quinta-feira, 7 de julho de 2011

DEMOROU! MARINA sai do PV - Gabeira também!


Marina sai do PV e vai criar novo Movimento - Gabeira e Sirkis saem também


DEMOROU! MARINA sai do PV - Gabeira também!

Por Marise Jalowitzki
07.julho.2011
http://t.co/FMxkiGW

Puxa!!! Demorou!!! Com meses de atraso, hoje é anunciada a saída de Marina Silva, Gabeira e Sirkis do PV. Certo que tentaram. Mas, para quem estava olhando dos bastidores, era certo que não havia como ser diferente.

Tempo precioso que se passou em negociações!

Que se inicie o novo, o verdadeiramente verde e ecologicamente correto e sustentável movimento!
Mudar para melhor faz voltar a acreditar!
É isso aí!


Pela lógica, matematicamente, a saída de Marina do PV para criar um novo movimento é o mais acertado. Felicidades!!!


Marina Silva vai mesmo sair do PV, diz Alfredo Sirkis

Anúncio da ex-ministra de deixar partido é esperado para esta tarde.
Ex-deputado Fernando Gabeira anunciou que sairá do PV.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo
Marina Silva e o senador Ricardo Young, na tarde desta quinta, em São Paulo (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Marina Silva e Ricardo Young, na tarde desta quinta,
em São Paulo (Foto: Eduardo Carvalho/G1)

O  vice-presidente do PV, o deputado federal Alfredo Sirkis (RJ), confimou ao G1 que a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva vai anunciar oficialmente na tarde desta quinta-feira (7) sua saída do PV e a criação de um movimento, ainda sem nome definitivo, que terá como base o lema "verde e cidadania".

Marina Silva disputou as eleições presidenciais de 2010 pelo PV e ficou em terceiro lugar, com 19,6 milhões de votos, o equivalente a 19,33% dos votos válidos. No segundo turno entre o tucano José Serra e a então candidata Dilma Rousseff (PT), Marina optou por manter uma posição de "independência" e não apoiou oficialmente nenhum dos dois candidatos.

Sirkis afirmou que também pedirá licença ao partido, mas estuda por quais meios jurídicos deverá sair, devido à regra de fidelidade partidária. Ele afirmou ainda que o movimento "Verde e Cidadania" poderá se tornar uma nova legenda política a partir de 2013. Em 2014, serão realizadas eleições presidenciais.

"Todos os aliados da Marina também sairão junto com ela. O movimento, com nome definido, será lançado mesmo a partir de setembro. Hoje será apenas o anúncio", disse.

Marina Silva vai falar à imprensa esta tarde num evento na Zona Oeste de São Paulo. Apoiadores da ex-ministra do Meio Ambiente de diferentes partes do Brasil estão presentes.



Gabeira anuncia desfiliação do PV

Ex-deputado é um dos políticos mais importantes do partido.
Ele disputou o governo do Rio em 2010, mas não foi eleito.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo

O ex-deputado Fernando Gabeira confirmou, nesta quinta-feira (7) sua desfiliação do PV. O anúncio ocorreu via teleconferência entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Uma das figuras mais tradicionais do PV, ele candidatou-se pela primeira vez a um mandato eleitivo em 1986, quando disputou o governo do RJ.
Na capital paulista,  um grupo de lideranças ligadas à ex-senadora Marina Silva está reunido para divulgar a saída do partido e a criação de um movimento com a bandeira "verde e cidadania". O vice-presidente do PV, o deputado federal Alfredo Sirkis (RJ), já antecipou que a ex-ministra sairá da legenda.

Gabeira afirmou que a criação do novo movimento é uma resposta ao "problema de aproximar a sociedade dos grandes temas e da participação política".

Ele disputou as últimas eleições para o governo do Rio de Janeiro, mas perdeu para Sérgio Cabral (PMDB), que foi reeleito.

Segundo Gabeira, o movimento será criado para responder a essa questão, uma vez que os partidos, na opinião do ex-parlamentar, estão desgastados e distantes da população. “O movimento tem que atuar no governo”.

Gabeira afirmou que o movimento poderá ser agregado por outros partidos ou será necessário criar uma nova legenda. “Acredito que é possível que os partidos sejam capazes de compreender a importância de aderir a um movimento como esse”, disse.

Crise
Desde o fim de junho, há rumores de que a ex-senadora e um grupo de aliados deixarão o PV devido a divergências internas.

Maurício Brusadin, que presidia o diretório do PV paulista, oficializou a saída da legenda nesta quarta-feira e avaliou que o PV passa por uma crise de intermediação, assim como outros partidos.

Ele citou como exemplos as recentes denúncias sobre o Ministério dos Transportes, a disputa dentro do PR por quem vai ocupar a vaga deixada por Alfredo Nascimento e  cobrança por cargos públicos feita ao governo Dilma Rousseff pelo PMDB.

“O PV não é diferente. Não é a toa que essa crise de intermediação está acontecendo. Tentamos de tudo, criamos um movimento de transição democrática, queríamos dialogar, sem atravessadores”, afirmou.


-------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário