sexta-feira, 1 de julho de 2011

Você comeu muitos doces na infância? Eu, sim! Pesquisa afirma que é bom criança comer doces!




Pesquisa afirma que comer doces em criança diminui a probabilidade de ser gordo ou obeso em adulto


Você comeu muitos doces na infância? Eu, sim! Pesquisa afirma que é bom criança comer doces

Por Marise Jalowitzki
01.julho.2011
http://t.co/t5lohYc

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!
Desde sempre somos bombardeados com o que faz bem e o que faz mal. Hora é o café, hora é o chocolate, depois os doces, os açúcares em geral e por aí vai.

Uma pesquisa realizada na universidade de Louisiana, nos EUA, divulga que crianças que ingerem doces tem menos probabilidade de engordar na idade adulta.
 
A pesquisa, divulgada no jornal britânico Daily Mail, observou crianças que comiam barras de chocolate, bombons, gomas (jelly beans) e outras delícias. Ao chegar à idade adulta, elas ficariam menos propensas a apresentar excesso de peso.  A conclusão é de que crianças que comem doces tem 22% menos probabilidade de estar com sobre peso ou obesas.
 
Vou dar minha opinião pessoal. E minha experiência pessoal. Sempre fui uma pessoa que comeu bastante doces. Até hoje. Quando criança, sentia tanta necessidade de açúcar que ía escondido na lata de mantimentos, onde a mãe guardava o açúcar e comia uma, duas colheres cheias.
 
Nunca tive sobre peso, embora não seja magrinha. Também sempre comi muita fruta, verduras e legumes. Creio que o balanço geral é que faz a diferença.


Pesquisa a favor de doces exclui abusos


 
Também deve influenciar o dna de cada um.
 
Além do que é sabido que quanto mais se proibe, proibindo por proibir, sem mostrar alternativas ou apresentar alguma concessão, só faz aumentar o desejo!
 
E tem mais: lembro na faculdade, em uma disciplina da tarde, Literatura latina e ocidental, em que a professora "era-um-horror"... ela mesmo comentava que não entendia porque um grupo de alunas comia tanta bala (sempre escondido, durante as aulas, mas ela notava igual; e proibia). Nos intervalos, as colegas declaravam que era a única maneira de aguentar as aulas. Compensação psicológica...


Doces são vistos por muitas pessoas como compensadores da frustração.


Uma bióloga conhecida me falou que glicose ajuda na digestão, principalmente em casos onde há insuficiência de liberação de bile. Um outro amigo médico falou que doces são bons "motivadores", aumentam o pique, em todos os sentidos, diminuem o stress e a tensão. Este parecer, aliás, recebe adesão de vários outros. Especialmente em se tratando de chocolate.
 
Particularmente, não sou autoridade no assunto nem nada, acredito que o que mais engorda é a neura-do-perigo-de-engordar. O excesso de preocupação com "isto engorda" parece exercer mais perigo que qualquer outra coisa.
 
Casos e casos. Claro que uma pessoa com diabetes não vai aceitar o que estou dizendo. A realidade é outra, a doença já está instalada.
Agora, para quem não tem este problema, comer uma barra de chocolates sem nenhuma culpa, faz um bem danado, não é mesmo?

Chocolates acalmam, diminuem o stress e aumentam a motivação, dizem alguns especialistas

 
O que parece "estufar" mesmo são as gorduras (frituras, salgadinhos, etc.) e mais os refrigerantes e cervejas. Desses grupos, não participo.
 
A pesquisa norte-americana, aliás, um país com alta taxa de obesos, conclui que os resultados deste estudo não devem ser interpretados como um motivo para abusos: os doces não devem substituir alimentos ricos em nutrientes na dieta.
 
Os dados também reforçam a necessidade de manter os hábitos de higiene, como escovar regularmente os dentes. Antigamente se afirmava que eram os doces os principais responsáveis pelo surgimento de cáries.

A delícia de fazer e depois comer os doces não tem preço!  É alegria pura!
 
 
Por último, quero apenas lembrar o lendário copo-de-água-com-açúcar quando alguém está nervoso. Acalma ou não acalma? 
 
Adorei escrever este texto! Uuhm!


Uma dieta que inclua frutas, verduras e legumes, com certeza, assegura uma vida saudável!
 -------
Matéria fonte: http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5214988-EI16562,00-Comer+doces+faz+bem+para+a+saude+das+criancas+diz+pesquisa.html

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil

Um comentário:

  1. Eu sou como você, mas tenho sobrepeso quase obesidade e como bastante verduras e frutas.

    ResponderExcluir