Terremoto na Argentina |
Nós não estamos preparados - Terremoto da Argentina sentido em SP, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul
Por Marise Jalowitzki
02.setembro.2011
Vamos falar mais sobre isso?
O terremoto foi na Argentina, sentimos aqui no Brasil, no Paraná, em São Paulo, em Goiânia, provavelmente em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Coisas novas estão chegando por aqui também.
Quando pensamos que um vulcão chileno (Puyuhue) fosse fechar nossos aeroportos, encher de "fuligem" - cinza vulcânica nosso meio ambiente e empestar o ar durante algumas horas, em dias diversos?
Algumas pessoas, só por ouvir falar, dizem ficar em pânico.
Adianta?
Nossas edificações não levaram em conta abalos sísmicos, a infra estrutura não contemplou tal planejamento. Temos praias em nosso litoral sem nenhum arcabouço que as ampare, em caso de algum tsunami. Sinceramente, tempos novos.
Claro que não é fácil manter a lógica, a racionalidade e a calma em um momento de insegurança e angústia. Os que conseguem, pelo menos parcialmente, são os socorristas, em todas as situações de emergência. Pensar e agir para o bem comum consegue ser analgesia emocional com bons resultados. E, se adianta, lembrar: morrer é só uma vez! Enquanto isso, viver bravamente, viver honrosamente. Se tiver de acontecer, quando for "a hora" de cada um, será definitivo. Assim, viver bem enquanto estamos bem é a maior sabedoria. Amor pelos nossos entes queridos é o bem maior. E precisa ser cultivado todos os dias.
De resto, ficar pensando e se apavorando, não adianta nada.
A verdade é que não estamos preparados para muitas e muitas coisas, em um mundo que está cheio de inseguranças, mas, também, está pleno de alegrias.
Por uma questão de prevenção e precaução, considero importante conhecer as dicas que os especialistas nos dão, como sair de locais fechados (habitações) onde estão passando os tremores.
Há mais algumas dicas, que você pode verificar no link: http://t.co/FO4u4NT
E, boa sorte! Felicidades a todos nós!
Do G1
01/01/2011 08h39 - Atualizado em 01/01/2011 10h37
01/01/2011 08h39 - Atualizado em 01/01/2011 10h37
Terremoto de magnitude 7 atinge norte da Argentina
Epicentro do tremor foi na região de Santiago Del Estero.
Local fica a 960 quilômetros de Buenos Aires.
Um terremoto de magnitude 7 atingiu na manhã deste sábado (1) a região de Santiago Del Estero, no norte da Argentina. O tremor ocorreu às 6h56 do horário local, 7h56 em Brasília, segundo a agência americana de monitoramento USGS.
Tremor de 6,4 graus atinge região de Santiago del Estero na Argentina
Terremoto afetou regiões de Anatuya, Santiago del Estero e Catamarca.
Agência EFE
Tremor de 6,4 graus atinge região de Santiago del Estero na Argentina
Terremoto afetou regiões de Anatuya, Santiago del Estero e Catamarca.
Agência EFE
Um tremor de 6,4 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta sexta-feira a região argentina de Santiago del Estero, a cerca de 800 quilômetros de Buenos Aires, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Os especialistas do USGS detectaram o terremoto às 10h47 (horário de Brasília), a uma profundidade de 592 quilômetros.
O USGS indicou que a magnitude preliminar registrada foi de 6,4 graus, embora possa ser divulgada uma revisão posteriormente.
O tremor afetou as cidades de Anatuya, Santiago del Estero e Catamarca.
O epicentro foi localizado a 31 quilômetros da localidade de Anatuya, 805 quilômetros de Buenos Aires e a 648 quilômetros de Assunção, capital do Paraguai.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/terremoto-de-69-graus-atinge-argentina.html
----------
MARINGÁ E CASCAVEL, NO PARANÁ
Em Maringá, os bombeiros receberam pelo menos 12 chamadas de pessoas assustadas. Um prédio comercial de seis andares foi evacuado, após funcionários acusarem o tremor de cadeiras, divisórias e computadores. Uma gestante passou mal no local e precisou receber atendimento médico.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, após uma vistoria que durou cerca de 40 minutos., o atendimento no prédio foi normalizado. O tremor foi sentido também no prédio da Receita Federal, no centro da cidade.
Em Cascavel, no Oeste do Paraná, houve também o registro de abalos de pequena intensidade. O Corpo de Bombeiros de Cascavel recebeu três ligações de moradores. Foram relatados tremores em dois prédios do centro da cidade, mas sem causar danos materiais. A Defesa Civil do município também recebeu ligações no telefone 199 de pessoas assustadas que relataram ter sentido o tremor.
Segundo Lucas Vieira Barros, coordenador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis), o tremor teve seu ponto de origem a uma profundidade de 600 quilômetros. "Por essa razão as ondas sísmicas tiveram efeitos minimizados", afirmou.
Barros disse, ainda, que mesmo que o epicentro do terremoto tenha ocorrido a uma grande profundidade, é comum o fenômeno ser sentido nos pontos mais altos de locais distantes, como Cascavel e Maringá.
A cidade de Santiago del Estero, onde ocorreu o abalo sísmico, fica a 800 quilômetros de Buenos Aires, capital da Argentina.
-------
SÃO PAULO
01/01/2011 09h46 - Atualizado em 01/01/2011 10h07
Moradores do interior de SP sentem reflexo de terremoto na Argentina
Tremor ocorreu em Indaiatuba e no bairro de Jardim Paulicéia, em Campinas.
Defesa Civil vai fazer vistoria nos locais onde tremor foi sentido.
Moradores de Indaiatuba e do bairro Jardim Paulicéia, em Campinas, no interior de São Paulo, sentiram um tremor na manhã deste sábado (1º), por volta das 8h. A Defesa Civil de Campinas afirma que o tremor é reflexo do terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no Norte da Argentina, a mais de 2 mil quilômetros de distância de Campinas.
Neste sábado, a Defesa Civil vai visitar os locais onde o tremor foi sentido para fazer uma vistoria. "Precisamos avaliar as estruturas dos locais para identificar qualquer tipo de alteração", disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
(...)
Neste sábado, a Defesa Civil vai visitar os locais onde o tremor foi sentido para fazer uma vistoria. "Precisamos avaliar as estruturas dos locais para identificar qualquer tipo de alteração", disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
(...)
-------
Terremoto na Argentina alcançou grau 7 na Escala Richter |
Estado - 02/09/2011 16h50
Atualizado em 02/09/2011 16h56
Terremoto na Argentina pode ter sido sentido em Passo Fundo
Prédios mais altos chegaram a ser evacuados na cidade gaúcha na manhã desta sexta.
Da Redação
O terremoto que atingiu o Norte da Argentina na manhã desta sexta-feira pode ter refletido em Passo Fundo. De acordo com a imprensa local, moradores da cidade relatam ter sentido tremores na na região do Hospital São Vicente de Paulo. Alguns prédios mais altos chegaram a ser evacuados.
Abalos sísmicos de 6,4 graus na escala Richter foram registrados a cerca de 30 quilômetros dea cidade argentina de Anatuya, na província de Santiago del Estero. Os tremores foram registrados em dois momentos do dia, mas o mais o intenso ocorreu por volta das 10h47.
--------
Como sentimos os terremotos - Escala Mercalli - Terremoto Grau IV |
Como os humanos sentem a intensidade dos Terremotos
---------
Marise Jalowitzki Compromisso Consciente |
compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário