segunda-feira, 7 de maio de 2012

Política interessa?


Crianças são orientadas de como votar em colégios, a fim de prepará-las para eleições futuras



POLÍTICA INTERESSA?


Por Marise Jalowitzki
07.maio.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/politica-interessa.html

O interesse por política, definitivamente, não é um ponto forte para os brasileiros. Descaso, ironia, deboche, descrédito é o que a maioria sente e declara quando o assunto vem à tona. Entretanto, querendo ou não, nossas vidas são norteadas pelas decisões que os políticos tomam. Somos atingidos "corpo-e-alma" por tudo o que eles aprovam ou desaprovam: salários, rodovias, aeroportos, preços, tipos de mercadorias, políticas públicas e sociais. Muito ruim ficar alheio a tudo que acontece, apenas pagando e realimentando os efeitos! 


Assim, o que fazer para despertar a consciência política? Para que alguma coisa chame a atenção de alguém é preciso que seja atrativa. Confiável. Cheirando à Verdade.


Natal-comércio, Páscoa-comércio, Dia-das-Mães-Pais-Crianças-comércio constituem um grande exemplo: tem tantos adeptos devido ao constante bombardeamento de ofertas, artigos coloridos, enfeitados, saborosos, de conforto, que chegam aos olhos dos consumidores sempre associados a belas cenas de família, afeto, união, alegria e compartilhamento. Difícil resistir, não é mesmo?


Qual a atração que a política oferece? Salvo RARÍSSIMAS exceções, salientam-se apenas desvios, corrupção, conchavos, interesses próprios, desmandos, fraudes, brigas e sopapos, divergência de opiniões, mais desvios, mais corrupções, acordos nas surdinas, declarações inverídicas,  prorrogações, alterações em projetos, novas postergações e muita, muita pizza!... o tempo todo! Durante os mandatos, ao invés de discutir e implementar ações e programas importantes para o desenvolvimento do país e mesmo o rumo deste "desenvolvimento", a maioria das questões gira apenas ao redor de quem é mais podre do que quem! Em quem consegue acusar mais ao outro! Projetos necessários ficam engavetados durante anos, numa procrastinação atroz!


Agora, esperar que qualquer um dos lados - eleitor ruim ou político ruim - mude, não vai acontecer por si só.


O aceno de mudança positiva continua sendo a educação. A divulgação, comentários fundamentados, discussão sadia, envolvimento das diferentes comunidades.


A sala de aula pode se tornar um laboratório bastante interessante. É na sala de aula, desde pequeno, que o cidadão precisa receber informações, as mais isentas possíveis, ter acesso a leituras diversas, de diferentes correntes políticas, o professor incentivar fóruns e ginkanas de debates, sem tendências, sem imposição de idéias. Isto torna possível a cada um criar o seu próprio conceito político, associar-se (ou não) mais tarde a um determinado grupo e defender sua voz. Desta maneira, conseguirá construir idéias próprias, o que leva a decisões mais conscientes.





É preciso começar a mudança e o lugar desta mudança é, principalmente, na sala de aula. Com os jovens. Com eles está a mudança.
Votar porque quer votar, votar porque acredita que é importante, isso, sim, é consciência política!
A urna e o ato de votar são atrativos aos educandos mirins, em simulação em sala de aula


Motivação só existe quando o Motivo para a Ação é atraente!


Educação já!





Leia mais em:

Voto Vendido - Votos por Comida e Gasolina


Um relatório da Polícia Federal mostra que os bens mais comuns que são trocados por votos, são os produtos básicos como arroz e feijão, gasolina e materiais de construção - DIGA NÃO À VENDA DE VOTOS

O compromisso em melhorar diz respeito a todos.




Mais sobre o Tema:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/05/voto-nulo-pode-sim-acarretar-nova.html   



Voto é questão que envolve a todos -
Temos de discutir e divulgar, para melhorar!

VOTO NULO pode, sim, acarretar nova eleição!


Por Marise Jalowitzki
26.maio.2012




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário