segunda-feira, 18 de julho de 2011

Será que Ulbra-EAD oferecia bolsas-fantasmas para se isentar de impostos?

Ulbra-Mec - Bolsas-fantasmas, de quem é a responsabilidade?

Será que Ulbra-EAD oferecia bolsas-fantasmas para se isentar de impostos?

PS.: EM 20.novembro.2012
Com a ampliação das vagas para cursos EAD da Ulbra, os alunos que estão com pendência tornaram a entrar em contato. Uma ação conjunta está acontecendo no Rio de Janeiro.
Transcrevo:

Janaina escreveu:
Sou do RJ e aqui estamos entrando com uma ação conjunta contra a ULBRA. Por favor entre em contato comigo. Janaina
janaina.social@ig.com.br



18.julho.2011
http://t.co/wNVutjn

Nesta matéria, veiculada no Fantástico, fica uma pergunta: a prática irresponsável da Ulbra não deveria ter sido melhor supervisionada pelo Pro-uni?

Reproduzo partes do texto da reportagem Fantástico 12.julho.2011:

O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal em 2004 e funciona assim: As instituições particulares dão bolsas de estudo para alunos pobres e em troca, ganham isenção fiscal ou seja, deixam de pagar impostos. Já foram concedidas 863 mil bolsas.

Sertão de Alagoas, município de Água Branca. No início do ano, uma notícia trouxe esperança para os jovens de toda essa região do interior do Nordeste. Uma universidade particular queria instalar na cidade, um pólo avançado e o melhor: oferecia bolsas pelo ProUni. A notícia é claro, circulou rapidamente ainda mais que ela era oficial.

Foi o dono da loja de internet quem viu primeiro a informação no site do Ministério da Educação: “Na hora que eu abri o site estava lá. Cidade Água Branca, Alagoas”, lembra Elson Sandes.

Ao todo, 108 pessoas tinham sido classificadas como bolsistas do ProUni, no pólo avançado de uma universidade que não existia no município.

O maior sistema de bolsas universitárias do Governo Federal - o ProUni - não está chegando a muita gente que realmente precisa.
(...)
O motivo são as fraudes. Descobrimos jovens carentes do Nordeste que caíram no conto da universidade fantasma. E no Sul do país, estudantes com vida confortável, de alto padrão, mas que deram um "jeito" de conseguir o benefício.
(...)

Nós ouvimos então o responsável pelo ensino superior do MEC: “Nós recebemos no Ministério da Educação, o termo assinado pela instituição e o número de vagas ofertadas para aquele pólo. Portanto haveria aquele pólo”, conta Luiz Cláudio Costa.

O diretor do pólo da Universidade em Ubá diz que há mais de um ano não são abertas novas vagas, mas a Ulbra continua anunciando as bolsas, que não existem.

“Desde dezembro de 2009 que nós estamos sem participar de processo seletivo da Ulbra, então nós não temos novas turmas iniciando e, dessa forma, nós não pudemos atender esses alunos do ProUni por esse fato”, diz Dimas Coutinho, diretor da Ulbra de Ubá.

A mesma situação aconteceu em pelo menos mais seis municípios mineiros, frustrando quase mil alunos que também ficaram sem estudar. O Ministério da Educação diz que vai exigir que a Ulbra honre todas as bolsas que ofereceu.

“Já houve o contato com a universidade e ela se dispôs a resolver essa questão alocando esses jovens em outros pólos”, explica um homem.

Já foram concedidas 863 mil bolsas. Pelas regras do ProUni, só podem receber o benefício integral jovens que concluíram o Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa e que tenham renda familiar de menos de 1,5 salário mínimo por cada integrante da família.


Ler na íntegra:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1660829-15605,00.html

Contatos ULBRA:
http://www.ulbra.br/ead/
Educação a Distância ULBRA
Av. Farroupilha, 8001 · Prédio 11, 2º andar - corredor central
Bairro São José · Canoas/RS · Cep 92425-900
Central de Atendimento ao Aluno EAD: 0800.051.4131
E-mail: portalead@ulbra.br
ou:
Fone: (51) 3477.4000 · Fax: 51 3477.1313
E-mail: ulbra@ulbra.br

----------

Leia mais, neste blog, sobre o tema:
ULBRA EAD - Links de artigos sobre situação dos Alunos dos Polos Interditados dos Cursos  de Ensino à Distância


ULBRA - EAD -  Links de Artigos

Por Marise Jalowitzki
02.dezembro.2011



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil


Um comentário:

  1. o golpe continua, não conseguir bolsa por não formação de turma 1 ano seguido. salvador bahia e sergipe nunca formam turma a fraude continuaa....

    ResponderExcluir