quinta-feira, 28 de julho de 2011

Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas



Venenos na noite - animais fogem das queimadas nos canaviais



Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas

Venenos na Noite - Parte 6/10


Por Marise Jalowitzki
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/07/caos-ambiental-animais-sofrem-em.html?spref=tw


Ano após ano a situação se repete.


População do entorno e mais além, animais selvagens e domésticos, por vezes até os trabalhadores envolvidos, todos padecem com as queimadas. Neste tópico, as de cana-de-açúcar. Um dos estados que mais apresentam esse sofrimento é São Paulo.


Segundo declarações de uma única associação de proteção e amparo aos animais selvagens, só em 2010 foram mais de 150 animais atingidos. Mais de dois terços morreram.


Tamanduás são resgatados e muito feridos pelas queimadas, dificilmente resistem



Ouriços, tamanduás-mirim, tatus, onças, cachorros do mato, cobras de diversas espécies são alguns dos animais selvagens que habitam nos canaviais e que, de um momento para outro, são queimados vivos pela ação do fogo ateado antes da colheita manual.


Algumas espécies de aves mudam seu ciclo de reprodução e outras já nem procriam. Tudo está alterado devido a mais uma intervenção humana.


A população do entorno também sofre com as queimadas. Além dos venenos tóxicos lançados ao ar que, ao ser inalados, provocam doenças periódicas, também convivem com o ataque desses mesmos animais selvagens que, muitas vezes, rondam as casas.


Os ataques de cobras, aranhas e escorpiões mais que dobraram na última década. Em 2000 foram sete mil ataques. Em 2010 o número saltou para 14 mil.

A lei manda que as usinas façam uma investigação nos canaviais antes de atear fogo, para espantar os bichos da área. Mesmo não sabendo quais as empresas que conseguem executar esta varredura, já que as queimadas acontecem exatamente porque a colheita manual fere os trabalhadores envolvidos, ficam as dúvidas:
- Como ocorre a varredura? Como ela é feita?
- Há alguma empresa canavieira que faça, efetivamente, a varredura?
- Como a lei pune as empresas infratoras?
- Qual a efetividade dessa lei punitiva?

Queimadas A lei manda que as usinas façam uma investigação nos canaviais antes de atear fogo, para espantar os bichos da área. Como é feita a varredura antes da colheita da cana-de-açúcar?

--------
Leia na íntegra e assista o video:


Edição do dia 08/07/2011
08/07/2011 14h11 - Atualizado em 08/07/2011 14h35
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/07/animais-sofrem-com-queimadas-em-canaviais-no-interior-de-sao-paulo.html

Animais sofrem com queimadas em canaviais no interior de São Paulo

Só em 2010 uma associação que cuida de animais selvagens recebeu mais de 150 vítimas de incêndios. Apenas 45 sobreviveram.

Giuliano Tamura Bariri, SP


Às 20h funcionários da usina ateiam fogo no canavial. A área do tamanho de cinco quarteirões logo se transforma num inferno. A temperatura passa dos 800ºC.

A queimada é muito rápida.

Em menos de 20 minutos quase cinco hectares de cana são queimados. No meio das chamas, a equipe do Jornal Hoje encontrou um tatu vivo. 

Desorientado, ele não sabe para onde correr e a couraça estava toda chamuscada.



Na manhã seguinte, quando os boias-frias chegam para cortar a cana, descobrem o tamanho do estrago. O ouriço não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois. O mesmo aconteceu com o tamanduá-mirim, que já estava cego quando foi encontrado. Os três filhotes de onça parda ficaram muito queimados e só dois sobreviveram. Um cachorro-do-mato correu para a estrada e foi atropelado.


No ano passado, uma associação que cuida de animais selvagens recebeu mais de 150 vítimas de incêndios. Só 45 sobreviveram. Muitos viviam em reservas de preservação ambiental, destruídas por queimadas feitas em canaviais vizinhos.


Para se proteger do fogo, as aves estão mudando de comportamento. Segundo os biólogos, algumas espécies conseguiram até antecipar em três, quatro meses o ciclo de reprodução. “Elas já estão fazendo ninho e começando a colocar os ovos agora no inverno, antes da entrada da primavera”, explica o biólogo  Aguinaldo Marinho.


Mas nem todos conseguem se adaptar. Alguns pássaros, como a siriema e o gavião nem tentam mais procriar. “Às vezes, elas passam um, dois anos, sem fazer a postura e chocagem de ovos, porque sabem que se continuar assim, se um filhote nascer, não vai sobreviver", relata.


Muitos bichos fogem para as cidades, onde são atacados por cachorros ou moradores. Afinal alguns são perigosos. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, os ataques de cobras, aranhas e escorpiões mais que dobraram na última década. Em 2000 foram sete mil ataques. Em 2010 o número saltou para 14 mil.


Só uns poucos refugiados são bem acolhidos, como uma rolinha que vive num quintal ou um beija-flor que construiu o ninho na sala de uma casa.


A lei manda que as usinas façam uma varredura no canavial antes de atear fogo, para espantar os bichos da área, mas muitos não fazem isso. E os animais não são as únicas vitimas. Só em São Paulo, no ano passado, três trabalhadores rurais morreram em queimadas.


Outro video: http://noticias.r7.com/videos/animais-silvestres-sofrem-com-as-queimadas-no-interior-paulista/idmedia/3a0761e03b4ca00200154e7979d3822a-2.html


 
Os atendimentos aos animais silvestres crescem assustadoramente





--------
Leia mais sobre o tópico Venenos na Noite



Parte 1/10 - Venenos no Ar da Noite - Queimadas – LINK: http://t.co/YGKFSi2

Parte 2/10 - Madrugadas Tóxicas - Hipertensão e Asma - As Queimadas da Cana-de-Açúcar - LINK: http://t.co/07toCYW


Parte 3/10 - O Porque da Queima da Cana-de-Açúcar Antes da Colheita – LINK: http://t.co/SNOBlue




Parte 4/10 – Emissão de Partículas Tóxicas e Saúde Pública - a queima de cana-de-açúcar - LINK: http://t.co/bxCYSEM
Parte 5/10 - O SONO DOS CIDADÃOS DE BARIRI em noites de queimadas - LINK: http://t.co/VwZ9SmW
Parte 6/10 - Caos ambiental - Animais sofrem em queimadas e fogem para zonas urbanas - LINK:
http://t.co/IXwXc1G


Parte 7/10 - Fogo do Flare de Triunfo assusta - Falha eleva chama no polo petroquímico de Triunfo - LINK:http://ning.it/nmhm5P

----------

MAIS SOBRE ANIMAIS SILVESTRES QUE INVADEM PROPRIEDADES:

Usina Hidrelétrica de Jirau - Falha no Projeto - Quais as providências quanto ao Impacto Ambiental? Hoje onças estão sendo caçadas e correm risco de envenenamento


 

Onça Pintada levanta seu filhote - Exiladas de seu habitat, elas procuram alimento nas fazendas que agora circundam a Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Fazendeiros pretendem envenená-las.



Socorro: Onças estão sendo caçadas em Rondônia

LINK: http://t.co/X7fT21i


Leia mais sobre Direito dos Animais à VIDA! link: http://t.co/7Z4PBPu 

Animais são nossos irmãos e tem Direito à VIDA!

Links sobre Direito dos Animais à VIDA!

19.abril.2011

DIGA NÃO AO RETROCESSO!!
DIGA NÃO À UTILIZAÇÃO DE PELES DE ANIMAIS!
DIGA NÃO AOS EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS COM ANIMAIS!DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS!
DIGA SIM AO DIREITO À VIDA!
DIGA NÃO À MALDADE HUMANA!
Manifeste-se! Participe

--------------



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário