domingo, 20 de março de 2011

Obama no Brasil - O grande jogo de xadrez

Capoeira para família de Obama parece não entusiasmar as filhas

Obama no Brasil
O grande jogo de xadrez

Por Marise Jalowitzki
20.março.2011
http://t.co/RBo8qVs

Bem, temos Obama em solo brasileiro.
Como será para aquelas garotas ser filha de um homem que precisa ter todo aquele aparato para poder se locomover?
A fisionomia delas assistindo ao show de capoeira, que foi o programa da tarde de sábado, não parece tê-las entusiasmado muito, não.

Cancelado o encontro na Cinelândia, o passeio ao Cristo Redentor corre o risco de ser cancelado, também. Desde o início, parecia que Obama e sua equipe estavam por fora da realidade. O momento mundo não está para sorrisos.

Noticiários declaram que EUA sabia, desde 2002, o que poderia acontecer com "as placas tectônicas" sob o Japão. Que em 2008 houve um parecer ainda mais forte. Não avisaram o Japão? E tudo o mais que esta catástrofe envolveu? A morte de milhares.

Obama e Líbia
O anúncio dos ataques aéreos foi dado daqui mesmo, no Brasil. A decisão de atacar a Líbia, para livrar os civis das mãos de Kadafi, foi anunciada com severa determinação e, logo após, o sorriso voltou ao semblante. Nenhuma nota de pesar por mais uma guerra.

Não entendo os governantes.
Tudo parece ser apenas um tabuleiro de xadrez, onde cada um vai colocando pedra após pedra, apenas raciocínio lógico, sem emoção, tristeza ou alegria; apenas determinismo.

A invasão foi uma ação conjunta, reunindo várias potências do primeiro mundo. O Brasil se absteve de votar, mas, também, não apareceu nenhuma proposta de negociar com o ditador líbio, neste tempo todo. O único aceno foi feito há mais de uma semana por Chavez, da Venezuela, que ninguém levou a sério. Chavez falava em Lula como intermediador. Ninguém o levou a sério. Nem Lula, que não aparece faz tempo. 
  
Momento mundo tão adverso.

Visita de Obama ao Brasil
 Melhor que o encontro seja dentro de um teatro, palco de tantas encenações, como o Rio de Janeiro.

O cancelamento em praça pública frustrou, claro, aquele percentual de pessoas que ainda acreditam que ver e, se possível, tocar em uma celebridade, traz bons augúrios.

Porém, o amuleto é outro.
Parte do interior de cada um.
É uma fórmula que mistura:
Conhecimento
Aposta em si mesmo
Dignidade e
Aceitação.

Só para lembrar:


- EUA é o segundo país mais poluente do mundo (China ainda está em 1º)
- Defende a continuidade, o uso e a expansão de usinas nucleares (como o Brasil)
- 2º Lugar em uso de agrotóxicos do mundo (o 1º lugar é do Brasil)
- 1º Lugar em transgênicos do mundo (o 2º lugar é do Brasil) - dobradinha "perfeita"
- Mesmo com um discurso de implantação de energias renováveis, continua apostando nos fósseis, em primeiro lugar (como o Brasil)
- Aposta na continuidade de utilização de combustíveis fósseis, entre eles, o petróleo (como o Brasil)
- Prefere continuar investindo em experimentos científicos, para onde destina bilhões
- Resolver qualquer distúrbio físico ou emocional com medicamentos (crescente incentivo à indústria farmacêutica)
- Não assinou o Tratado de Kioto, que reza a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, entre outros
- Produtor líder em armamento bélico (leve e pesado). Mesmo com um mercado armamentista mundial em baixa, EUA talvez seja o único país que não depende consideravelmente de um mercado externo, dado que as demandas de suas Forças Armadas são muito altas, comparadas a de outros países (Alves, 2001). - Brasil é lider (produtor e exportador ) de armas cluster.


Alguns dos experimentos científicos que EUA realizam:
- Mudar geneticamente a estrutura interna dos bovinos para que soltem menos "puns" e, assim, diminuam a liberação de gás metano, poluidor da atmosfera e gerador de GEE (gás de efeito estufa)
- "Criar" sempre novos bichos, adaptados às mudanças climáticas em curso
- Criar novas plantas, que se "alimentem" dos organismos tóxicos advindos dos pesticidas e demais venenos no solo e atmosfera
- Alimentação humana sintética, independente dos danos e prejuízos à saúde
- Ampliar sempre mais o uso de pesticidas, sem o devido acompanhamento dos impactos ambientais em tempo hábil. Milhares de pessoas convivem, hoje, com doenças e mutações devido ao uso de pesticidas (agrotóxicos), sem que tenham tido conhecimento prévio desses perigos.


(Veja, por exemplo, a situação na Indonésia e, no Brasil, no RS, MG, MT, SC e SP)


----
O QUE ACONTECEU EM 20.OUTUBRO.2011 FOI UM ATO QUE DIMINUIU A EVOLUÇÃO DA RAÇA HUMANA: Mais em: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/10/paz-para-o-oriente-paz-para-o-planeta.html

Que a tolerância e a reverência sejam o Caminho para a Paz na Líbia


Paz para o Oriente, Paz para o Planeta!





Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil








3 comentários:

  1. Boa Tarde, Marise!

    Olha só isso...

    http://www.tudorondonia.com/noticias/peleguismo-omissao-do-sticcero-e-usada-pela-camargo-contra-trabalhadores-,21072.shtml

    Abraços Verdes!

    ResponderExcluir
  2. Ambientalistas no Chile protestam contra viagem de Obama ao país
    O motivo da manifestação é um acordo assinado que prevê uma parceria entre EUA e Chile para o desenvolvimento de energia nuclear.
    Obama irá para o Chile e deve encontrar, nas ruas de Santiago, ativistas do Greenpeace. Eles saíram neste domingo (20) às ruas para protestar contra o presidente americano. O motivo da manifestação é um acordo assinado na semana passada que prevê uma parceria entre Estados Unidos e Chile para o desenvolvimento de energia nuclear. Os ambientalistas dizem que, por causa dos frequentes terremotos, a instalação de usinas nucleares no Chile provoca riscos semelhantes aos da usina de Fukushima, no Japão.
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/03/ambientalistas-no-chile-protestam-contra-viagem-de-obama-ao-pais.html

    ResponderExcluir
  3. Apesar dos terremotos constantes no Chile, os norte americanos querem tornar a América do Sul, refém da energia nuclear.
    Falta de informações...
    O problema, é que a maioria acha, que o japão fica em outro planêta!
    Acredito que todos que tenham consciência, informação tecnológica, acesso as redes, condições de conscientizar as pessoas e mêdo, deveriam partir para a disseminação maciça em todas as redes tais como, Facebook, twiter e outras, sem constrangimentos e sem se preocupar, de serem considerados "ecochatos".
    Vamos trabalhar pessoal...é as nossa vidas que estão em jogo!
    OS MISERÁVEIS, NUNCA PARARAM E NUNCA VÃO PARAR!
    Eles não estão preocupados com o futuro. Para eles o futuro é agora pois, o bem estar atual é o Deus deles. Não se preocupam com os seus próprios descendentes!
    Para eles, o que importa é o agora, depois....ah! depois de mortos, não interessa...

    Abraços Verdes

    ResponderExcluir