segunda-feira, 14 de março de 2011

Semear quando não há as sementes que se quer - Plantando em apartamento

Maracujá - plantando em apartamento

Semear quando não há as sementes que se quer - Plantando em apartamento

Por Marise Jalowitzki
14.março.2011
Link: http://t.co/RmN1XZC 

A Vida coloca situações inusitadas para todos. Quantas vezes um desejo nos mobiliza para a ação positiva e, quando resolvemos por a mão na massa, a situação nos leva para a aparente inércia?

Hora de puxar mais ânimo (Ânima - tônico da Alma) e rearranjar as coisas.
Milena é uma psicóloga matogrossense, amiga do coração, que resolveu incentivar toda a sua turma de alunos a plantar árvores, reflorestar, semear no coração dos jovens a consciência ambiental efetiva.

Porém, há um momento certo para colher as sementes naturais. Respeitar o processo da Mãe Natureza, que promove a colheita das sementes no tempo certo, obriga a um exercício que nenhum de nós sabe muito bem fazer, nessa nossa vida aprendida de ter sempre muita pressa, de querer que as coisas aconteçam já.
É hora de rever.
Importante não deixar cair a motivação dos jovens, por vezes, ainda mais afoitos e imediatistas do que os adultos.
Não há sementes disponíveis no momento?
Vamos reorganizar as ações.
Resolvi passar algumas dicas bem simples, de coisas que realizo em apartamento.
Não sei quantos de teus alunos moram em apartamento aí em Cáceres-MT.
Assim, passo primeiro as minhas humildes (mas efetivas) dicas para quem mora em apartamento, ok?


Maracujá dá em vaso

Pode ser um pequeno espaço, uma pequena sacada ou terraço, ou mesmo uma área de serviço, perto de uma janela (para receber luz e calor) . Aproveite para colocar algumas sementes.

Maracujás
Quando alguém come um maracujá, por exemplo, é só colocar em um recipiente com terra umas três, quatro sementes, a um centímetro de profundidade.

Eu tenho os vasos diretamente no chão, para evitar qualquer acúmulo de água (anti-dengue). Coloco água uma vez por dia, preferencialmente ao final da tarde, que é o horário onde a planta começa a descansar e pode aproveitar mais intensamente o valor hídrico. E, também, gasta menos água, pois o sol já não "força" tanto a evaporação.
Em média, em uma semana, já começam a brotar os pequenos pés.


Maracujás aceitam dividir espaço com outras plantinhas


Cuidadosamente, em três semanas (ou quando o pezinho atingir uns 5 centímetros de altura), é possível separar a mudinha, deixando uma em cada vaso ou, se for só para ter verde (o que é lindo!), deixa crescer como pode (seleção natural).

Maracujá aproveita uma pitangueira para se sustentar e crescer mais

Além do verde ser um enfeite bem bacana, também atrai borboletas. Elas adoram colocar seus ovos nas folhas de maracujá. As lagartas comem várias folhas e tornam-se fortes, o que atrai passarinhos, que se alimentam das lagartas. Algumas conseguem tornar-se novamente em borboletas. É uma forma de auxiliar na restauração do ecossistema, tão depauperado.

Maracujá - Por vezes parece que o pé não tem limites para crescer


Um "monte" de folhas também atrai passarinhos, que vem descansar, sentar, procurar alimento, por vezes até fazer ninhos (se não houver gatos nas proximidades).

Se acontecer de haver uma infestação de ovos de borboleta, você pode olhar as suas folhinhas todos os dias e retirar pequenos pedaços, onde estão os ovos. Deixa solto o pedacinho de folha com o ovo-lagarta, que sempre virá um pequeno pássaro para se alimentar.


A flor de maracujá é um espetáculo à parte! 


Poderá acontecer, em média de 8 meses, ou um ano, de você ser surpreendido com uma bela flor. Não é muito fácil de acontecer. As flores de maracujá são muito lindas. Nem sempre esta flor consegue virar um fruto, em espaço tão pequeno. Por si só, já é um milagre.
A flor de maracujá é um milagre em cor.


Caso isso acontecer, será muito legal.

Fruto de maracujá, uma benção!

Caso acontecer de nascer em uma sacada de apartamento (ou área de serviço, ou janela gradeada) será uma benção!

Fruto de maracujá amadurecendo

Quando ele amadurecer, você pode consumir, reservando novamente algumas sementes e reiniciando seu "cultivo".

Lembre que, das folhas, dá para fazer o chá, que é relaxante.

Criar amor pelas plantas é também uma forma de entender a força dos ciclos. De desenvolver Amor pelos animais e Respeito à Vida.
Abraços a todos!
Milena, espero ter ajudado um pouco!


Entusiasmei-me!
Eu vou, periodicamente, postar de minhas ações, com couves, gerânios, pimentões, etc., além do maracujá, que está respondendo brilhantemente, para incentivar mais pessoas e colocar mais verde no planeta!
Adoro o milagre da germinação!



Mais em:Link: http://t.co/U09gKpD
Semear Semente - O que Você pode fazer

 
Semear Semente

Link: http://t.co/U09gKpD

Página para compartilhar experiências do dia a dia, contemplando:
Semear, cuidar, acompanhar, flores e frutos, sementes, colheita, semear.
O eterno ciclo.





Querendo, leia também:


Xarope de inverno com folha de parreira e maracujá, olha só!


Folhas de maracujá e parreira crescem juntas e ajudam a compor xarope de inverno




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, pós-graduação em RH pela FGV
International speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil








11 comentários:

  1. Olá minha querida! Foi uma grata surpresa quando vi teu email hoje pela manhã! [não sei se recebeu um lonnnnngo email que mandei em resposta àquele que me enviou anteriormente, depois confirme pra mim se recebeu ok?].Eu, desde que te conheci através do livro verde só passo a te admirar cada vez mais! Linda ideia, lindas fotos e com certeza repassarei aos meus alunos a ideia. Aqui só há um prédio de apartamentos, na cidade toda...rs... Aqui é muito plano e muito úmido, dizem não ser bom pra construir prédios... Mas essa ideia pode dar certo também em outros lugares, vou lançar a eles e ver o que pensam sobre. Enquanto isso vamos esperando as sementes virem da natureza... Querida, já falei pra eles sobre o concurso literário, estou dando um tempinho para que pensem em algo a ser feito, ok? Um beijo grande e cheio de carinho! Milena

    ResponderExcluir
  2. Querida Milena! A idéia pode se adaptar também ao solo! Ainda mais fácil e com mais perspectiva de dar frutos! Podes até instaurar uma premiação para quem trouxer o primeiro fruto, ou quem

    Com direito a fotos e aplausos!

    Eu publico aqui!

    Vou encaminhando mais idéias!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. adorei o post, moro em casa mais não tenho quintal para plantar, me entusiasmei agora vou plantar em vasos...

    ResponderExcluir
  4. Juliana, que bom!
    Agora, que vem a Primavera, com certeza as folhas e flores vão te proporcionar um belo espetáculo!
    Se quiseres, envia depois algumas fotos do que realizaste, que vou publicar em artigo.
    Recebe meu abraço e Feliz Semeadura!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marise,cheguei até seu blog procurando pés de maracujá e o que achei aqui é igualzinho ao que esté nascendo no cantinho do meu vaso ele já esta emnorme se agrrando nos varais do quintal está bem grande mesmo ,gosto muito de plantas e tenho um jardim oval na casa da minha mãe que planto quase tudo já plantei abobora,jiló pimentão gengibre,salsinha e orégano tudo pegou!agora estou as voltas cuidadndo do meu pé de maracujá gostei muito do seu blog e já estou te seguindo rsrsr,depois vou plantar berinjela se der vou tirar uma foto e mando p/você não sei muito mexer com essas coisas ,masprometo que vou voltar beijos e até mais.Tenho um blog de croche se der um tempinho passa lá Blog do croche da rosana.

    ResponderExcluir
  6. Rosana Querida! Maravilha! Manda, sim, umas fotos do que já tens e do teu pezinho de maracujá. Vou ter o maior prazer em publicar, ok? Muito grata por estar aqui! Também visitei teu blog e a-d-o-r-e-i! São ações assim que fazem com que a gente acredite que o mundo tem gente muito legal, também! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Boa-noite Marise, minha filha de 7 anos jogou os restinho das sementes do suco de maracujá , sem que eu soubesse, num vaso aqui de casa que eu estava guardando para plantar uma pimenteira, por milagre, as sementes trituradas vingaram e foi aí que descobri a arte da minha filha, passada algumas semnas A plantinha já está com 1,20 de altura e se enroscando na tela da varanda do meu apartamento. O vaso é pequeno e não sei como a plantinha já cresceu tanto. Gostaria que vc me ajudasse dizendo se é viável ter um pé de maracujá em varanda de apartamento, se for, o tamanho ideal de vaso, se há chance de florecer e de dar frutos. Agradeço por todas as informações que vc puder me dar. Abraços . Rosane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pezinhos de maracujá já devem estar beeemmm grandes, né Rosane? Já se passou um mês desde que enviaste tus msg. Mas, a resposta é "sim" pra todas as perguntas! Deves estar observando isso! Que legal!

      As fotos que coloquei no artigo são as de meu terraço, 5º andar, onde, por vezes, dá um vento fortíssimo. E elas aguentam!

      Aqui, os frutos são mais difíceis de acontecer, mas, flores nascem com frequência.

      O maracujeiro é uma planta cujos troncos e folhas secas após a estação. Se conservares a raiz com uns 4, 5cm de tronquinho seco, no próximo ano nasce tudo de novo; só que, daí, ocupa mais espaço e precisa de um vaso maiorizinho. Plantando todos os anos, pelo menos o pouco espaço despendido, a beleza do crescimento, eventualmente flores e frutos, estão garantidos. Além do que, as folhas dão excelentes chás e xaropes pra garantir um bom sono. (vou incluir o link no artigo). Beijos, extensivos à filhotinha!!

      Excluir
  8. Colha suas próprias folhas de maracujá e faça seu xarope de inverno. Garanta um bom sono, sem corantes, sem conservantes.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Gratidão pelo comentário, Willian e parabéns pelo excelente video.
    Excluí o conteúdo de tua mensagem pois, pela prática do blogspot. um link em um comentário redireciona à nova postagem.

    Assim, reproduzo o que enviaste, retirando o www inicial.
    Abs

    Willian escreveu em 31 de julho de 2015 13:50
    "muito bom seu conteúdo... eu também to plantando maracujá e fiz um vídeo do passo a passo inicial olha ai."
    O título do video (muito bem explicado, por sinal!) é COMO PLANTAR MARACUJÁ 01 ( Willian Marangoni)
    e o link é esse: lembre de colocar antes https://youtu.be/ depois digite
    s8SJpwf0_gw

    Abs

    ResponderExcluir