sexta-feira, 8 de julho de 2011

Deslizamentos de Terra - Ministério Público Federal - Instituição de Excelência! MPF investiga negligência no Deslizamento de São Paulo

Deslizamento na zona sul de São Paulo - MP abriu inquérito para apurar se houve imperícia ou negligência  - Foto Adriano Lima - Arena

Deslizamentos de Terra - Ministério Público Federal, Instituição de Excelência! MPF investiga negligência no Deslizamento de São Paulo

Por Marise Jalowitzki
08.julho.2011
http://t.co/akOpSeY

Novamente cenas horríveis de deslizamentos!

Entretanto, desta vez, há investigação do Ministério Público. Para o MP, a realização das obras de contenção - antes que todas as famílias fossem retiradas - pode indicar que houve imperícia e negligência.

Parabéns ao MPF - Ministério Público Federal! Mais uma vez esta série instituição vai pedir investigação para apurar a possível negligência nos deslizamentos que aconteceram ontem (07) na zona sul de São Paulo. As mortes, os ferimentos, as perdas materiais, a dor, o sofrimento e a angústia e insegurança recebem um aceno de consolo e esperança nesta ação do MPF.

Em meio a tantas impunidades, a tantas negligências e descasos, quem sabe estas intervenções fortes e determinadas consigam inibir o descaso, o desleixo e a irresponsabilidade de tantos?

Deslizamentos, soterramentos, desapropriações violentas, demissões e prisões, assassinatos e falta de segurança, bueiros que estouram, lá estão eles, moralizando e punindo.

MPF, estamos com vocês!

Os sonhos daqueles que hoje se foram, esses estão destruídos. Como o do rapaz que estava se preparando para criar um lar para a moça grávida que morreu. Mas, por certo, novos sonhos estão se formatando e poderão se concretizar em ambientes mais seguros!

Um dos moradores, trouxas de roupas nas costas, declara, enquanto desce a encosta: "A época das chuvas nem começou e já está assim! O jeito é sair enquanto estamos vivos!"

Governos, por favor, joguem mais atenção e supervisão para as populações que vivem nas áreas de risco! Para que não se repitam as tragédias que ainda permanecem em nossas mentes, em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e tantos outros estados brasileiros.

Acontecimentos desse jaez tem o poder de maltratar a população envolvida e enlamear nosso país. 

----------

MP abre inquérito para investigar queda de barranco na zona sul de SP

Para a promotoria, a realização das obras de contenção - antes que todas as famílias fossem retiradas - pode indicar que houve imperícia e negligência.

Querendo, assista o video:

O Morro dos Macacos, na zona sul de São Paulo, estava em obras para não ceder. A parte mais alta já tinha sido coberta de concreto. Mas, no fim da manhã, a terra desceu o barranco, arrastou casas, um carro e matou duas pessoas.

O primeiro corpo encontrado foi o de Tamires dos Santos Ferreira, de 17 anos, grávida de cinco meses. “A gente estava vendo já pra gente casar e a gente ia mudar, a gente não ia ficar aqui, porque já estava com risco de cair”, conta o namorado de Tamires, Thiago Pio.

Depois, os bombeiros acharam o corpo de Yohan Hanna de Jesus, de três anos. Ele estava na cozinha enquanto o irmão dormia na sala. Igor só foi salvo graças à irmã mais velha.

“Aí só tinha um buraco, eu não tava conseguindo respirar e comecei a gritar. Aí ela me escutou gritando e chamou os moradores pra me tirar”, conta Igor de Jesus.

Outros três moradores se machucaram. A área era considerada de alto risco, segundo a Defesa Civil. A Secretaria Municipal de Habitação diz que já tinha retirado a maioria das famílias, mas que algumas não quiseram sair.

O Ministério Público abriu inquérito civil para investigar o que aconteceu. Para a promotoria, a realização das obras de contenção - antes que todas as famílias fossem retiradas - pode indicar que houve imperícia e negligência.

---------

Nenhum comentário:

Postar um comentário