quarta-feira, 16 de março de 2011

Japão - Desespero organizado


Japão - mesmo em momentos de angústia, povo é comedido
 Japão - Desespero organizado


Por Marise Jalowitzki
16.março.2011


Cenas de destruição. Cidades arrasadas. Cenas que dificilmente irão ser esquecidas.
Comentaristas do mundo inteiro observam a maneira contida dos japoneses, frente a tanto sofrimento, perdas e dor. A aparente passividade dos japoneses, que muitos denominam de "desespero organizado".


Japão - após receber a notícia do desastre , profissionais permanecem em silêncio


 Enquanto os estrangeiros estão em verdadeiro estado de pânico, querendo sair a qualquer custo do país, os japoneses estão lavando, limpando, selecionando o lixo para reciclagem. Tentam fazer o que aprenderam desde pequeninos: não se deixar abater, pensar sempre em frente, planejar o momento seguinte, ao invés de lamentar as agruras do momento presente.

Até quando aguentarão? Talvez até o fim. Forjados para uma personalidade mais intimista, mais reservados, de poucas palavras e/ou confidências.Foram raras as cenas publicadas de choro convulso e desespero e, sempre, ao REVER, ao reencontrar algum parente julgado perdido. Ante as cenas de destroços, o corpo extático, a contemplação muda. Quiçá estarão rezando? Difícil saber. Pois ao mesmo tempo em que aprendem a ser racionais, lógicos e deterministas, há todo um lado frágil, de resignação, quase submissão, principalmente nos mais humildes. País com a maior taxa de suicídios do mundo, também com centenas de religiões (que eles denominam de seitas) espalhadas pelas províncias.

Slides
Um pai chama seu filho, andando entre os escombros de onde, antes, era a sua casa. Anseia ouvir a voz do fiho em resposta. Muitos pais, depois que o bebezinho de 4 meses foi resgatado, reacenderam suas esperanças de encontrar parentes vivos.

O riso convulso de uma mulher, após voltar ao local onde antes era sua casa e encontrar sua bolsa, com seus documentos e cartão de crédito. Para comprar o que, onde?

O Novo Japão
O restabelecimento de uma situação normal, por enquanto, permanece tão vago! A reconstrução, quase inimaginável. Os tremores teimam em continuar! São mais de 50 e todos em escalas significativas.

Queremos que este quadro mude para melhor. Até agora, dia após dia, as notícias são sempre mais graves.


Tranquila paisagem de um Japão que, por ora, está apenas na lembrança




Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil









Leia também:

Detalhes da tragédia que assolou o Japão



Detalhes da tragédia que assolou o Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário