso no Glaciar de Perito Moreno - Argentina

O que o terremoto tem a ver com o Túnel Subterrâneo dos Andes - Gaia - Mãe Terra e as consequências 

Terremoto 6.1 no mesmo dia do Colapso no Glaciar de Perito Moreno - Argentina


Por Marise Jalowitzki
07.março.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2012/03/terremoto-61-no-mesmo-dia-do-colapso-no.html 

-------

2 comentários:

  1. O maior e mais prestigiado do mundo é o CERN em Genebra (Suíça) com o seu acelerador subterrâneo circular de 27 quilômetros.
    Mas isso não é importante, importante é que a ciência avança, embora possamos fazer muitas perguntas ...
    Por que fazer algo "similar" na América do Sul, quando todos os cientistas do mundo têm acesso ao CERN, onde eles já fazem experiências (muitas caras) com neutrinos?
    Vocês sabem quanto custa tudo isso?
    Não há enormes riscos de terremotos na Argentina, na Cordilheira?
    Não há pessoas necessitadas na América do Sul?
    Este "túnel" vai conseguir-nos dar uma resposta aos nossos problemas futuros de energia e do meio ambiente?
    Não há outras prioridades no continente sul-americano?
    Eu não sou contra da investigação, mas contra gastos desnecessários...
    Muitas perguntas?
    Alguém tem respostas inteligentes?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, "Anônimo". São estas, EXATAMENTE, as questões a serem debatidas. MAS, debatidas, por quem?omou conhecimento das tratativas? foi sequer consultado?ocurando na web encontrei as fotos da Kirchner e Lula sorridentes, assinando o acordo em 2010. É MUITO cruel um mundo onde elegemos quem nos irá representar e, depois, esses REPRESENTANTES não nos consultam em nada e apenas decidem o que ELES pensam que deve ser!!!

    ResponderExcluir