domingo, 27 de março de 2011

Turanor Planet Solar - O maior Barco Solar do Mundo - Energias renováveis, já!


Turanor Planet Solar - O maior barco do mundo movido a energia solar


Turanor Planet Solar - O maior Barco Solar do Mundo - Energias renováveis, já!

http://t.co/tkr8YXG

Tudo é possível quando a intenção é boa e a vontade existe.
Os projetos que intencionam provar que a energia solar é fonte renovável eficaz vão conseguindo resultados cada vez mais auspiciosos. No campo da marinha, iniciaram com barcos pequenos, de passeio e lazer. Agora chegou a vez do barco solar apelidado de "Planet Solar".

----------
Em 27 setembro de 2010 teve início uma viajem cujo objetivo era dar a volta ao mundo.  A volta ao mundo do maior Barco Solar do Mundo. A previsão era de 160 dias (devem estar chegando  por aí!).

Ele foi  lançado em Mônaco, tendo 540 metros quadrados decorados com módulos fotovoltaicos. O navio era o sonho do empresário alemão Immo Stroeher e fundador do projeto suíço Raphael Domjan e prova que a energia solar é uma fonte viável de energia para transporte. Baterias especiais a bordo permitem que o barco navegue por cerca de três dias sem precisar se reabastecer de energia solar. O navio de 60 toneladas, denominado 'Planet Solar', passou 14 meses em construção em Kiel, na Alemanha, antes de ser lançado no Mediterrâneo, ostentando a bandeira da Suíça. De acordo com os construtores alemães, o navio deve ser capaz de atingir velocidades de até 15 nós.

3 comentários:

  1. Muito auspicioso, como diria um devoto.
    Só faltou a propulsão ser o vento, mas provavelmente deve ser a motores elétricos.
    A maioria dos veleiros oceânicos, tem placas fotovoltaicas. É a única solução que garante uma boa autonomia, pois geradores à diesel ou a gasolina,limitam a autonomia ao tamanho do barco (tanques de combustível e peso) embora, o tamanho do convés seja determinante para se ter o maior número de placas expostas ao sol.
    A Alemanha, há décadas, é o país que mais investe em tecnologia solar.
    Gostei!

    Abraços Verdes!

    ResponderExcluir
  2. este navio e maximo... daria tudo poor voltinha. rsrsr

    ResponderExcluir