quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prefeito de Martinópolis-SP proibe funcionários de reclamar e inverte ordem alfabética de pagamentos de salários

Em Martinópolis-SP é proibido reclamar salários atrasados desde outubro de 2010!

Prefeito de Martinópolis-SP proibe funcionários de reclamar e inverte ordem alfabética de pagamentos de salários

Por Marise Jalowitzki
21.julho.2011
http://t.co/9NosL4Z

Gente, estou às voltas com meu livro "Motivação - Caminho para Todos!" e havia me proposto a nada publicar neste blog, hoje.

Porém, ao dar uma pausa para o jantar, aproveitei para fazê-lo no horário do Jornal Nacional. Dei boas risadas, por duas notícias:

"Ministro diz que com tanto dinheiro no orçamento é impossível não haver problemas no Dnit"
e
"Prefeito publica decreto em que proibe a manifestação dos servidores públicos por não receber salários!!!"

São ou não são piadas? Provoca ou não o riso?

No caso do DNIT, não há, então, que se festejar por haver dotação orçamentária para minimizar o caótico problema dos transportes no Brasil? Fiscalização, supervisão, acompanhamento, probidade. Isso, sim, falta!

Os servidores públicos estão sem salários desde outubro de 2010 e estão proibidos de reclamar!..

W


Sem dinheiro para pagar todos os funcionários, o prefeito de Martinópolis adotou o critério de ordem alfabética, só que invertida. Começando pela letra "z". O nome dele é Waldemir...


E no caso do prefeito, vai ficar assim mesmo? Não recebem o salário e nem reclamar podem? E mais, a saída que o legislador deu, parece sair dos livros de folclore: ao iniciar os pagamentos, esses ocorrerão seguindo a ordem alfabética...INVERTIDA!!! Ou seja, quem tem o nome iniciando por A, B, C, etc, fica por último. Quem recebe de primeiro? Quem tem o nome inciando por Z, por X, por W, por V... Qual o nome do prefeito? Surpresa! Começa com W!!! Waldemir! Ou seja, os onze mil reais que ele recebe estão garantidos. O salário mínimo do gari, sabe-se quando será pago!!!

Será que o Ministério Público vai ter de entrar em ação novamente?

Brincadeira!

Leia na íntegra:

Edição do dia 21/07/2011
21/07/2011 21h25 - Atualizado em 21/07/2011 21h46

Prefeito proíbe reclamação de funcionários por atraso de salários no interior de São Paulo

O prefeito de Martinópolis, uma cidade do interior de São Paulo, proibiu os funcionários municipais de protestar contra o atraso nos salários. Desde outubro, eles não recebem os salários em dia.

Sem salários e agora também sem liberdade de expressão. Com o decreto do prefeito de Martinópolis "fica proibido aos servidores públicos tratar de assuntos particulares de qualquer natureza, inclusive salariais, organização de manifestação, paralisação".

"Eu acredito que o funcionário tem razão e acho que as manifestações têm que acontecer, mas dentro da nossa cidade, dentro de uma proporção que não leva o nome na mídia igual levou regionalmente e até estadualmente, porque daí eu tenho que tomar atitudes que realmente não são boas para o próprio funcionalismo", explica o prefeito de Martinópolis Waldemir Caetano de Souza.

O advogado trabalhista contesta a legalidade do decreto. "Não pode haver conduta nesse sentido. É um excesso. E atenta contra o direito de liberdade de manifestação", diz o advogado trabalhista Evandro Ferrari.

Essa não foi a primeira medida polêmica tomada pela prefeitura. Sem dinheiro para pagar todos os funcionários, foi adotado o critério de ordem alfabética, só que invertida. Começando pela letra "z".

Um dos primeiros a receber foi o próprio prefeito que tem o nome iniciado com a letra “w”. Waldemir Caetano tem o maior salário da Prefeitura, mais de R$ 11 mil.

"O fato de que pagou do ‘z’ ao ‘m’ foi simplesmente o que saiu no sorteio. Não teve participação do prefeito”, fala a diretora de Administração da Prefeitura Margarete Tomazini Hermsdorff.

"Pelo recebimento de salário e remuneração, o empregado mantém seu lar, mantém sua família. É uma contraprestação contratualmente pelo trabalho exercido pelo empregado ou pelo funcionário. Então, há ilegalidade", explica o advogado sobre a ordem alfabética.

Enquanto isso, quem tem o nome entre as letras do começo do alfabeto, continua sem receber. "Eu tenho fatura que já venceu já. E acontece o seguinte: eu tenho que receber, ele achando ruim ou achando bom, ele tem que me pagar”, diz o motorista Antônio Estevam da Silva.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/07/no-interior-de-sp-prefeito-proibe-reclamacao-de-funcionarios-por-atraso-de-salarios.html

------------
DNIT:

Nesta quinta-feira, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, minimizou os problemas nas obras do Dnit: “O Dnit tem um orçamento para este ano que deve ser da faixa dos R$ 13 bilhões. Você supor que não tenha nenhum problema é prever uma coisa quase impossível”, declarou.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/07/ministro-diz-que-com-tanto-dinheiro-no-orcamento-e-impossivel-nao-haver-problemas-no-dnit.html

--------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. "Anônimo"
    Grata pela tua contribuição. Entretanto, tive de excluir teu comentário pois há uma legislação proibindo que se use palavras que possam ofender a pessoa-alvo. Transcrevo, portanto, parte de teu comentário, ok?

    Anônimo escreveu:
    "Este prefeito de Martinópolis pensa que a prefeitura e dele, será que construiu a prefeitura com dinheiro dele? e será que paga os funcionários e com dinheiro particular dele?. So no Brasil para acontecer isso."

    Concordo com tudo!

    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Infeslimente isto é mais um ato da Democracia que
    os Politicos tanto defenden no Brasil.
    Depois de eleito eles podem tudo,tem algo que o
    povo Trabalhador e Honesto não tem IMUNIDADE PAR-
    LAMENTAR,mais ba tche que nojo?
    O ano que VEM ELE PEDE VOTO DE NOVO.
    Cade o SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARTINÓPOLIS SP?

    ResponderExcluir
  4. esse eh o brasil q agente esta vivendo!
    até quando isso vai permanecer eh que é a minha pergunta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já tem parlamentar querendo a votação de uma emenda que "ensine" os prefeitos "a saber governar"! Não sou nem contra, só que este é um fato que bem demonstra o quanto estamos distantes daquele estágio em que o governante representa a vontade do povo!!!
      E, EM QUE CONSISTE A "CARTILHA DE GOVERNANÇA"? Vão ensinar O QUE? Será para melhorar?...

      Excluir