sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Perfis humanos: Em qual grupo você está? - Questionário de Autodiagnose


Quem tem opinião contribui para a ação
 (Morador que se salvou dos soterramentos em Teresópolis - Rio - Foto: Terra)

Perfis humanos: Em qual grupo você está? - Questionário de Autodiagnose

Por Marise Jalowitzki
23.setembro.2011
http://ning.it/qqhUHr

Em meio à situação de caos em que vivemos, com destruição, venenos e catástrofes sendo multiplicados à exaustão, temos, também, soluções simples e práticas para minimizar e até mesmo reverter os danos que causamos a nós mesmos, devastando o ecossistema.

Ainda ontem, ao efetuar a "matança" do mofo de inverno (só quem mora em climas frios e úmidos para saber do que estou falando), tive de, novamente, sorrir, ao lembrar da frase exaustivamente repetida pelas amebas humanas: "...salvar o planeta!" Quem somos nós, minúsculos moluscos, para "salvar" o planeta? O que estamos fazendo - aqueles poucos que se agitam e gritam pelas melhorias necessárias - é tentar salvar A NOSSA PELE! NÓS, enquanto espécie humana, é quem vamos nos extinguir, se não acontecer a mudança necessária, ecologicamente sustentável. O planeta vai continuar, ainda que transformado em algumas essências.

Assim refletindo, peguei um dos "questionários" de autodiagnose que criei para aplicação em meus grupos de desenvolvimento humano e resolvi transcrevê-lo aqui.


Perfis Humanos - Teste - Autodiagnose

(  ) - 1 - Insipiente (não sabedor): distanciado do conhecimento, sabe e percebe pouco. Altamente manipulável, devido à ingenuidade. Crédulo em tudo que lhe é dito.Pouca opinião própria.

(  ) - 2 - Alienado: O que até sente que as coisas não estão bem, mas faz de conta que não vê, para não ter de se comprometer. Usufrui, consome, mas não questiona nem se questiona. Não quer saber.

(  ) - 3 - Prático (Também chamado de "Mau caráter"): sabe que as coisas não estão bem, mas como a idéia de melhoria não partiu dele, torce para que tudo dê errado, para que aqueles que ousam se dêem mal, para que tudo continue como está e não precise se mobilizar. Usufrui e se beneficia com tudo que puder.

(  ) - 4 - Fantasioso: O que acredita que as coisas podem melhorar (ou piorar) mas não consegue fazer algo de concreto para que as coisas mudem. Sente-se fraco frente à situação. Empurra com a barriga.

(  ) - 5 - Sonhador: Tem noção da realidade, tem noção de como as coisas não estão bem, planeja um mundo melhor, mas não sabe bem como colocar em prática. Teme o vexame de ser chamado de doido.

(  ) - 6 - Visionário: O que enxerga como as coisas vão ficar, se continuarem do jeito como vem sendo feitas; tem o foco no futuro e na mudança e sabe que é preciso mudar para que haja melhoria. Põe a mão-na-massa e tenta um saída.

(  ) - 7 - Idealista: O que tem noção da realidade, de como as coisas estão acontecendo, já tem uma idéia de como fazer para melhorar e quer colocá-la em prática para a melhoria contínua de todos, incluindo o ecossistema. Tem de se fortalecer contra as represálias dos outros.
  



Expressar suas idéias é fundamental para que a melhoria contínua aconteça


A estimativa é de que:
80% da população mundial apenas consome, não sabe ou não quer saber;
15% sabe e sente que algo não vai bem, mas não se mobiliza para mudar e, pior, torce para que dê tudo errado;
5% são os que, pelos seus esforços, conseguem promover as mudanças efetivas.




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

4 comentários:

  1. "5% são os que, pelos seus esforços, conseguem promover as mudanças efetivas"? Vixe Marise, você está sendo otimista, ponha um 0,5% aí!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Monika, talvez tenhas mesmo razão! É que, quando leio algumas ações individuais, que fazem tanta e tão boa diferença, ainda que seja para uma única comunidade, parece tanto!

    Há um rapaz, por exemplo, que migrou dos states para África e, com os recursos herdados de seus pais, começou a Uma população inteira está com mais qualidade de vida.

    Noutro dia vi um homem, em meio a uma avenida movimentadíssima aqui em Porto Alegre, levantando uma sacola de plástico da calçada e colocando-a em uma lixeirinha. Ato solitário, mas efetivo. Para quem? É como a história do arrematador de estrelas do mar. Fez diferença para um bueiro, talvez, para uma tartaruga, quiçá, lá no meio do oceano. É, talvez não chegue a 5%, mas cabe ressaltar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida e guerreira Marise!
    Tens razão, era 5% antes do teu artigo. ACREdito que já poderia dizer 10%, a conscientização é crescente. Com a chegada de Marina Silva, Marise e tantos(as) com o mesmo conhecimento, objetivo e mobilização, a tendência é de crescimento sustentável irreversível. A hora é agora, a ONDA VERDE segue a sua trajetória.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Aglais! Saudades do Amigo! Muito bom receber estas palavras que chegam como um alento em meio à turbulência de nossos dias. Que a Onda Verde faça renascer em todos a ação para a mudança efetiva!
    Abraços e Feliz Semana!

    ResponderExcluir