quarta-feira, 6 de julho de 2011

Realidade: Está muito frio no RS! Ar condicionado para pinguins e desabrigados no Rio Grande do Sul

Os pinguins ficam na área bem próximo de onde sai o ar quentinho


Realidade: Está muito frio no RS! Ar condicionado para pinguins e desabrigados no Rio Grande do Sul


Por Marise Jalowitzki
06.julho.2011
http://t.co/7LwC60q


O frio é MUITO intenso neste inverno, aqui no sul! Estamos com temperaturas muito baixas e sensações térmicas abaixo de zero em muitas localidades. Aqui em Porto Alegre, lugar que historicamente não é dos mais frios, está GELAAADO! Zero grau nesta madrugada-manhã!


As campanhas do agasalho proliferam. Faltam roupas e alimentos calóricos para atender às populações carentes. Já divulguei outro dia, mas vou repetir: Telefone para a Defesa Civil de sua cidade e doe, sempre que puder.


Telefone da Defesa Civil no RS - 051 3210 4219 - Foto RBS - Gelo em Cambará do Sul e São Miguel dos Ausentes


O frio está de amargar! Quando vi a pequena menina das ilhas próximas terminando o tema e, após, ocupar a folha para cobrir as frestas de madeira da casa, arrepiou. Ela repetia esta prática todos os dias. Pela manhã, antes de ir ao colégio, retirava a folha, levava o tema. À tarde, novo dever de casa, nova folha para cobrir as frestas e tentar impedir o frio! Como esta situação foi parar na rede, aquela família recebeu doação de madeiras para consertar a casa.


Outras milhares de pessoas aguardam providências dessa natureza!


Com os animais não é diferente!!

Frio no RS faz gaúchos campeiros usar trajes típicos que aquecem também o cavalo

É comum ver os cavalos, nas regiões campeiras, com o dorso todo coberto para poder aguentar o frio. Os próprios animais nos rebanhos executam pequenas corridas em vai-e-vem, em instintiva atitude para se exercitar e aquecer.

Pinguins resgatados



Pinguins foram resgatados em 2008, em Florianópolis, Santa Catarina, mas alguns não conseguiram se reintegrar ao bando e foram adotados pelo ZOO de Gramado, no RS

(Fotos: Porthus Junior/Agência RBS)


No zoológico de Gramado, cidade turística de maior repercussão aqui no Estado, há uma população de seis pinguins da Patagonia que, para ser preservada, carecem de aquecimento.


Os pinguins foram resgatados em Florianópolis, Santa Catarina, no mês de junho.2011. Eles faziam parte de um grupo de cerca de 300 pinguins que foram parar no litoral catarinense no final de 2008. A maioria foi reintegrada à natureza. No entanto, três deles não quiseram retornar e, então, foi formado um grupo com mais outros seis pinguins. Todos receberam abrigo no Gramado Zoo.


Após 10 horas de viagem de Floripa a Gramado, os pinguins chegaram ao Zoo



Após quase dez horas de viagem em uma camionete desde Florianópolis os nove pinguins chegaram em Gramado, onde estão quentinhos. Eles permanecem juntos no espaço onde acontece a geração direta do aparelho de ar condicionado.


Preservação de nossos semelhantes é um dever do ser humano



 Eles vivem em temperaturas na média dos 10 graus e, para que continuem vivos, o zoológico tem um sistema de ar condicionado que garante a estabilidade. Toda a vez em que a temperatura cai, o ar condicionado liga automaticamente. Neste inverno, permanece ligado tempo integral, já que as massas polares se sucedem.


Os pinguins recém chegados são uma atração extra no Zoo de Gramado



Para este final de semana, há previsão de quedas ainda maiores na temperatura. Parece que não, mas o ser humano segue em frente, mesmo em climas assim inóspitos. Agasalhos, porém, são necessários.


Nas regiões onde há comunidades indígenas, os estabelecimentos de ensino cancelaram as aulas.


Fonte das informações: RBS Notícias e web

-----
Leia também:

Turistas festejam neve em Gramado - Conheça os sintomas da hipotermia e como doar agasalhos

(Foto: Cleiton Thiele - Turistas em Gramado festejam chegada da neve - 27.junho.2011)

Morrer de Frio! Hipotermia mata mesmo!
30.junho.2011

LINK: http://t.co/ooACPeR



-----
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário