sexta-feira, 18 de março de 2011

Jirau - Comunidade relata abandono nos postos de saúde e precariedade na segurança pública em Nova-Mutum


Consórcio tem obrigação de cumprir as condicionantes - Jirau e Santo Antonio - Nova-Mutum Paraná


Jirau - Comunidade relata abandono no posto de saúde e precariedade na segurança pública em Nova-Mutum
Cumprimento das Condicionantes


Por Marise Jalowitzki
18.março.2011
http://t.co/A8hnBTn

Transcrevo um texto com video datado de 10 de janeiro.2011, onde é relatado caso de acidente de um morador de Nova-Mutum Paraná, a localidade criada para abrigar os desalojados do lugar que será alagado para receber a barragem das Hidrelétricas do Rio Madeira - Jirau e Santo Antonio.

Lá é noticiado que 150 famílias ainda esperam por reassentamentos e fala da precariedade da segurança e do atendimento de saúde para a população reassentada, que totaliza mil famílias. O que o texto reivindica não é nenhum favor, é o que consta das condicionantes contratuais entre o Consórcio Energia Sustentável do Brasil e o Governo. É obrigação da empreiteira. Por enquanto, há apenas um posto do SUS, em atendimento precário. O hospital mais próximo é em Porto Velho.

Ou seja, continuamos engatinhando em termos de compromisso.

Em São Paulo há um evento programado para acontecer em frente às instalações da Camargo Correa, em prol da melhoria de condições de trabalho e tratamento oferecidos aos trabalhadores das Hidrelétricas.

Divulgue, engaje-se, participe!


Conheça a matéria. No link, o acesso ao video com as declarações de morador

Comunidade relata abandono nos postos de saúde e precariedade na segurança pública em Nova-Mutum, video


Segunda-Feira , 10 de Janeiro de 2011 - 18:13

Mutum-Paraná, Distrito de Porto Velho, região onde a comunidade foi uma das mais afetadas com os abalos e impactos ambientais e sociais oriundos da construção da Hidrelétrica de Jirau. O Consórcio Energia Sustentável, empresa que comanda a obra, anunciou há alguns meses atrás a retirada da maioria dos moradores de Mutum-Paraná para uma nova área construída pela empresa como forma de compensação social, a região foi denominada de Nova-Mutum. De acordo com os releases da empresa e de várias matérias veiculadas na imprensa local, a região traz um novo aspecto de vida para a comunidade que estava saindo de Mutum-Paraná.

Jirau - Nova-Mutum Paraná - único posto de saúde tem atendimento precário e muitas vezes está fechado

 Entre essas melhorias estava o acordo firmado com a comunidade entre o Consórcio Energia Sustentável, e outros órgãos governamentais em proporcionar um serviço de saúde de qualidade aos moradores da região.
Porém relatos de um morador e de um empresário de Nova-Mutum denunciam uma realidade diferente daquela apresentada pela imprensa local. Atendimentos básicos de saúde e segurança não estão funcionando de forma eficaz e grande parte da comunidade está perecendo com a falta desses cuidados do poder publico.
SAÚDE  
Domingo, 09 de janeiro de 2011, o empresário do ramo de madeiras Cristiano Baldi, é informado que um de seus funcionários havia sofrido um acidente. Rapidamente o  empresário socorre o seu funcionário e o encaminha ao posto de saúde local. Chegando ao local, Cristiano se depara com as portas fechadas, não havia sequer uma ambulância para socorrer o trabalhador ferido e muito menos um profissional de saúde que realizasse os serviços de primeiros socorros. Sem alternativa, Cristiano leva seu funcionário em seu próprio carro para o pronto socorro da capital.
“Por sorte eu tenho como levar um funcionário meu para a capital, porém a grande maioria da população desse distrito é de pessoas carentes que não teriam como realizar essa viajem e provavelmente em uma situação de urgência poderia até morrer”, afirmou Cristiano Baldi.
Essa é a realidade vivida diariamente pelos moradores de Nova-Mutum, o posto de saúde está na maioria das vezes fechado, e quando funciona é por algumas horas.
“Quando abre o posto encerra as atividades ás 17h00 e qualquer morador do distrito que precise de um atendimento tem que esperar até o outro dia, como isso pode acontecer? A doença não espera”, disse Erivaldo Alves de Brito, morador de Nova-Mutum.
Dentro da comunidade de Nova-Mutum, moram mais de mil famílias que vivem nessa situação denunciada por esses moradores.
Segurança
Segundo o morador de Nova-Mutum, a segurança deixa muito a desejar, apenas uma viatura policial realiza o procedimento padrão de segurança, sendo que a partir do inicio das obras da Usina, os índices de criminalidade na região aumentaram exponencialmente.
“Agora vivemos uma situação de medo, pois os atendimentos policiais demoram bastante para serem efetuados, tudo isso devido ao pouco efetivo policial na região”, afirma Erivaldo Brito.
Velha-Mutum
Dentro da antiga região de Mutum-Paraná, já conhecida hoje como Velha-Mutum, existe cerca de 150 pessoas que ainda não realizaram acerto com o Consórcio Energia Sustentável, segundo informações de moradores para essas pessoa não existe sequer atendimento hospitalar ou policial, a comunidade está vivendo a mercê do acaso enquanto não resolvem sua situação.
O cuidado com a saúde e segurança da comunidade de Mutum-Paraná e Nova-Mutum, já foi motivo de denuncia do MPF (Ministério Público Federal) que obrigou o Consórcio Energia Sustentável, o Governo do Estado de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Porto Velho, a tomarem medidas que melhorassem de forma significativa esses atendimentos a população do distrito, porém pelo que foi exposto por esses moradores a situação está longe de ser resolvida.
--------
Vários artigos sobre a construção das Hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, no Complexo do Rio Madeira - Rondônia - Link neste blog: http://ning.it/gFqh42
------

Nenhum comentário:

Postar um comentário