sexta-feira, 1 de julho de 2011

A descoberta da nova cratera no complexo vulcânico do Chile


Descoberta a nova cratera vulcânica no Chile - Foto EFE


Satélite detecta nova cratera no complexo vulcânico do Chile
27.junho.2011
http://t.co/Dwp27Te


Do Terra
Uma nova cratera foi detectada no complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no sul do Chile, segundo as imagens divulgadas nesta quarta-feira pelo satélite Spot 4. As fotografias evidenciam que, no último dia 25, já existia uma nova cratera neste maciço vulcânico, situado 950 km ao sul de Santiago, cujas cinzas perturbaram o tráfego aéreo de vários países do Hemisfério Sul nas últimas semanas.

Os satélites Spot 1 e Spot 4, construídos pela empresa Astrium para a Agência Espacial Francesa, estiveram nas últimas semanas a cargo da monitoração da erupção do vulcão e, particularmente, do movimento das cinzas. O Puyehue-Cordón Caulle, que se estende ao longo de 15 quilômetros entre as regiões chilenas de Los Lagos e Los Ríos, na Cordilheira dos Andes, entrou em erupção no último dia 4 e a coluna de cinzas chegou a alcançar até 12 quilômetros de altura.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5213357-EI8140,00-Satelite+detecta+nova+cratera+no+complexo+vulcanico+do+Chile.html


------
Cinzas do vulcão causam prejuízos milionários na Argentina
27.junho.2011


O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta) da Argentina calculou um prejuízo de US$ 24,2 milhões para o setor agrícola da província de Rio Negro causado pela queda das cinzas do complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle. Segundo o relatório oficial, "só para a produção de lã, as perdas chegaram a US$ 3,8 milhões na região". Além de causar mortandade de animais e de derrubar os índices produtivos.

O estudo se refere apenas ao Rio Negro, dedicado majoritariamente à criação de gado ovino e à produção de frutas, que é a província argentina que foi mais afetada pela queda de cinzas, cerca de 3,9 milhões de hectares. Nessa região afetada se concentram 1,4 mil produtores - 82% de pequena escala -, proprietários de 723 mil cabeças ovinas, 28,5 mil cabeças bovinas e 77,7 mil cabeças caprinas, segundo o relatório. Outras províncias sofreram perdas no setor turístico.

O complexo vulcânico chileno Puyehue-Cordón Caulle entrou em erupção no dia 4 de junho e gerou uma nuvem de cinza que, inclusive, afetou o tráfego aéreo na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, assim como na Austrália e Nova Zelândia.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5209328-EI8140,00-Cinzas+do+vulcao+causam+prejuizos+milionarios+na+Argentina.html
----
Leia também:

Vulcão Puyuhue continua ativo e cinzas podem atingir novamente o RS


Vulcão Puyuhue continua ativo e cinzas podem chegar novamente ao RS

Por Marise Jalowitzki
01.julho.2011
-----------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto
Alegre - RS - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário