quinta-feira, 14 de julho de 2011

Campanha educativa contra a dengue com Ana Folha e a turma do lixão

Conscientização anti-dengue - uma responsabilidade de todos - Veja na barra lateral deste blog como participar!


Campanha educativa contra a Dengue - Ana Folha e a Turma do Lixão - Ilustração - Juliana Ribeiro


Campanha educativa contra a dengue com Ana Folha e a turma do lixão


Por Luciana Ribeiro
14.julho.2011
http://t.co/U0F6iz0
O desafio enfrentado para educar o cidadão para evitar ou acabar com o mosquito da dengue (aedes aegypti) nas cidades do Brasil, tem sido busca constante para a mobilização de ações preventivas, por exemplo: evitar o acúmulo de água parada em potes, pneus, garrafas e outras realizadas por parte e órgãos competentes que zelam pela preservação do meio ambiente.
Para efetivar tais ações em quaisquer meio de convivência humana, recomenda-se também a separação e a reciclagem do lixo seco (garrafa, papel, lata, plástico) e orgânico (restos de comidas e outros) para viabilizar melhor o combate do mosquito. Dessa forma, facilitando a compreensão e participação de todos, por meio da educação socioambiental contextualizada, crítica, cidadã e sustentável, inclusive sendo propiciada na escola, na empresa, na igreja e nos espaços de convivência social.
Entretanto, o cidadão para apoiar os trabalhos de prevenção contra a dengue, necessita estar bem amparado por esclarecimentos baseado nos conhecimentos, que o alertem sobre os malefícios oriundos dos lixos despejados nas cidades sem o tratamento adequado, os quais provocam inúmeras doenças, por exemplo: diarréia, febre tifóide, cólera, tétano, leptospirose, leishmaniose e outras que prejudicam o bem-estar do meio ambiente.
Considera-se então, que o debate dos problemas inerentes ao mosquito precisa ser redimensionado e complementado de fato para o enfrentamento urgente da problemática dos lixos que degradam a qualidade de vida nas cidades.
Acesse para saber mais:
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/maneiras-combater-dengue-548577.shtml

--------
Visite o blog ECOPEDAGOGIA http://bela-ecopedagogia.blogspot.com/
 

Luciana Ribeiro é pedagoga, mora em Brasília - DF - Formada pela Faculdade JK(Anhanguera de Águas Claras)/;Pós-graduada em Orientação e Gestão Educacional na IECO/Cursos de Extensão na Escola da Natureza e na UNB;Realizando trabalhos ecopedagógicos com o apoio da ONG Círculo de GIZ/UNB

Em  SETEMBRO estará lançando o LIVRO VERDE/ANA FOLHA E A TURMA DO LIXÃO: "Vamos preservar nossas florestas", homenagem para o "ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS/2011"


---------

3 comentários:

  1. Prezada Marise,
    Fiquei emocionada de ver minha "turminha verde" sendo publicada no seu blog verde!..
    Acredito muito na divulgação do debate eco-cidadão ,que populariza de fato às questões ambientais no Brasil...(precisam ser conhecidas...)
    Continuo contando com sua parceria e conte com a minha também!
    Abraços verdes e muito sucesso!
    Atenciosamente/Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Querida Luciana! Conte comigo! Teu trabalho é muito lindo! Entrei em teu blog agora há pouco e li, entre outras matérias, a gravidade do que aconteceu com o Instituto Alana em relação às denúncias que fez ao CONAR sobre o MCDonalds; Realmente, o caminho é longo! (Incluí no artigo mais um chamado para acesso ao ECOPEDAGOGIA)Abraços, Amiga e Felicidades!

    ResponderExcluir
  3. MS!
    Já coloquei o banner na lateral do blog, com link direto ao site www.combatadengue.com.br

    Vou transcrever alguns textos de lá para cá, com os devidos créditos.

    Luciana, grata pelo texto que proporcionou abrir novas portas!

    Vamos nessa! Todos juntos unidos em combate à Dengue!

    ResponderExcluir