sexta-feira, 18 de março de 2011

Jirau - Denúncias sobre acidentes com morte


Hidrelétricas - Há denúncias de que acidentes de trabalho com morte são ocultados em Jirau e Santo Antonio
 
UHE Santo Antonio e Jirau foram o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia

Jirau - Denúncias sobre acidentes com morte
Parte 2/2


Por Marise Jalowitzki
18.março.2011
http://t.co/uUJNUL2


Acidentes de Trabalho com morte são ocultados em Santo Antonio e Jirau.

O presente texto tomou como referência a publicação do original em espanhol, link mencionado ao final. Trata-se de uma denúncia efetuada logo após o término da paralisação acontecida entre os dias 17 e 29 de junho de 2010, na UHE de Santo Antonio, que, juntamente com a UHE de Jirau, formam o complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia.

No dia a dia, os acidentes são recorrentes, incluindo acidentes com morte. Em muitos casos as mortes são ocultadas pelo Consórcio, segundo declarações dos funcionários. João salienta que acidentes que testemunhou, tiveram como causa: em primeiro lugar, a falta de qualificação dos funcionários e, em segundo, a pressão imposta pelos "comissários" - como são chamados os supervisores.


"Devido à pressa em concluir a obra, muitos acidentes por quedas de barras de aço de 30 metros", diz ele.


Entretanto, ir até o posto de atendimento médico não é bem  visto pelos "comissários". "O Antonio, um colega com mais tempo na obra, que trabalha na terra e rocha, me orientou para que eu não fosse na clínica, pois se os comissários te encontram lá, vão te acusar de molenga que não quer trabalhar", esclarece João.

E continua: "Os comissários são encarregados de fazer a coisa andar, custe o que custar. São os senhores de escravos. É comum dentro da empresa que eles nos chamem de "filhos da p..." O ambiente é tenso. Com essa pressão dos comissários, mais o estresse do trabalho, somado à permanência sempre no mesmo ambiente, as brigas entre os colegas são frequentes, seja verbal ou fisicamente.O que acaba em demissão e espalha sempre mais insatisfação em todos."

É preciso averiguar. A situação demonstra ser deveras grave.


Link-Fonte: http://cinabrio.over-blog.es/article-condiciones-de-trabajo-faraonicas-en-represas-del-brasil-65835549-comments.html


Santo Antonio antes da Hidrelétrica

-----------
Conheça também: Denúncias sobre condições de trabalho em Jirau -  http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/03/denuncias-sobre-condicoes-de-trabalho.html

Mais artigos sobre Jirau (Acesse Busca - coluna lateral)
-----------

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, pós-graduação em RH pela FGV,
international speaker pelo IFTDO-EUA
compromissoconsciente@gmail.com
Porto Alegre - RS - Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário