quarta-feira, 23 de março de 2011

Fukushima - Água do mar usada para resfriar, corrói reatores


Fukushima - permanece o risco de explosão


Fukushima - Água do mar pode corroer reatores a curto prazo


Por Marise Jalowitzki
23.março.2011
http://t.co/Gz3aHNa

A França advertiu nesta quarta-feira (23) que a presença de sal na água injetada na usina nuclear japonesa de Fukushima pode alterar a "muito curto prazo" a refrigeração do combustível. A ação corrosiva do sal é conhecida por todos. A ação desesperada do Japão utilizada para resfriar os reatores, pode sofrer nova e trágica ameaça em pouco tempo.


Japão - Água do mar usada para resfriar reatores pode corroer a curto prazo

O instituto francês IRSN - Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear - manifestou particularmente sua preocupação com o risco de cristalização do sal injetado com a água de mar nos reatores, o que poderia provocar, entre outros efeitos, "corrosão ou um impacto sobre a refrigeração dos núcleos".
 
 O organismo aconselha "reconstituir as reservas de água doce" e acrescentou que "os reatores 1, 2 e 3 se encontram em um estado particularmente crítico diante da ausência de uma fonte de refrigeração permanente".
 
"As piscinas necessitam receber água regularmente", revelou o instituto, segundo o qual "está analisando a viabilidade de uma alimentação direta a partir dos sistemas de refrigeração".

O IRSN destacou que, mais uma vez, a prioridade está em por em funcionamento esse sistema, que ficou sem energia elétrica como consequência do terremoto e do tsunami que atingiu o Japão em 11 de março.

Em Tokyo, o nível de radiação na água já está duas vezes maior do que podem suportar as crianças de até um ano.

O lance de toda esta tragédia são as repercussões e efeitos em todo mundo deixa uma profunda reflexão.

Fonte: Terra e G1


Japão - o pesadelo continua



Nenhum comentário:

Postar um comentário