terça-feira, 12 de julho de 2011

ULBRA - MEC havia dado prazo até julho de 2010 para regularizar - Escândalo dos Cursos EAD -

ULBRA - Em 2009, a universidade firmou um acordo com o Ministério, em que se comprometia a sanar uma série de deficiências ligadas, principalmente, aos 278 polos de apoio presencial espalhados pelo país.

ULBRA - MEC havia dado prazo até julho de 2010 para regularizar - Escândalo dos Cursos EAD -

Por Marise Jalowitzki
12.julho.2011
http://t.co/N8xUQB8

Pois é!
Um dos comentários recebidos por e-mail e no artigo anterior sobre a ULBRA ((link: http://t.co/lrkBip9 ) e o escândalo sobre os testes sem correção dos Cursos EAD - Ensino à Distância foi:

Se o MEC estava investigando há dois anos e a regularização não aconteceu, de quem é a culpa?

Agora, é hora de ratificar a pergunta: Se o MEC havia dado prazo até a metade do ano passado (2010) para que a ULBRA solucionasse a deficiência, o que aconteceu?
A ULBRA fez "o dever de casa"? está evidenciado que não!
MEC cobrou o cumprimento do "dever de casa"? está evidenciado que não!

A partir de um acordo entre a universidade e o Ministério, as partes assinaram um termo de saneamento de deficiências, em que a Ulbra prometia regularizar a situação dos polos que apresentaram problemas até julho 2010.

A medida cautelar, pedindo a suspensão de ingresso de novos alunos e o descredenciamento dos 192 polos de apoio presencial, foi decisão do MEC informada em nota divulgada na segunda-feira (11) e ainda não publicada no Diário Oficial. Depois da denúncia no Tele Domingo.

Como fica o currículo de quem ostenta certificados de conclusão de cursos EAD da instituição, pelo Brasil afora? Os formados denunciam constrangimentos.


PS.: EM 20.novembro.2012
Com a ampliação das vagas para cursos EAD da Ulbra para 22 mil, em 21 Estados, os alunos que estão com pendência tornaram a entrar em contato. Uma ação conjunta está acontecendo no Rio de Janeiro.
Transcrevo:

Janaina escreveu:
Sou do RJ e aqui estamos entrando com uma ação conjunta contra a ULBRA. Por favor entre em contato comigo. Janaina
janaina.social@ig.com.br



ULBRA - Universidade Luterana no Brasil e o escândalo dos Cursos EAD - O MEC determinou na segunda-feira - 12.julho -  por medida cautelar, a suspensão de ingresso de novos alunos e o descredenciamento dos 192 polos de apoio presencial — decisão informada em nota divulgada pelo Ministério e ainda não publicada no Diário Oficial.



MEC havia dado prazo até julho de 2010 para Ulbra solucionar deficiências no ensino à distância

Por meio de medida cautelar, Ministério suspendeu ingresso de novos alunos nos cursos à distância



Educação | 11/07/2011 | 19h34min

Juliana Jaeger | juliana.jaeger@zerohora.com.br

A suspensão do ingresso de novos alunos nos cursos de ensino à distância da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), determinada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de medida cautelar, foi baseada não somente nas denúncias de supostas falhas na correção de provas.

Em 2009, a universidade firmou um acordo com o Ministério, em que se comprometia a sanar uma série de deficiências ligadas, principalmente, aos 278 polos de apoio presencial espalhados pelo país. De acordo com o MEC, um ano depois do prazo dado à Ulbra, as irregularidades persistem.

Os cursos à distância da Ulbra foram submetidos à supervisão em 2009, um procedimento adotado regularmente pelo MEC. A partir da avaliação, foram identificadas três grandes deficiências: o descontrole da oferta dos cursos de educação a distância, a oferta de cursos em locais irregulares — sem o devido credenciamento do Ministério da Educação — e a realização de parcerias irregulares, com a delegação de competências acadêmicas a outras organizações, o que, segundo o MEC, não é permitido pela legislação vigente.

A partir de um acordo entre a universidade e o Ministério, as partes assinaram um termo de saneamento de deficiências, em que a Ulbra prometia regularizar a situação dos polos que apresentaram problemas. A Ulbra também ficou proibida de abrir novos polos enquanto durasse o processo de adequação às exigências do MEC. Da mesma forma, a instituição foi obrigada restringir o número total de vagas nos cursos de graduação à distância.

Pelo prazo legal, a Ulbra teria 12 meses para sanar os problemas indicados pelo MEC. O termo de saneamento de deficiências assinado pelo ministério e pela Universidade entrou em vigor no dia 3 de julho de 2009 — a instituição teria até julho do ano seguinte para cumprir as determinações, segundo 
resolução publicada no Diário Oficial de 3/7/2009.

O Ministério, no entanto, informa que, até julho deste ano, as deficiências apontadas em 2009 persistiam. Por isso, foi determinada, por medida cautelar, a suspensão de ingresso de novos alunos e o descredenciamento dos 192 polos de apoio presencial — decisão informada em nota divulgada pelo MEC nesta segunda-feira e ainda não publicada no Diário Oficial.

Segundo a assessoria da Ulbra, as medidas de adequação começaram a ser tomadas ainda em 2009 e a instituição estava ciente dos problemas, que teriam iniciado na gestão anterior, de Rubem Becker. A universidade reduziu de quatro para um o número de vestibulares ao ano para o ingresso no ensino superior à distância e começou a fechar os polos de apoio presencial que não atendiam à determinação do MEC. Sendo assim, depois de fechado o acordo com o Ministério, foram realizados apenas dois vestibulares, no início de 2010 e no início de 2011.

O diretor jurídico da Ulbra, Jonas Osmar Dietrich, garante que todas as deficiências foram sanadas, porém, admite que ainda não recebeu o parecer técnico do MEC.

— Posso garantir que cumprimos todas as exigências do termo de adequação, dentro do prazo previsto. Acredito que o atraso no recebimento da nota técnica tenha relação a algumas mudanças internas ocorridas no Ministério, no último ano — afirma Dietrich.

Correções sob suspeita

Reportagem da Rádio Gaúcha e RBS TV revelou uma investigação da Polícia Federal sobre a suspeita de que alunos da Ulbra teriam sido aprovados sem que as provas tivessem sido corrigidas. Um ex-funcionário da universidade que revelou que, há cerca de um ano, notas estariam sendo inseridas aleatoriamente no sistema sem a devida correção das avaliações. O caso foi parar na Polícia Federal.

Com base no depoimento do ex-funcionário, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão no setor de ensino à distância da universidade, na sexta-feira passada. Foram recolhidos três malotes de provas.

A falta de correção das avaliações estaria resultando em descontrole até na composição das listas de formandos.

A Ulbra instaurou um
processo administrativo para investigar as falhas.
ZERO





----------


Contatos ULBRA:

Educação a Distância ULBRA


Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar - corredor central


Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900


Central de Atendimento ao Aluno EAD: 0800.051.4131


E-mail: portalead@ulbra.br
ou:
Fone: (51) 3477.4000 · Fax: 51 3477.1313


E-mail: ulbra@ulbra.br

----------


Leia mais, neste blog, sobre o tema:

ULBRA EAD - Links de artigos sobre situação dos Alunos dos Polos Interditados dos Cursos  de Ensino à Distância


ULBRA - EAD -  Links de Artigos

Por Marise Jalowitzki
02.dezembro.2011

---

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, especialista em Desenvolvimento Humano,
Ecologista, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

4 comentários:

  1. Meu nome é Arlete de Souza, acabei de formar no curso de pedagogia pela ULBRA e estamos totalmente sem rumos, no dia da colação de gráu não assinamos a ata, fomos informados que estavam faltando documentos nossos, documentos esses que foram entregues no ato da nossa inscrição.
    Terminamos nosso curso a mais de um ano e só colamos gráu agora, ainda a colação foi de mentirinha, agora fomos convocados para fazer a prova do ENADE, pois ao ver do MEC ainda não colomos gráu.
    Meu status na faculdade está como aluno EVADIDO,não sei porque e não encontro ninguém para explicar, já perdi emprego por falta do certificado. Essa ULBRA tem que fechar as portas e parar de dar prejuizo nos alunos.

    ResponderExcluir
  2. tambem fui aluna da ulbra de 2008/2011 tive uma g2 negada e depois de um ano eles me mandaram uma substitutiva de uma prova que nunca fiz colei grau so simbolicamente e tambem estou reprovado no meu hitorico e a unica prova que tenho e meu gabarito so que segundo eles foi apreendido pela policia federal agora nao sei mais o que fazer ha tambem estou EVADIDA o que fazer.

    ResponderExcluir
  3. Gente, sério, procurem a Defensoria Pública para tirar dúvidas e encontrar um rumo mais correto e efetivo.

    Em outro post, também sobre a Ulbra, coloquei o seguinte:

    Se tiverem algum conhecido político, perguntem sobre esta decisão da Câmara de Deputados, que quer que as Universidades informem AOS ALUNOS sobre a legalidade de seus cursos NO ATO DA MATRÍCULA. Vejam: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/11/universidades-terao-de-informar.html

    Enfim, o assunto está em pauta. Pode demorar, como tudo, quando se trata de processo e legislação, mas, sabemos, quanto mais pessoas se mobilizarem, melhor.

    Sucesso a todos, são meus votos sinceros!

    Querendo, leiam também o artigo:
    ULBRA - Estudante de EAD é impedida de se formar instantes antes da cerimônia de formatura
    LINK:
    http://t.co/fpVA250

    ResponderExcluir
  4. PS.: EM 20.novembro.2012
    Com a ampliação das vagas para cursos EAD da Ulbra para 22 mil, em 21 Estados, os alunos que estão com pendência tornaram a entrar em contato. Uma ação conjunta está acontecendo no Rio de Janeiro.
    Transcrevo:
    Janaina escreveu:
    Sou do RJ e aqui estamos entrando com uma ação conjunta contra a ULBRA. Por favor entre em contato comigo. Janaina
    janaina.social@ig.com.br

    ResponderExcluir