sexta-feira, 25 de março de 2011

Japão - Você viu a foto? Trabalhadores de Fukushima ficarão 4 dias em observação médica


Fukushima - técnicos são conduzidos por colegas ao hospital



Japão - Você viu a foto? Trabalhadores de Fukushima ficarão 4 dias em observação

Por Marise Jalowitzki
25.março.2011
Link: http://ning.it/eeIaZy

Pois é, quanto mais escondem, tanto mais aguça a curiosidade.

A foto mostra os colegas conduzindo os três técnicos até o hospital, escondendo-lhes as faces. A notícia fala que "encostaram os pés". Todos estão tão enfaixados! Terá algum deles sido louco o suficiente para ficar pisando inadvertidamente? Difícil de acreditar! Pode ter havido alguma infiltração.


Esses profissionais, sim, são heróis, pois lutam para diminuir os desastres que autoridades não se detiveram a estudar e tentar desviar. A própria construção da usina está em cima de uma falha geológica! Como ousaram correr o risco, expondo milhares e milhões de pessoas, no mundo inteiro, somente em função de "não perder" o capital já empatado? Só pelo "medo de não pagar mico" para a comunidade internacional?




Usina de Fukushima - Continua a luta para conter o desastre nuclear



Projetos que já começam errado só podem dar errado!
Aliás, todo o projeto que envolve energia nuclear é m...! Tudo que envolve risco demasiado não pode ter bom êxito!
A morte de Mme. Cury não foi um aviso, por acaso?
Como não precarver-se mil por mil? Como não desistir? No momento em que o lixo tóxico começou a se juntar e ficou provado que os resíduos levam milhares de anos para se desfazer, era mais do que a hora de deixar de lado esta fonte perigosíssima de energia!


E agora, quando já se tem tecnologia para utilização das energias limpas e renováveis, como a eólica e solar, o que estão esperando?
Sabe-se que a exposição direta à radiação causa, inicialmente, queimaduras.
-------
Do Terra
 
Trabalhadores de Fukushima ficarão 4 dias em observação médica
25 de março de 2011 10h13 atualizado às 11h12
 
Dois dos três operários feridos em um reator da usina nuclear de Fukushima, danificada pelo terremoto do último dia 11, ficarão sob observação médica por quatro dias, confirmou nesta sexta-feira em Viena a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
 
Em comunicado, a agência nuclear da ONU lembra que esses três trabalhadores, após se detectar que estavam submetidos a elevada radiação, foram evacuados do lugar, o que forçou a suspensão nesta quinta-feira dos trabalhos na unidade 3 da usina.
 
"Os três operários eram trabalhadores contratados que estavam conectando cabos no edifício de turbinas da unidade do reator 3. Em dois deles, detectou-se radioatividade em seus pés e pernas", indica a nota.
 
Para tentar limpá-los da radiação, ambos foram banhados, mas desde então se mantém a possibilidade de uma queimadura de raios Beta na pele, acrescenta a Aiea.
 
A AIEA explica que os dois trabalhadores foram submetidos a monitoração no Hospital da Universidade de Fukushima, e transferidos em seguida ao Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão, onde devem permanecer sob observação por quatro dias.
 
"Cogitou-se a hipótese de os trabalhadores terem ignorado os alarmes de seus medidores de radiação por acreditar que os dados eram falsos e terem continuado trabalhando com os pés fundos em água contaminada", assinala o organismo.
 
Segundo a nota, a Agência de Segurança Nuclear (Nisa) do Japão determinou à Tokyo Electric Power Company (Tepco) - empresa operadora do complexo atômico de Fukushima - que revise imediatamente o sistema de controle de radiação para evitar incidentes similares no futuro.
 
"Às 19h30 pelo horário japonês (7h30 de Brasília) de 24 de março, o número de trabalhadores na usina de energia nuclear Fukushima Daiichi, onde se tinha detectado radiação maior a 100 milisievert, totalizou 17.
 
Os 14 restantes são funcionários da Tokyo Electric Power Company", conclui a nota.
 
Em comunicado anterior, publicado na quinta-feira à noite (24), a Aiea reconheceu que, apesar de haver certos avanços nos trabalhos para melhorar a situação dos seis reatores de Fukushima, aumentou também a preocupação quanto à contaminação radioativa no entorno, nos animais e na água.
 
Em resumo, a situação continua sendo "muito séria".

Energia nuclear - queimaduras por radiação

Diga NÃO às usinas nucleares!
O governo japonês recomendou a retirada de moradores a 30 km de usina
------





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil







 
Detalhes da tragédia que assolou o Japão

Conheça detalhes da tragédia que assolou o Japão

http://t.co/jbksFiU

Nenhum comentário:

Postar um comentário