segunda-feira, 4 de julho de 2011

Japão - Será necrochorume o ácido sulfídrico que brota do chão?

Perigo no Japão - Ácido sulfídrico ou Sulfeto de hidrogênio é considerado um veneno de largo espectro, o que significa que pode envenenar diferentes sistemas no corpo, embora o sistema nervoso seja principalmente afetado.


Japão - Será Necrochorume o ácido sulfídrico que brota do chão?


Por Marise Jalowitzki
04.julho.2011
http://t.co/i7EZoRs
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/07/japao-sera-necrochorume-o-acido.html?spref=tw


Depois de ver o video onde foi divulgada a notícia sobre a água de cor alaranjada que brota do chão do Japão, fui pesquisar um pouco sobre o ácido sulfídrico e divido agora minhas reflexões:




Para entender a diferença, procurei por ácido sulfúrico  - ácido sulfúrico não tem cheiro, é viscoso (percolado) e não deve ser misturado à água, pois o calor liberado vaporiza a água rapidamente. No video, a água é quente. O repórter até se queima ao tocar.

´Mas, se ele não tem cheiro, e é clarinho, como se explica o cheiro de ovo podre e a cor escura, cor de laranja? Aí fui procurar a definição de ácido sulfídrico. Achei primeiro gás sulfídrico.  Olha só:

"Gás Sulfídrico, ou sulfeto de hidrogênio -
A decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana dá origem a um gás com cheiro de ovo podre: o gás Sulfídrico (H2S), também chamado de Sulfeto de Hidrogênio.

Os efeitos desse gás em nosso organismo são perigosos, ele afeta as mucosas respiratória e ocular provocando fortes irritações e compromete a saúde do indivíduo que tem contato com o gás.

O gás sulfídrico só é formado na ausência de oxigênio, e pode ser encontrado em rios poluídos, estação de tratamento de esgoto, é resultante de processos de biodegradação.

Após vários dias, as buscas por sobreviventes no Japão, após desastre, cessaram. Os corpos dos que morreram continuam ser decompondo. São mais de 20 mil



Tá, mas e o "ácido sulfídrico", que foi o termo utilizado na reportagem? Segue o que encontrei:
" O nome "ácido sulfídrico", só é dado quanto o sulfeto de hidrogênio está diluído em água."

Mais, na Wiki:

Toxicidade
Sulfeto de hidrogênio é considerado um veneno de largo espectro, o que significa que pode envenenar diferentes sistemas no corpo, embora o sistema nervoso seja principalmente afetado.

A toxicidade do H2S é comparável com aquela do cianeto de hidrogênio. Ele forma uma ligação complexa com o ferro nas enzimas citocrômicas mitocondriais, impedindo assim a respiração celular.

Segurança

Sulfeto de hidrogênio é um gás altamente tóxico e inflamável (faixa de inflamabilidade: 4.3 % - 46 %).

Sendo mais pesado que o ar, tende a acumular-se no fundo de espaços pobremente ventilados.

Embora de odor muito pungente ao início, rapidamente enfraquece o sentido do olfato, assim as vítimas potenciais podem não estar cientes da sua presença, até que seja tarde demais.

Será necrochorume o que está brotando?
Mais que provável.
Ninguém, até agora, comentou NADA sobre os milhares e milhares e milhares de mortos no desastre que foram soterrados, que jazem nos escombros.

Necrochorume pode ir da cor alaranjada até cinza escuro.

Por ocasião da decomposição de cadáveres, o gás sulfídrico é o que aparece em primeiro lugar na lista mencionada pelos tanatólogos. Veja em http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/como-acontece-decomposicao-do-corpo.html - neste blog.


A minha perplexidade é com a cidadã (na reportagem), que TOCA A ÁGUA QUE JORRA, e mais: FAZ A CRIANÇA TAMBÉM TOCAR!


Realmente, a inconsciência é MUITO GRANDE! Será que há um prazer mórbido em querer mostrar/provar ao mundo que eles não tem medo de tudo o que está acontecendo e ainda vai acontecer? 


Só que, se os adultos querem ser assim insanos, que não arrastem as crianças em seus atos desatinados! (*Veja nota ao final deste artigo!)

Gente, façam a sua parte! Fiquem longe dos perigos que podem evitar! Pra que tocar nesta água que nem é para consumo??? (mas que adoece igual, pois vai para o solo de onde saem os alimentos!...)



Mamães do Japão, impeçam que seus filhotes tenham contato com esta água contaminada com ácido sulfídrico


A principal consequência deste veneno de largo espectro é a alteração neurológica!!!
(Como em Chernobyl)

---------
Ácido sulfúrico
Ácido sulfúrico – H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. Ao diluir o ácido súlfurico, não se deve adicionar água, porque o calor liberado vaporiza a água rapidamente, à medida que ela vai sendo adicionada. ( http://www.infoescola.com/quimica/acido-sulfurico/ )

-------
Gás Sulfídrico
Gás Sulfídrico, ou sulfeto de hidrogênio -
A decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana dá origem a um gás com cheiro de ovo podre: o gás Sulfídrico (H2S), também chamado de Sulfeto de Hidrogênio.

Os efeitos desse gás em nosso organismo são perigosos, ele afeta as mucosas respiratória e ocular provocando fortes irritações e compromete a saúde do indivíduo que tem contato com o gás.

O gás sulfídrico só é formado na ausência de oxigênio, e pode ser encontrado em rios poluídos, estação de tratamento de esgoto, é resultante de processos de biodegradação. ( http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/gas-sulfidrico.htm )

O ácido sulfídrico (um outro nome para o composto) H2S é um ácido inorgânico, formado pela dissolução e a dissociação do sulfeto de hidrogênio (H2S, um gás que cheira a ovos podres e é encontrado nos mesmos).

 O nome "ácido sulfídrico", só é dado quanto o sulfeto de hidrogênio está diluído em água.

Com
bases fortes, forma sais, os sulfetos. Quando na forma de gás é conhecido como sulfeto de hidrogênio ou gás sulfídrico. Seu ponto de ebulição ocorre a 212.86 K. (Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfeto_de_hidrog%C3%AAnio )


**********************
Pela pertinência, incluo referência enviada por Eclypsia, com a devida resposta:





  • Olá Marise, gostei muito do seu blog. Sobre a observação da mãe que incentiva a criança a tocar a água contaminada que jorra do chão, eu não usaria a palavra "inconsequência", mas sim "inconsciência". Certamente se ela soubesse do perigo dessa água, não permitiria que o filho chegasse perto... O que acometeu o povo japonês foi uma imensa e infeliz fatalidade. Abraços.
    ResponderExcluir


  • Aceito, acatado e já modificado no blog, Eclypsia! À época, o sentimento meu foi de que muitas pessoas, notadamente servis,procuram de todas as maneiras minimizar a catastrófica fatalidade e, de um jeito bem "cultural" enfrentar as adversidades com otimismo. Quando tragédias são tragédias, não há como sorrir. Ainda mais sabendo o quanto mais há de advir!! Já está acontecendo! Quando, mais tarde, vi os mais velhos exigir as desculpas do governo e Tepco e estes, "reverentemente" se curvarem frente aos mais velhos e pedir desculpas e... ok... está feito... continuando a ocultar os efeitos trágicos, nocivos, aí me pareceu ingenuidade demais.

    Mas, hoje, concordo com o parecer que emites, que é também, de um tempo para cá, o meu, de que pessoas ingênuas existem em todos os países. De que a grande maioria das pessoas vive distante das informações da realidade que nos circunda. De que muitos são alienados por opção e comodismo (em todo o mundo) mas, MUITOS, também, simplesmente não sabem e não tem noção ou alcance da gravidade das coisas.
    Agora sei. Por isso, tristemente, concordo.
    E mais me proponho a divulgar o que também vou aprendendo.
    Abraços e Gracias.
    Marise Jalowitzki




  • ------
    Texto primeiro:
    Desastre no Japão - água com ácido sulfídrico brota do chão - Mais um perigo

    Perigo no Japão - Água com ácido sulfídrico brota do chão do Japão


    -----------
    Leia neste blog sobre Necrochorume:

    Em uma série de 10 tópicos, agrupei os temas mais relevantes, assim distribuídos:  

    Necrochorume - Perigos para a Saúde e Impactos Ambientais



    Parte 1 – Seremos adubo algum dia? - LINK:  http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/seremos-adubo-algum-dia-vamos-cuidar.html  

    Parte 10 - Doenças que podem ser contraídas pela população, devido ao sepultamento inadequado de cadáveres


    --------
    Querendo, leia também sobre o desastre nuclear e suas consequências, no Japão e Chernobyl:

    Detalhes da tragédia que assolou o Japão




    Japão e Chernobyl nível 7!


    Link: http://t.co/jbksFiU







     

    Marise Jalowitzki
    Compromisso Consciente


    compromissoconsciente@gmail.com
    Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
    international speaker pelo IFTDO-EUA
    Porto Alegre - RS - Brasil










    5 comentários:

    1. Olá Marise, gostei muito do seu blog. Sobre a observação da mãe que incentiva a criança a tocar a água contaminada que jorra do chão, eu não usaria a palavra "inconsequência", mas sim "inconsciência". Certamente se ela soubesse do perigo dessa água, não permitiria que o filho chegasse perto... O que acometeu o povo japonês foi uma imensa e infeliz fatalidade. Abraços.

      ResponderExcluir
    2. Aceito, acatado e já modificado no blog, Eclypsia! À época, o sentimento meu foi de que muitas pessoas, notadamente servis,procuram de todas as maneiras minimizar a catastrófica fatalidade e, de um jeito bem "cultural" enfrentar as adversidades com otimismo. Quando tragédias são tragédias, não há como sorrir. Ainda mais sabendo o quanto mais há de advir!! Já está acontecendo! Quando, mais tarde, vi os mais velhos exigir as desculpas do governo e Tepco e estes, "reverentemente" se curvarem frente aos mais velhos e pedir desculpas e... ok... está feito... continuando a ocultar os efeitos trágicos, nocivos, aí me pareceu ingenuidade demais.

      Mas, hoje, concordo com o parecer que emites, que é também, de um tempo para cá, o meu, de que pessoas ingênuas existem em todos os países. De que a grande maioria das pessoas vive distante das informações da realidade que nos circunda. De que muitos são alienados por opção e comodismo (em todo o mundo) mas, MUITOS, também, simplesmente não sabem e não tem noção ou alcance da gravidade das coisas.
      Agora sei. Por isso, tristemente, concordo.
      E mais me proponho a divulgar o que também vou aprendendo.
      Abraços e Gracias.
      Marise Jalowitzki

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. [Eclypsia Design, posta como Izabela Wilson] Obrigada pela delicadeza da citação, Marise. Novamente, parabéns pela excelente matéria, e pelo conteúdo do blog: abraços e muito sucesso em sua Cruzada.

        Excluir
    3. Grata pela resposta, Eclypsia Izabela! Fico feliz que tenha apreciado a matéria e o blog como um todo! Desejo Muito Sucesso pra ti, também! Bjs!

      ResponderExcluir