quarta-feira, 2 de março de 2011

Motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre conseguiu se internar em clínica psiquiátrica! Será que vai conseguir se livrar da prisão?



Motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre se interna em clínica psiquiátrica. Vai colar?

Motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre conseguiu se internar em clínica psiquiátrica! Será que vai conseguir se livrar da prisão?

Por Marise Jalowitzki
02.março.2011

A foto aí já "vende" uma idéia de que o cara é louco. Só espero que a situação não venha a ser manipulada, como costuma acontecer em nosso país e o atropelador consiga se livrar da prisão. Ele terá de responder pelo ato criminoso.

"Inteligentemente", já pela manhã da segunda-feira tentou se internar em clínica psiquiátrica, mas não conseguiu. À tarde teve quem o aceitasse (sempre tem). Não divulgaram o nome da clínica que o aceitou. Muito inteligente...
E como estão as pessoas que foram feridas por ele?
Que foram jogadas por cima do carro, como marionetes?
Que tiveram suas bikes inutilizadas?
Que tiveram de ser socorridas?
Como estão elas emocionalmente?

Um de seus advogados declarou que "Ele está muito abalado, muito chocado e muito preocupado com a situação." - Tem mais é que ficar, mesmo. Com certeza, deve ter achado que ficaria por isso.... "O que fizemos foi buscar a integridade física e psicológica dele e do filho, pois eles estão sendo caçados." - Caçados? Deve ter gente, sim, tentando seguir os passos, para que não fuja, para que não deturpe ois fatos, como vem tentando fazer. O Massa Crítica não tem nenhuma referência em protestos violentos. A tuma é da paz e da qualidade de vida. Sem essa de "caçado"... "O Ricardo não nega que foi imprudente, mas já estão o condenando, isso está errado", disse o advogado Jair Jonco. - As imagens falam por si só. Não são necessárias palavreas para comprovar a irresponsabilidade criminosa do ato de selvageria.

Violência intencional, omissão de socorro.

Ricardo Neis (ou Neif) pode alegar o que quiser. Mesmo que "não soubesse" que eram "todas aquelas pessoas", uma só vida já era razão suficiente para não atropelar, ora!

O caso precisa ser apurado com rigor, pois fatos como esse é que promovem mudanças pra valer. A notoriedade que o atropelamento tem alcançado na mídia mundial comprova o quanto as pessoas estão cansadas de violência.

PAZ PARA TODOS!

-----------
Atropelador de ciclistas se interna em clínica psiquiátrica no RS
01 de março de 2011 17h35 atualizado às 21h54
O motorista do veículo, Ricardo Neis, 47 anos, se internou hoje em uma clínica psiquiátrica de Porto Alegre
Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra

Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre
O bancário Ricardo Neis, que atropelou dezenas de ciclistas que faziam uma manifestação na última sexta-feira, em Porto Alegre (RS), se internou hoje em uma clínica psiquiátrica da cidade. Segundo um dos seus advogados, a internação foi para garantir a integridade física e psicológica do bancário e diminuir o seu "alto nível de stress".

"Ele está muito abalado, muito chocado e muito preocupado com a situação. O que fizemos foi buscar a integridade física e psicológica dele e do filho, pois eles estão sendo caçados. O Ricardo não nega que foi imprudente, mas já estão o condenando, isso está errado", disse Jair Jonco.

Segundo o advogado, Ricardo Neis ficará internado por tempo indeterminado. "Não queremos que ele fique se sentindo mais culpado, pois ele foi ameaçado e acoado no dia do protesto. Temendo pela segurança dele e do filho, e como não conseguiu retroceder, avançou sobre os ciclistas para tentar sair daquela situação. Ele não tinha noção de que havia um número elevado de pessoas pela frente", afirmou Jonco.

Ricardo Neis tentou se internar hoje na clínica psiquiátrica São José, zona sul da capital gaúcha, mas não conseguiu. O local que recebeu ele não foi divulgado pela defesa, que já estuda o que fazer no caso de uma possível ordem de prisão preventiva. A Delegacia de Trânsito da Polícia Civil e o Ministério Público do Rio Grande do Sul pediram, na noite de ontem, a prisão preventiva do motorista por tentativa de homicídio.
De acordo com a polícia, enquanto o pedido era analisado pelo juiz plantonista do Fórum, a Polícia Civil chegou a deslocar uma equipe com policiais e um delegado, que aguardavam a resposta para realizar a prisão. Contudo, como o caso foi representado como tentativa de homicídio, no entendimento do Judiciário, deverá ser analisado pelo Tribunal do Júri.

Conforme nota divulgada pela polícia, foi possível apurar, pelo depoimento do acusado, que o automóvel foi "utilizado como uma arma" e isso acarretaria, entre mais elementos colhidos, intenção de matar. Outro fator para o pedido foi o fato de o acusado ter ciência de que sua atitude colocou em risco a vida dos ciclistas e, por isso, ele assumiu o chamado dolo eventual, quando se arca com o risco das atitudes provocadas.

Por volta das 19h da última sexta-feira, o movimento Massa Crítica promoveu um passeio ciclístico a favor do uso das bicicletas no tráfego urbano. Durante a manifestação, que reuniu mais de 100 pessoas, Ricardo Neis, que dirigia um Golf preto, acelerou e atingiu os ciclistas que bloqueavam a rua José do Patrocínio na altura da rua Luiz Afonso, no bairro Cidade Baixa. Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas.

O pedido da prisão preventiva do motorista ocorreu logo após o encerramento do depoimento do motorista na segunda-feira, em que ele alegou legítima defesa, relatando que os manifestantes agiram com violência contra seu carro. Sobre essa alegação, a professora Aline de Morais Rodrigues, que participava da manifestação, afirmou que os tapas no carro eram para alertar o condutor. "Eu fui uma das pessoas que foram até o lado do carona para dizer 'espera aí' para o motorista", disse.

-----------
Links editados sobre o tema neste blog:

Qualidade de Vida em Porto Alegre - Motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre se apresenta à Polícia Civil - Advogado alega legítima defesa- http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/qualidade-de-vida-em-porto-alegre.html

Sobre o atropelamento de ciclistas na Cidade Baixa - Porto Alegre - RS e as Mudanças
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/sobre-o-atropelamento-de-ciclistas-na.html

MPE acaba de decretar a prisão do motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/mpe-acaba-de-decretar-prisao-do.html

A progressão da violência - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/progressao-da-violencia.html

O que um fato como esse, se ficar impune, pode abrir de precedentes - Atropelamento de ciclistas no RS: ciclistas negam versão da defesa -
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/02/o-que-um-fato-como-esse-se-ficar-impune.html

Notícia em Verso - Porto Alegre - Na pista, até cachorro acompanhava a passagem dos ciclistas
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/noticia-em-verso-porto-alegre-na-pista.html


Motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre consegue se internar em clínica psiquiátrica - Será que vai conseguir se livrar da prisão?
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/motorista-que-atropelou-ciclistas-em.html

Atropelador de ciclistas deve ser preso na manhã de 4ª - dia 02.março.2011 -

Atropelador continua internado em clínica psiquiátrica, por stress, apesar da ordem de prisão. Advogado de defesa pede habeas corpus
http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/advogado-de-ricardo-neis-o-atropelador.html


----------- 

VÍDEO: o momento do atropelamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário