domingo, 27 de março de 2011

O GRITO INDÍGENA - Lula e Dilma traíram índios com Belo Monte - Quem se importa?


Cacique Raoni - Lula e Dilma traíram o índio
Foto de Gustavo Scatena/Terra


O GRITO INDÍGENA - Lula e Dilma traíram índios com Belo Monte

Por Marise Jalowitzki
27.março.2011
Link: http://t.co/joFf13g

O grito indígena continua a ecoar em meio à floresta e onde aceitam sua voz que, em desespero, pede ajuda.

Os índios

- já tentaram negociar,

- já marcaram encontros para discutir os riscos do desmatamento - onde o governo nem se dignou a comparecer -, 

- já ameaçaram guerrear, com suas armas que são mais protesto do que podem as ofensivas armas do homem branco,

- já protestaram em muitos lugares públicos, inclusive em frente ao Planalto,

- já foram levados pela iniciativa privada internacional para contatar com órgãos no exterior, na tentativa de quer, sensibilizados, entrassem em contato com o governo brasileiro e aconselhassem a revisão do projeto que prevê a implantação da hidrelétrica de Belo Monte,

- já ouviram os gritos de guerra uns dos outros,

- o ato desesperado de raiva, revolta e impotência de sua guerreira,

- já assistiram o choro incontido de seu cacique,

- participaram do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.



Cacique Raoni Txucarramãe, dos Kayapós, com o cineasta Cameron no Forum Mundial de Sustentabilidade
Foto Gustavo Scatena/Terra

Peregrinação que parece não ter mais fim.
QUEM OS OUVIRÁ?

CONSEGUIRÃO DEMOVER UMA IDÉIA FIXA QUE, SE LEVADA A EFEITO, TRARÁ MUITOS RISCOS E PERDAS PARA A POPULAÇÃO INDÍGENA, AOS RIBEIRINHOS, AO ECOSSISTEMA - FAUNA E FLORA - e um ganho temporário apenas para os cofres públicos e grandes indústrias?

Sim, pois, embora o alardeado ganho de energia para a população, investir em energias eólica ou solar traz o mesmo resultado. Porque não investir? Ceará já tem um belo exemplo de que a energia dos ventos funciona e a custos bem razoáveis, sem NENHUMA devastação ao meio ambiente (Confira neste blog: http://t.co/UffOnqw )

DIGA NÃO À BELO MONTE!

CHEGA DE DEVASTAÇÃO!

Há outras fontes de obtenção de energia - como a eólica e solar. Rumo ao Futuro que é Agora! Energias Sustentáveis, já!

PERGUNTA:
Por quem, e para que foi escolhido o ano de 2011 como o ANO DA PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS SE O GOVERNO É O PRIMEIRO A CONTINUAR DESMATANDO PARA AS HIDRELÉTRICAS?



----------


Do Terra

Cacique Raoni diz que Lula traiu índios com Belo Monte
25 de março de 2011 13h26 atualizado às 19h32

O cacique kayapó Raoni Txucurramãe afirmou nesta sexta-feira, durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva traiu o povo indígena por permitir o projeto de construção da usina de Belo Monte, na região da Volta Grande do Rio Xingu, no Pará.

O projeto polêmico é um dos maiores empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas as lideranças indígenas acusam o governo de falta de transparência e preveem impactos muitos maiores que os indicados pelo governo.

"O governo brasileiro não quer nos ouvir. Só aqueles que ganharão dinheiro com o projeto parecem ter acesso ao ouvido do governo. Até o presidente Lula traiu o povo deste País. Por isso estou cheio de raiva contra Lula e as lideranças que defendem estes projetos.



Cacique Raoni Txucarramãe no Forum Mundial de Sustentabilidade
Foto Gustavo Scatena/Terra

Sentimos que os governos de Lula e também de Dilma têm uma grande falta de compaixão pelo povo. Não respeitam o sofrimento que eles sabem que vão causar", afirmou o líder indígena em uma mesa composta também pelo cineasta canadense James Cameron.

De acordo com Raoni, as represas planejadas no rio Xingu vão afetar o ciclo natural das águas, a reprodução dos peixes e, por consequência, toda a população que depende da natureza para viver na região.

Para ele, o governo brasileiro não é transparente nos objetivos com Belo Monte.

"Nossos antepassados, os primeiros que chegaram na área do Xingu, logo descobriram estes ciclos e a importância deles. Tudo isso vai ser destruído por estes projetos. Nós informamos o governo dos efeitos", afirmou.

"Nós plantamos vegetais, mandioca para as crianças comerem na beira do rio. Se as barragens forem construídas, vão inundar muita terra onde plantamos e ganhamos nossas vidas para as famílias", completou.

Segundo a líder indígena Sheyla Juruna, a bacia inteira do rio Xingu será afetada - na região moram 25 povos indígenas diferentes.


Líder Sheyla Juruna na luta contra Hidrelétrica Belo Monte
Foto Google 

Para o governo brasileiro, a construção da usina deve gerar 18 mil empregos diretos e 23 mil indiretos e deve ajudar a suprir a demanda por energia nos próximos anos.

Em fevereiro do ano passado, o Ibama concedeu a licença prévia para Belo Monte, exigindo 40 condicionantes socioeconômicas e ambientais ao projeto, que será desenvolvido por um consórcio liderado pela construtora Queiroz Galvão e pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) vencedor de um leilão realizado em abril de 2010.

No entanto, para Sheyla, os índigenas não foram ouvidos ao longo do processo e o novo governo, de Dilma Rousseff, levará o projeto à frente do mesmo modo.

"Se você destrói a natureza, destrói a população que dela sobrevive. Sentimos necessidade de pedir apoio para as pessoas contra todos estes empreendimentos. Não tem benefício nenhum para nós, só para pequenos grupos capitalistas. A presidente Dilma levará isso adiante sem nos ouvir. Já mostramos outras alternativas para ela. Por que o governo não investe em outros tipos de geração de energia?", questionou.

--------------
Video do Movimento Xingu Vivo Para Sempre
Sheyla Juruna - Líder dos Kayapós, na luta contra a instalação da Usina de Belo Monte 








Sigam os links:

Conheça a luta do povo do Xingu!
http://xingu-vivo.blogspot.com/


convido a todos também a conhecerem o excelente blog da Telma Monteiro






Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário