sexta-feira, 1 de julho de 2011

Polícia-vilã, polícia-cidadão, polícia-salvadora

A necessária ação da polícia na sociedade em que vivemos

 Polícia-vilã, polícia-cidadã, polícia-salvadora

Por Marise Jalowitzki
01.julho.2011
http://t.co/2xfSYZJ

Tantas vezes o cenário nacional e mundial se vê invadido por cenas de violência desnecessária, de atos deploráveis cometidos por alguns policiais, que batem, torturam, humilham e até mesmo matam pessoas que, em muitas ocasiões, são apenas suspeitos. Tristes quadros, que iremos repudiar sempre.

Há, também, os feitos do bem, por vezes até bem além do bem. Atos de solidariedade, de bravura. Hoje, mais uma vez, quero destacar o relevante papel da polícia na segurança de todos nós, uma sociedade que está tão fragilizada, principalmente depois do desmesurado aumento da drogadição e a dependência que causa nos seus usuários.

No mesmo noticiário em que foram divulgados maiores detalhes da trajetória do tenente-coronel Danilo Rozo - morto ao defender uma senhora que estava sendo assaltada após sacar 400 reais do banco, ontem à tarde (30.junho) - a emissora também divulga uma interessante reportagem sobre a percepção das crianças, relativo à atuação dos policiais nos bairros e morros de Porto Alegre.

O repórter Manoel Soares, da RBS TV, sucursal RS, se assessora de crianças que são repórter-por-uma-vez. Estas, munidas de um microfone, entrevistam outras crianças sobre o que elas acham da atuação da polícia e de como vem os policiais. Ao final, procuram o major-chefe e fazem perguntas pontuais, com a sinceridade própria dos infanto-juvenis, que ainda são diretos e objetivos em suas dúvidas. A resposta do major-chefe é no sentido de que dele não emanam recomendações de violência para com a população. E fala em resgate de melhor convivência com a população. As crianças se sentem seguras e até brincam com um cão policial. Resgate. Reportagem cidadã.

A exemplo de tantas outras notícias que percorrem este país afora, com certeza, continuo reafirmando: temos que melhorar o que já temos, sim. Temos de aprimorar a forma de atuação de alguns policiais. Temos muito a construir. Mas, os policiais são necessários. A segurança precisa ser reforçada. O crime organizado ou desorganizado, precisa ser reprimido. Sempre.
  
O trabalho do repórter foi excelente e é uma iniciativa importante que visa - assim como em outros lugares, como as UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) no Rio de Janeiro - diminuir a distância em quem trabalha para proteger e assegurar a tranquilidade de vida e uma população que precisa dessa proteção e segurança.

A recepção e atitude dos policiais para com os pequenos entrevistadores, com certeza, resgata muito da confiança que eles precisam depositar na figura do policial.

A todos os policiais sérios deste país e do mundo, nossos agradecimentos e reconhecimento!
PAZ PARA TODOS!

-------
A interessante reportagem é a segunda notícia do bloco 2 do video: http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=193074&channel=45 
---------
Leia também:


Um policial - herói - Danilo Rozo foi responsável por salvar um casal de irmãos em enchente



Policial Herói


--------


Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário