quinta-feira, 17 de março de 2011

Conflitos na Hidrelétrica de Jirau desde 2009



Hidrelétrica de Jirau - O que antes era floresta
  
 
Conflitos na Hidrelétrica de Jirau desde 2009
Parte 1


Por Marise Jalowitzki


Os conflitos na Hidrelétrica de jirau, em Rondonia, estão sendo divulgados como algo inédito, Desta mnagnitude, sim. Entretanto, há anos que as relações entre empregados e patrões estão discordantes em vários aspectos. Processo natural, considerando que são 20 mil trabalhadores, de diferentes regiões do Brasil. Há, porém, o agravante do não cumprimento de condicionantes, apesar de já terem se passado 4 anos do início das obras.

Bem, fiz uma extensa pesquisa em vários sites, para apresentar relação de fatos e fatores que influenciaram no grave tumulto de 15 e 16.março.2011 na Hidrelétrica de Jirau.

Peço aos amigos que divulguem, pois o que está sendo noticiado no Brasil inteiro é que o conflito foi motivado por uma briga entre um motorista e um empregado da UHE (Usina Hidrelétrica) de Jirau. E não é tão simples assim.




NADA justifica o uso de violência, mas, como poderão acompanhar, a situação já está tensa desde 2009 e as ocorrências acabaram se somando 

Creio que as autoridades - querendo - devam acionar a Odebrecht - Camargo Correia - Consórcio Energia Sustentável do Brasil para que reveja as questões pendentes.


A Camargo Correa, o Governador e vários cidadãos banalizam a situação, chamando as pessoas de vândalos, terroristas, bandidos e canalhas, fúria insana, atos de selvageria, ..."e não tem diferença alguma das rebeliões ocorridas nos presídios do Estado.".


É tudo verdade, sim, mas há que se prestar atenção aos fatos e, principalmente, cuidar da dignidade e segurança dos cidadãos que acreditaram no projeto e que são pessoas de bem, trabalhadoras, voltadas ao bem estar de suas famílias e apostando em um futuro digno.


Com relação aos conflitos, TODOS  os fatos precisam ser apurados. Lembro que, há até bem pouco tempo, sempre se dizia que a "baderna" era de "gente do PT", "comunistas", "do PCdoB". Agora, são bandidos, terroristas e drogados.

Não é fácil tratar com pessoas, ainda mais quando se trata de 20 mil, muitas em busca do El Dorado, muitas com jeitos agressivos, muitas com pouca instrução. Um verdadeiro papel de gerenciamento e liderança passa por dar condições para que as pessoas cresçam e se desenvolvam.

Senhores, se as pessoas estão sendo desapropriadas de suas moradias, se elas recebem uma promessa de Posto de Saúde, escola e atendimentos básicos, isso precisa acontecer. Um Posto de Saúde que fecha às 17 horas, sem abrir aos finais de semana, deixa as pessoas simples à deriva.


Posto do SUS em Nova-Mutum Paraná, em Jirau, fecha às 17h e não abre finais de semana.

O Posto de Saúde do SUS é o único ponto de referência em saúde em Jirau, no Rio Madeira. 20 mil pessoas não tem outro atendimento médico, que dirá hospital.


Indígenas de Jirau continuam aguardando.
 



Com relação ao povo indígena, o descaso de sempre. Esses, nada receberam, até o momento.



Senhores da Camargo Correia, quando as pessoas estão a reivindicar melhores condições de salário e de trabalho, de nada adianta, na festa de Natal, trazer a Rita Cadilac para fazer um show pornô, em páteo aberto, onde, além dos homens "urrando", havia crianças e mulheres que, ainda há pouco, cantavam canções gospel, provavelmente Noite Feliz.

UHE de Jirau - Show pornô, na festa de Natal, foi surpresa. Havia crianças e mulheres na festa de confraternização
(foto parcial)
Isso poderia ensejar uma apuração.
Proporcionar à "macharada" - como referenciou o jornal  ao publicar a matéria "Sem Censura" - o despertar de seus instintos, nem sempre aquieta as questões trabalhistas, ainda que o sorteio de motos (3) e máquinas fotográficas tenha sido pródigo.

O jornal referenciar que o show alcançou o maior sucesso e que a atriz-apresentadora tem este dom de "levantar o moral", que já se apresentou em platéias como a penitenciária do Carandiru, pode ser verdade, sim, mas, de alguma forma, também nivela os trabalhadores de Jirau em mesmo patamar. (Pela impropriedade, não publico aqui a matéria nem as fotos. Caso houver interesse, eis o link: http://www.oobservador.com/nacional/not_nac9157,0.html - Há inclusive, no palco, a presença de um deputado e sua esposa.)

Seus empregados estão a demonstrar que a estratégia de alienação não funcionou. E que é preciso, como declara o Governador do estado, sentar à mesa de negociação e chegar a acordos. Efetivos.


Hidrelétrica de Jirau - incidência de conflitos em Rondônia




A empresa possui todos os prédios e equipamentos no seguro. Embora a imprensa diga: "Por sorte ninguém morreu", isto deverá ser averiguado. Centenas de trabalhadores tiveram que caminhar 30 quilômetros até a BR-364 para voltar para casa.

Espero, sinceramente, que após apurados os fatos do episódio violento, as diretrizes passem a ser mais dignas, evoluídas e compromissadas, proporcionando crescimento às pessoas.

Liderança é isso. Ser modelo e exemplo. As condicionantes são cláusulas contratuais que já deveriam ter sido atendidas.


UHE Jirau - Após o conflito e divulgação do surto de malária, muitos trabalhadores estão indo embora, mesmo sem ter acertado sua saída da empresa

O dissídio é agora em março mesmo. A rebelião aconteceu poucos dias antes.
Dentre as reivindicações estão a diminuição do tempo da ´baixada´, de 6 para três meses e transporte de Jirau até Porto Velho aos finais de semana.

PAZ PARA TODOS!

-----------
Leia também:
Clima de tensão na Hidrelétrica de Jirau - http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/clima-de-tensao-na-hidreletrica-de.html 
---------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente




Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil









 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto consciente. Porto Velho hoje é um barril de pólvora. As pessoas da cidade estão trancadas dentro de casa com medo de uma iminente explosão de revolta. Há cerca de 3 mil trabalhadores "acampados" no pequeno Ginásio de esportes dp Sesi com apenas 2 mil colchoes para dormir. Pode faltar comida, água e banheiros para toda essa gente. Há o relato da tentativa de saques a supermercados locais. A ganância dessas mega-empresas podem gerar um dano irreparável à já sofrida população dessa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo! Estou incluindo teu comentário no texto publicado há pouco - "Jirau - O que a Isto É Dinheiro publicou hoje não é verdade"
    É inacreditável que, em plena era de internet, continue a velha história da "verdade oficial" e a "verdade real".
    Abraços!

    ResponderExcluir