quarta-feira, 23 de março de 2011

Míssel napalm - As nações fazem exatamente o que cada um faz individualmente

Amor ou violência

As nações fazem exatamente o que cada um faz individualmente

Por Marise Jalowitzki
23.março.2011
http://t.co/WY5jnOO

Hoje deparei-me com duas situações que "casaram" entre si. As considerações do grande pensador e estudioso da mente, Carl Gustav Jung e um video sobre o míssel napalm. Uma complementa a outra. Enquanto a última (video) mostra a violência e a maldade perpetrada, a primeira (Jung) escancara a origem de todo este caos.

Ou a humanidade muda a forma de tratar a todos os seres viventes, ou nada, nem ninguém, poderá refrear a aceleração dramática do fim.
Se você não pode fazer muito, por todos, faça o seu possível por alguns.

Eis as magistrais considerações de Jung
"A psicologia do indivíduo corresponde à psicologia das nações. As nações fazem exatamente o que cada um faz individualmente; e do modo como o indivíduo age, a nação também agirá. Somente com a transformação da atitude do indivíduo é que começará a transformar-se a psicologia da nação. Até hoje, os grandes problemas da humanidade nunca foram resolvidos por decretos coletivos, mas somente pela renovação da atitude do indivíduo."

Napalm - A bomba projetada para matar civis, a  mais terrivelmente eficaz inventada pelo homem. A arma atinge temperaturas de 800 a 1.200 graus C.

Um vídeo com os efeitos do bombardeamento napalm na guerra do Vietnam resume a impotência humana diante de um ataque desse calibre.


http://www.youtube.com/watch?v=Ev2dEqrN4i0

Napalm
O texto foi transcrito por Adilson em  http://ning.it/gzwilt

Texto original:  http://ning.it/gltLRk



Misseis Napalm...
Napalm é um conjunto de líquidos inflamáveis à base de Gasolina gelificada, utilizados como armamento militar. O Napalm é na realidade o agente espessante de tais líquidos, que quando misturado com gasolina a transforma num gel pegajoso e incendiário.

Categoria: Agente carbonizante


Origem: O Napalm foi desenvolvido em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos por uma equipe de químicos da Universidade de Harvard liderada por Louis Frieser. O nome Napalm deriva do acrônimo dos nomes dos seus componentes originais, sais de Alumínio co-precipitados dos ácidos Nafténico e Palmítico. Estes sais eram adicionados a substâncias inflamáveis para serem gelificadas.

Um dos maiores problemas dos fluidos incendiários (Tais como os usados nos lança-chamas) é que eles salpicam e escorrem muito facilmente devido à sua baixa viscosidade. Nos Estados Unidos descobriu-se que a gasolina sob a forma de gel aumentava o alcance e a eficiência dos lança-chamas. No entanto, no início da Segunda Guerra Mundial, para se obter gasolina gelificada era necessário usar borracha natural, a qual estava, na altura, sob forte procura e com preço elevado. O Napalm veio providenciar uma alternativa mais barata...

O Napalm moderno é composto por Benzeno e Poliestireno, e é conhecido por Napalm-B...


Explosão de Napalm...
Utilização: O Napalm foi usado em lança-chamas e bombas pelos Estados Unidos e nações aliadas, para aumentar a eficiência dos líquidos inflamáveis. A substância é formulada para queimar a uma taxa específica e aderir aos materiais. O Napalm é misturado com a gasolina gélida em diferentes proporções para alcançar este objetivo...

Diversos lançadores foram desenvolvidos para seu uso, culminando nas armas lança-chamas utilizadas contra os exércitos vietnamitas no final da década de 1960...


Napalm sendo usado durante a Guerra do Vietnam a partir de um barco patrulha...
O napalm, em combustão, gera temperaturas superiores a 1.000 ºC...

 B-29 jogando misseis Napalm...

Na Segunda Guerra Mundial, a Força aliada bombardeou cidades do Japão com napalm. Foi usada também contra guerrilhas comunistas na Guerra civil Grega, pelas Forças armadas dos Estados Unidos foi usada na Coréia e na Guerra do Vietnã e pelo México em 1960 usada contra guerrilha de Guerrero...

 Explosão de Napalm...
Um outro efeito do napalm em bombas, consiste na desoxigenação do ar envolvente e aumento da concentração de Monóxido de Carbono os quais provocam asfixia . Uma outra utilização do Napalm na Guerra do Vietnã consistiu na abertura de clareiras para a aterrissagem de helicópteros...

Proibição: Em 1980, o seu uso foi proibido por uma convenção da Organização das Nações Unidas.


Vitimas de Napalm

 
 Homens Carbonizados...


 Garoto com o rosto queimado e a mão reparem enfaixada provavelmente uma grave queimadura...


Mulher com queimaduras...

Você pode se chocar, pode se perturbar com as cenas, exaustivamente vistas em filmes .
Pode repudiar tudo isso, declarar e fazer diferente.
Pode, também, refletir um pouco sobre a sua vida, o dia a dia, como tem tratado as pessoas a seu redor.

A violência nasce no coração do homem e é dentro dele que, também, encontramos os baluartes da Paz - reza a Unesco.


Crianças abandonadas - Isso não pode existir!

---------
Leia também:

Homem amarra ladrão em carroça e
o arrasta por 300 metros - A justiça de cada um

Justiça com as próprias mãos? É assim que funciona? Ladrão é amarrado e arrastado por 300 metros
LINK: http://t.co/etboaVP

-------
Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, pós-graduação em RH pela FGV, international speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil







2 comentários:

  1. Marise, agradeço ao Deus por haver localizado o seu blog maravilhoso. É desse seu jornalismo vacinado contra fofocas, informativo por excelência e pleno de argumentação lógica que precisamos para iluminar as mentes, os corações e os espíritos das pessoas, Obrigado, Marise!
    (Sou Sérgio Roberto Torres, diplomado em Jornalismo; já trabalhei como repórter, cinegrafista e redator em algumas tevês e mídias impressas; nos úoltimos anos tenho tralhado mesmo como editor de livros.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu AGRADEÇO A DEUS por este teu comentário, Sérgio. COMO FAZ BEM receber incentivos. (Hoje é o segundo. MARAVILHA!!!) desculpe o desabafo, mas neste mundo PODRE e POBRE de conhecimento e sabedoria, temos mesmo que valorizar TODAS as sementes BOAS para que um dia a ESPERANÇA se torne REALIDADE!!!

      (Vou entrar em contato contigo pelo lance da edição de livros. Eu QUERO MUITO encontrar uma editora alternativa, que edite livros "ecologicamente corretos", no mínimo, com papel reciclado e tinta não-tóxica. Melhor ainda se as folhas do "papel" forem de plástico, propiciando a conservação nas escolas e locais com muita umidade, alagamentos, enchentes.)

      Abs

      Excluir