segunda-feira, 14 de março de 2011

Em 2009, quando houve o acidente nuclear em Angra, o prefeito soube do acidente pela imprensa! Como está agora?



Usina Nuclear Angra I e II - A radiação nossa de cada dia! No Nuke!!!

Diga NÃO! às usinas nucleares!


Em 2009, quando houve o acidente nuclear em Angra, o prefeito reclamou da falta de informações precisas. Como está agora?


Por Marise Jalowitzki
14.março.2011
Link: http://t.co/bp3dnZx

Em 15 de maio de 2009 o Rio passou por mais um momento difícil. O vazamento de material radioativo na Usina nuclear de Angra II, contaminou pelo menos quatro funcionários da Eletronuclear.  O prefeito reclamou da falta de informações precisas. Como está agora?

A prefeitura tomou conhecimento do acidente através da imprensa!!

Na época, o prefeito Tuca Jordão reclamou da precariedade das informações divulgadas:

"Como agentes públicos, nós temos que saber o que de fato está acontecendo no interior das usinas. Os ENUs atuais são muito vagos, como é o caso deste emitido dia 15!" - reclamou o prefeito, que chamou atenção para a forma como o acidente foi informado à Defesa Civil.

"O acidente não usual (ENU) informava apenas que 'às 16h15m ENU em Angra II em função de alarme do detector de radiação da chaminé'. A mensagem foi transmitida por telefone pelo funcionário Paulo Adriano." - contou.

O prefeito do município pediu maior detalhamento do ENU - do Plano de Emergência das Usinas Nucleares de Angra dos Reis ao Sistema de Proteção Nuclear Brasileiro (Siprom).

O Ministério Público Federal (MPF) de Angra instaurou uma investigação e intimou o Ibama a prestar esclarecimentos em 72 horas. De dcordo com o MPF, o Ibama é o agente licenciador da usina.

O ENU é o primeiro item da classificação internacional de emergências nucleares. O segundo é alerta, o terceiro emergência de área e o quarto (e mais grave) é emergência geral.

- A prefeitura tomou conhecimento da contaminação através da imprensa. A Defesa Civil recebe em médias 10 ENUs por ano. O documento informa eventos corriqueiros, sem gravidade, como uma rápida queda de energia - criticou Jordão.

O prefeito lembrou ainda que depois do dia 15 teve reuniões com representantes da Eletronuclear para discutir a contrapartida da empresa no processo de liberação da licença municipal para a Angra 3. Nestes encontros, segundo o prefeito, os representantes da empresa não fizeram qualquer comentário sobre o vazamento.

(...)
A Eletronuclear declarou que o motivo foi falha humana; que demitiu o funcionário (não deu o nome dele) e garantiu que o vazamento foi insignificante e que não causou impacto "para o meio ambiente, para os trabalhadores da usina e para o público em geral".

Link fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/05/27/prefeito-de-angra-vai-pedir-mudancas-no-plano-de-emergencia-das-usinas-nucleares-756050546.asp

-----------
Sobre o tema, neste blog:
- Acidente nuclear no Japão acende alerta em Angra dos Reis - http://t.co/qvfWwvH
- Explosão nuclear - Especialistas e autoridades opinam - Como está Angra I e II -  http://t.co/DZGMkTr

Usina Nuclear Angra I e II - em 2009, acidente envolveu a chaminé

Diga NÃO! às usinas nucleares!
 

Mais em:

Detalhes da tragédia que assolou o Japão



Japão e Chernobyl nível 7!

Link: http://t.co/jbksFiU

Nenhum comentário:

Postar um comentário